Solar

Ar-condicionado no verão: como economizar energia?

Ar-condicionado no verão: como economizar energia?

19 de janeiro de 2024 0 6 min de leitura

Ar-condicionado no verão: como economizar energia?

Entender como economizar energia com o ar-condicionado no verão, além de ser uma vantagem para o bolso, possibilita que você usufrua de todo o conforto térmico oferecido por esse dispositivo sem se preocupar com a conta de energia elétrica.  

Recorrer ao uso de uma energia renovável pode ser seu maior aliado no verão, já que o ar-condicionado costuma ser visto como “vilão” da conta de luz. Continue lendo este artigo da Leveros e aprenda como usar o ar-condicionado no verão de forma eficiente e econômica. 

Ar-condicionado no verão e energia solar: A dupla perfeita

No verão, todos buscam recorrer a alternativas para lidar com o calor e o clima abafado típico dessa estação, e você deve concordar que o ar-condicionado é um dos favoritos, certo? Quem tem costuma dizer que é um item de sobrevivência, especialmente em regiões onde a sensação térmica afeta o bem-estar e a saúde. 

Se você usufrui ou planeja investir em um ar-condicionado no verão para aproveitar todas as suas vantagens, o fator do consumo energético é crucial, já que o valor da conta de energia elétrica pode ser desmotivante. Mas, acredite, há uma solução para esse problema: a energia solar!

Por que a energia solar é ideal para quem tem ar-condicionado? 

A energia solar te ajuda a usar o ar-condicionado no verão à vontade, sem se preocupar com o valor astronômico da conta de luz. São muitas as vantagens de possuir placas solares, veja as principais: 

Economia de dinheiro 

Um sistema de captação de energia solar em sua residência ou empresa garante mais economia porque, embora demande um investimento inicial, o retorno é garantido, e em pouco tempo você passa a usufruir de um recurso inesgotável e gratuito. 

Sendo assim, a energia solar como fonte de eletricidade pode alimentar seu ar-condicionado, reduzindo custos na época mais intensa de uso do aparelho. A frequência do uso do ar-condicionado no verão aumenta consideravelmente e, na mesma sinergia, a eficiência dos sistemas fotovoltaicos geralmente também aumenta. 

Maior produção de energia solar no verão

Enquanto a demanda de energia aumenta no verão, a taxa de conversão de energia solar em eletricidade também costuma subir, visto que os dias são mais longos e as condições climáticas costumam ser mais estáveis, prologando o período de exposição solar.

A incidência solar mais intensa nessa estação pode aprimorar a captação dos painéis solares, mesmo com a possibilidade de uma ligeira redução da eficiência de alguns sistemas fotovoltaicos devido às temperaturas mais elevadas.

Menor dependência da rede elétrica convencional

Após instalar o sistema de energia solar, você pode gerar sua própria eletricidade de forma sustentável, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional. 

Uma grande preocupação dos consumidores é a possível vulnerabilidade diante dos aumentos dos custos das tarifas de energia elétrica. Daí, surge o dilema entre o desejo de se refrescar com o ar-condicionado e o medo das despesas imprevisíveis. 

As variações nos preços da eletricidade convencional podem surgir por demandas sazonais ou como consequência da diminuição da capacidade dos reservatórios das hidrelétricas, por exemplo. Nesse sentido, a energia solar pode ser a solução para esses problemas. 

Entenda a conversão da energia solar para o ar-condicionado

  1. Os sistemas solares são utilizados para converter a luz do sol por meio de painéis com células fotovoltaicas;
  2. Os painéis solares convertem a luz do sol em corrente contínua (CC), que depois é transformada em corrente alternada (CA) pelo inversor solar;
  3. A corrente alternada pode ser usada no ar-condicionado e outros aparelhos conectados ao sistema elétrico da residência ou edifício; 
  4. A energia excedente pode ser armazenada em baterias solares para ser usada em períodos sem luz solar;
  5. A energia excedente gerada pelos painéis solares pode ser enviada de volta à rede ou levada para outro endereço do mesmo proprietário. 

Sustentabilidade e benefícios ambientais 

O consumo do ar-condicionado pode ser alto quando utilizado inadequadamente, especialmente quando não utiliza os gases refrigerantes ecológicos ou a tecnologia Inverter.

Então, a energia solar surge como uma alternativa limpa e amiga do meio ambiente, compensando os impactos da alta demanda do uso do ar-condicionado no verão. Se você mantiver os cuidados necessários, seu sistema solar pode gerar uma quantidade média previsível, te proporcionando estabilidade nos custos.

Quanta energia solar produzir para cobrir os custos do ar-condicionado no verão? 

A resposta depende do tipo de ar-condicionado, sua frequência de uso, quantidade de BTUs, eficiência energética e outros critérios. Outro fator importante é a quantidade de energia solar que você produz no mês, que pode oscilar devido às condições climáticas. 

Para facilitar, considere essa fórmula para calcular a quantidade de energia consumida pelo ar-condicionado e a quantidade de energia solar necessária para cobrir esse consumo:

  • calcular a energia consumida pelo ar-condicionado: energia consumida (kWh) = potência do ar-condicionado (kW) x horas de uso x dias no mês;
  • calcular a energia solar necessária: energia solar necessária (kWh) = energia consumida kWh / eficiência solar.

Mais dicas para economizar usando ar-condicionado no verão 

Adquira um ar-condicionado com tecnologia Inverter ou Dual Inverter

É possível economizar até 70% de energia com a tecnologia Inverter, utilizada por diversos fabricantes. A Dual Inverter, exclusiva da marca LG, promete ser ainda mais eficiente, proporcionando até 77% de economia quando comparado ao ar-condicionado convencional. 

Utilize o ar-condicionado no modo Eco

O modo ou função Eco permite que o ar-condicionado tenha um desempenho de resfriamento satisfatório, utilizando o mínimo de recursos possível. Quando ativo, o aparelho ajusta automaticamente sua temperatura e velocidade para manter o ambiente agradável de forma otimizada. 

Priorize temperaturas amenas

Você sabia que não é necessário manter o ar-condicionado funcionando na temperatura mais baixa para esfriar mais rápido? Operando na faixa do 23 °C, promove o conforto térmico, além de evita o gasto desnecessário de energia ao operar em temperaturas extremas. 

Aproveite a ventilação natural sempre que possível 

Evite manter o ar-condicionado ligado por longos períodos, intercalando com a ventilação. Enquanto o aparelho estiver funcionando, evite deixar as portas e janelas abertas para manter o ar climatizado por mais tempo.

Por fim, veja mais dicas para economizar na conta de luz e considere que a manutenção periódica é crucial para garantir o bom desempenho do ar-condicionado por muitos anos. 

Agora que você sabe como economizar energia com o ar-condicionado utilizando a energia solar, faça uma simulação de investimento e comece já a aproveitar todos os benefícios da energia solar no verão

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários