Solar

Aquecimento global e energia solar: entenda a relação

Aquecimento global e energia solar: entenda a relação

29 de dezembro de 2023 0 6 min de leitura

Aquecimento global e energia solar: entenda a relação

O aquecimento global e a energia solar estão interligados, visto que a produção e o consumo de energia podem exercer um papel significativo nas mudanças climáticas. 

O aquecimento global é referente aos aumentos das temperaturas médias terrestres por conta da intensificação do efeito estufa, ocasionado pela emissão excessiva de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4).

Nesse contexto, a energia solar possui uma relação positiva, com um papel crucial para a melhoria das condições climáticas. A Leveros separou algumas das principais conexões e benefícios da união entre aquecimento global e energia solar. Confira a seguir!

Relação positiva entre aquecimento global e energia solar

O mundo vem enfrentando desafios iminentes das mudanças climáticas e do aquecimento global, e por isso, vem sendo feito uma busca incansável por soluções sustentáveis com uma prioridade urgente. 

Nesse sentido, a energia solar surge como uma grande aliada na mitigação de grandes impactos ambientais e na transição para um futuro mais sustentável e saudável para o meio ambiente. 

Com o entendimento da relação positiva entre energia solar e aquecimento global, é possível notar que esta fonte de energia renovável veio para ficar, contribuindo para diversos fatores, sendo uma alternativa eficaz contra os desafios de aumento de temperatura.

Conheça a seguir os principais motivos que tornam a energia solar uma grande aliada contra o aquecimento global.

Redução de emissões

A energia solar é conhecida por ser uma fonte renovável de energia, que não emite gases de efeito estufa durante o processo de geração de eletricidade. É ideal para substituir fontes de energia baseadas em queimas de combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo ou carvão.

Com esta substituição, a energia solar é responsável por auxiliar na redução das emissões que contribuem para o aquecimento global. A energia solar fotovoltaica não emite poluentes atmosféricos durante a sua produção, por depender apenas de painéis posicionados em direção ao sol para a transformação em energia elétrica. 

Sustentabilidade e renovabilidade

Por ser uma energia derivada da luz do sol, uma fonte inesgotável, a energia solar é conhecida por ser uma fonte sustentável em longo prazo. Isso gera um contraste com os combustíveis fósseis, os quais são fontes não renováveis.

Mitigação das mudanças climáticas 

O investimento em energia solar desempenha um papel crucial para a redução das mudanças climáticas, auxiliando na redução da dependência por fontes de energia que contribuem para os efeitos do aquecimento global

Com a geração da própria energia através da luz solar, você ajuda a diminuir a pegada de carbono no setor de energia.

Além disso, o uso de sistemas fotovoltaicos em áreas mais urbanas contribui para a redução do efeito chamado “ilha de calor” por serem áreas com uma maior retenção de calor devido a materiais urbanos. 

Redução na poluição do ar 

Como já citado, a energia solar é uma fonte de energia limpa, e não emite poluentes atmosféricos durante a geração de eletricidade. Com a retirada de fontes poluentes e prejudiciais, como o carvão, a energia solar é responsável por auxiliar na contribuição para retirada de poluentes do ar.

Com esse recurso, é possível ter uma melhora na qualidade do ar, sendo um grande benefício para a saúde humana.

Boa eficiência energética

A energia solar garante uma geração mais descentralizada de eletricidade. Isso é essencial para reduções de perdas na transmissão e na distribuição de energia, garantindo um sistema mais eficiente e econômico na produção de energia. 

Com isso, o investimento em energia solar é uma ótima opção para países e comunidades terem sua independência energética. Assim, é possível reduzir a necessidade da importação de combustíveis fósseis, para garantir uma energia segura e que reduza os efeitos do aquecimento global.

Adaptação para diferentes condições climáticas

A energia solar é conhecida pela capacidade de se adaptar a diferentes condições climáticas, pois os painéis solares são descentralizados e podem ser instalados em vários locais.

Isto é muito importante, tendo em vista que o aquecimento global pode afetar a infraestrutura de fontes de energias convencionais. Isso significa que fontes convencionais, como usinas termelétricas, podem levar ao aumento de temperaturas, ocasionados por eventos climáticos mais extremos.

Economia de custos em médio e longo prazo

Apesar dos custos iniciais com o investimento em energia solar serem mais elevados, a energia solar garante uma economia de custos muito interessante.

Proprietários de sistemas solares residenciais ou comerciais podem reduzir ou praticamente eliminar suas contas de eletricidade ao longo do tempo. O investimento em energia solar pode gerar uma economia considerável, que varia entre 50% a 95%, garantindo um ótimo retorno em cima do investimento.

Geração de empregos

O setor de energia solar está ganhando uma grande importância na economia, pois é uma grande geradora de empregos. Esses empregos são gerados em diferentes áreas, incluindo a fabricação e instalação de painéis e os serviços de manutenção e desenvolvimento de tecnologias.

Valorização imobiliária

Propriedades que possuem sistemas solares, usufruem da valorização econômica no mercado. A presença de um sistema de energia solar no imóvel é um diferencial observado por compradores que entendem a importância da eficiência energética e sustentabilidade.

Acesso à eletricidade para áreas remotas 

A energia solar é a solução ideal para regiões mais afastadas, como as zonas rurais, que possuem um acesso escasso às redes de energia elétrica tradicionais. Os sistemas de energia solar proporcionam uma boa autonomia, sendo uma fonte sustentável para locais sem acesso à eletricidade.

Incentivos fiscais e subsídios 

O governo e os bancos costumam oferecer bons incentivos fiscais e subsídios para facilitar o investimento da população em energia solar. Isso inclui:
 

  • créditos fiscais;
  • tarifas de alimentação;
  • financiamentos com juros baixos.

Isso torna o investimento em energia solar ainda mais atraente para consumidores e empresas.

Ao investir em energia solar, você ajuda a reduzir os impactos da crise climática e também tem benefícios sociais e financeiros consideráveis. Agora que você já entende a relação entre aquecimento global e energia solar, continue no blog da Leveros e conheça os benefícios da energia solar para o meio ambiente.

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários