Solar

Como adicionar unidade consumidora para energia solar?

Como adicionar unidade consumidora para energia solar?

15 de setembro de 2023 0 6 min de leitura

Como adicionar unidade consumidora para energia solar?

Para ter uma boa unidade consumidora, é necessário ficar atento a algumas políticas e regulamentações locais.

Nas contas de luz, estão presentes informações importantes, onde cada uma delas apresenta uma funcionalidade específica, como a unidade consumidora. 

Continue a leitura deste artigo para saber com detalhes o que é uma unidade consumidora e como ela pode auxiliar na economia de energia solar.

O que é uma unidade consumidora?

Uma unidade consumidora (UC) é todos os dados registrados em uma fatura de eletricidade, onde é apresentado todas as instalações elétricas de um cliente. 

Como exemplo, em cada condomínio de apartamentos, cada unidade apresentará uma unidade consumidora individual. Também é aplicado para empresas, estabelecimentos comerciais, casas, shoppings, fazendas e indústrias onde cada local será identificado pela UC. 

Cada unidade consumidora apresenta um número de medição que está associado a energia elétrica ou solar, sendo utilizada para rastrear qual o consumo de eletricidade em um determinado local. 

Para a energia solar, a unidade consumidora desempenha um papel essencial, onde todo o direcionamento de créditos de energia solar vai para suas unidades. 

Além disso, com a UC é possível ter um cálculo justo para a compensação de energia para as propriedades envolvidas. 

A instalação da energia solar em uma unidade consumidora vem se popularizando, pois é conhecida por ser adicionada para criar uma fonte de energia limpa e sustentável através dos painéis fotovoltaicos. 

Com a instalação desses painéis, é possível obter uma conversão de energia solar para eletricidade, reduzindo a dependência por redes tradicionais de distribuição de energia.

Como adicionar uma unidade consumidora para energia solar? 

Para adicionar corretamente uma unidade consumidora visando economizar com a energia solar, é essencial que alguns passos específicos sejam seguidos, envolvendo aspectos regulatórios e técnicos.

A Leveros preparou algumas dicas importantes para você seguir antes de adicionar uma unidade consumidora para o seu sistema de energia solar. Acompanhe a seguir! 

Entre em contato com um especialista em energia solar

O primeiro passo é entrar em contato com um especialista experiente em energia solar para avaliar e determinar qual será o sistema ideal para suprir todas as suas necessidades.

Checagem da capacidade do seu sistema 

Caso já tenha um sistema instalado em sua residência ou empresa, contate um especialista para verificar se a capacidade é suficiente para uma unidade consumidora. 

Caso seja necessário, após uma avaliação de viabilidade, você poderá realizar a instalação de um sistema individual de painéis fotovoltaicos para a unidade consumidora.

Tenha permissões e certificações

É importante verificar com a concessionária de energia elétrica e as autoridades governamentais locais para receber a permissão para adicionar uma nova unidade consumidora.

Essa etapa pode envolver a necessidade de aprovações e licenças específicas para o uso regular ao adicionar mais painéis solares.

Tenha um dimensionamento adequado para a sua necessidade

Dimensionar corretamente o sistema de energia solar é considerada uma etapa crucial para garantir que todas as necessidades de energia de unidades consumidoras sejam atendidas.

O integrador de energia solar é responsável por:

  • avaliar o consumo de energia: é necessário entender o consumo e desenvolver análises de contas anteriores para determinar a média de uso diário e anual;
  • disponibilidade de espaço: identifica se o espaço disponível é adequado para a instalação dos painéis solares;
  • avaliação da radiação solar: é necessário considerar os níveis de incidência solar  que a região recebe ao longo de um ano;
  • escolha de painéis apropriados.

Benefícios de adicionar energia solar à unidade consumidora

Ao adicionar um sistema de energia solar para uma unidade consumidora, você garante benefícios notórios em vários aspectos, como no ponto de vista ambiental e econômico

Sustentabilidade ambiental

A energia solar é conhecida por ser uma fonte de energia limpa e renovável, reduzindo os impactos ambientais, pois para a sua geração, não são emitidos poluentes no ar, algo que não afeta os gases de efeito estufa. 

Economia com gastos na conta de energia 

É considerado o benefício mais notado, pois com a geração própria de energia por meio da luz solar, os proprietários de unidades consumidoras vão diminuir ou até eliminar os gastos com energia.

Autonomia e eficiência energética

A unidade consumidora se tornará independente do sistema de energia convencional, permitindo um funcionamento autônomo mesmo em casos de queda de energia. 

Incentivos fiscais

Algumas regiões oferecem subsídios, incentivos fiscais e programas de compensação em energia solar, o que pode representar uma redução significativa com os custos iniciais do sistema de energia solar.

É essencial contar com profissionais capacitados e experientes para a instalação do sistema solar, seguindo todas as normas e regulamentações locais. 

Como identificar o número da unidade consumidora?

Para identificar o número da sua unidade consumidora, é necessário que você siga alguns passos:

  • consulte a conta de luz: é considerada a forma mais simples para encontrar o número da unidade consumidora. Geralmente, apresenta um número impresso na conta de luz, no lado direito, com informações como “número de unidade consumidora”;
  • contato com a concessionária: entre em contato com a distribuidora de energia e informe alguns dados pessoais, como CPF, para solicitar o número da unidade.

Para quem está considerando a instalação de sistema de energia solar, é essencial ter esse número guardado, para caso precise fazer consultas relacionadas às contas anteriores.

Importância de um acompanhamento regular do sistema solar

As manutenções e limpezas periódicas são essenciais para garantir um bom desempenho do sistema solar ao prolongar a vida útil do sistema.

Por ser um investimento significativo, o acompanhamento e a manutenção são essenciais para garantir a eficiência máxima do sistema. 

Essa eficiência garante o máximo de economia com a energia, proporcionando um retorno mais rápido do investimento em energia solar.

A manutenção periódica também inclui a limpeza dos painéis, retirando o acúmulo de sujeiras e detritos que afetam a eficiência da conversão da energia solar em eletricidade. 

No blog da Leveros, você também encontra um artigo com detalhes importantes sobre como colocar energia solar em um apartamento individual.

Faça uma simulação de investimento em energia solar com a Leveros. Aproveite as vantagens dos painéis fotovoltaicos para ter uma boa economia na sua conta de energia!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários