Bem-Estar

Ar-condicionado, climatizador ou ventilador: saiba como escolher o equipamento certo

21 de abril de 2018 0 3 min de leitura

O seu climatizador parece não “dar conta” de refrescar o ambiente? Ou, ainda, você comprou um ar-condicionado que parece muito pesado para o seu pequeno home office? Muita calma nessa hora! Talvez o problema não seja com o seu equipamento, mas, sim, com a necessidade do seu espaço e com a falta de um aparelho adequado. Muitas pessoas até hoje confundem o uso de aparelhos climatizadores e de ventilação. Será que você sabe diferenciar os dois?

Climatizador: esse tipo de aparelho é usado para tornar o seu ambiente mais agradável, sem excessos de frio ou de umidade. Ele tende a ser menos potente e robusto, se comparado a equipamentos de ar-condicionado.

Há diversos modelos e potências de equipamentos climatizadores, mas todos possuem o mesmo objetivo: purificar e refrescar o ar do seu cômodo, oferecendo conforto sem provocar frio intenso. Seja para seu quarto, seu escritório ou sua sala de estar, há diferentes opções de climatizadores em diversas faixas de preço.

Ventilador: aqui, a ideia é fazer o ar circular, geralmente com hélices, sem interferir no equilíbrio de temperatura. Ventilador de teto é uma opção para espaços menores, pois permite o uso de uma lâmpada acoplada. Quem prefere um modelo portátil pode recorrer, também, aos ventiladores de mesa.

Por serem menos potentes, são indicados para escritórios ou ambientes onde se necessita de pouca potência.

O ventilador de coluna, por outro lado, pode ser colocado no chão em diversos ambientes da casa, fazendo o ar circular de forma direcionada. Já os ventiladores de parede são um modelo mais discreto, poupam espaço e não atrapalham a circulação de pessoas. O ideal é buscar um modelo condizente com a necessidade do seu espaço.

Ar-condicionado: diferentemente dos dois anteriores, o ar-condicionado é feito para diminuir a temperatura do ambiente, utilizando gás refrigerante. Trata-se de um equipamento mais poderoso e indicado para ambientes maiores.

O modelo de ar-condicionado Split é mais econômico, além de ser mais silencioso e discreto, ajudando a compor melhor os ambientes em que é instalado. É indicado para uso em residências com muitos cômodos e que precisam de refrigeração por longos períodos.

Já o ar-condicionado de janela é mais comum. Simples e compacto, tem rendimento inferior ao do aparelho Split. Contudo, se você souber escolher bem e analisar as condições de metragem do ambiente em relação à potência do aparelho, consegue suprir suas necessidades. Outra opção interessante é o ar-condicionado portátil.

No site da Leveros, você encontra muita variedade de equipamentos.

Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários