Solar

Como colocar energia solar em apartamento individual?

Como colocar energia solar em apartamento individual?

19 de maio de 2023 0 6 min de leitura

Como colocar energia solar em apartamento individual?

A adoção da energia solar em apartamentos tem se tornado cada vez mais atrativa para aqueles que desejam aproveitar o desempenho energético e reduzir os custos com a eletricidade. Embora o espaço limitado possa parecer um desafio, os avanços tecnológicos trazem soluções inovadoras que possibilitam implementar sistemas fotovoltaicos eficientes em unidades residenciais verticais. 

Confira as principais etapas e considerações para inserir a energia solar em apartamento individual, permitindo que os moradores e proprietários apliquem essa fonte de energia limpa e garantam um retorno significativo no investimento.

Energia solar em apartamentos 

Se você já se perguntou se é possível instalar energia solar em um apartamento, a resposta é sim! A energia solar também é uma escolha vantajosa para quem possui um apartamento, contribuindo para a preservação do meio ambiente em zonas urbanas. 

A placa fotovoltaica para apartamento gera a compensação de energia em condomínios, podendo funcionar em diferentes modalidades, a partir do rateio dos créditos entre os condôminos, ou por consumo remoto, pagando o custo de investimento ao longo do tempo.

Vantagens de optar pela energia solar em um apartamento 

A energia solar se apresenta como a escolha ideal para apartamentos individuais, proporcionando economia de cerca de 95% no valor da conta de luz.

Além da economia financeira, a energia solar oferece diversos outros atributos aos proprietários, como a valorização do imóvel e a longa durabilidade do sistema, com vida útil superior a 25 anos, sendo uma solução eficaz para todos os tipos de imóveis.

Com a energia solar, o relógio de luz do condomínio não precisa ser alterado, já que eles são utilizados para receber os créditos de energia conforme as características de cada projeto. Também é possível efetuar o desligamento de uma ou mais unidades consumidoras, proporcionando maior flexibilidade e controle sobre o sistema implementado. 

Modalidades de uso da energia solar em apartamentos

Existem diferentes abordagens para a geração e consumo de energia solar em apartamentos. A integração dos painéis solares deve se adaptar às particularidades da estrutura de cada edifício. Os modelos são feitos para maximizar o aproveitamento da energia e contribuir para a sustentabilidade, mesmo em espaços verticalizados.

A seguir, veja como usar energia solar em apartamento, a partir das normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para a utilização de créditos de energia individual ou coletiva! 

Geração compartilhada

A geração compartilhada possibilita que os mini e microgeradores de energia solar gerem a energia fotovoltaica conforme suas preferências de distribuição.

Essa conduta oferece descontos na conta de luz de quem compartilha o crédito de energia como se fossem um único consumidor, desde que haja comprovação da conexão entre os proprietários, promovendo a cooperação e a otimização do rendimento da energia solar.

Autoconsumo remoto

O autoconsumo remoto é uma variante da geração compartilhada que permite que pessoas físicas com mais de uma propriedade utilizem os créditos de energia compensar o consumo em um apartamento, desde que ambas estejam sob a responsabilidade da mesma concessionária de energia elétrica e associadas ao mesmo número de CPF.

Isso significa que o consumidor pode instalar o sistema de energia solar em unidades  diferentes da instalação inicial, proporcionando versatilidade e vantagens financeiras para os consumidores, ao incentivar a adoção de energia solar em diversas propriedades. 

Geração para condomínio

A geração para condomínio acontece quando a energia solar é gerada no condomínio, e utiliza os créditos de cada proprietário individualmente, tendo que estar instalada no mesmo local para ser utilizada nas áreas comuns do prédio.

Foi a partir de alternativas de financiamento em condomínios que a energia solar se expandiu em apartamentos, com projetos personalizados que consideram a renda mensal de cada cliente, incentivando cada vez mais a sustentabilidade energética.

Como é feita a instalação de energia solar em prédios?

A fim de saber como instalar energia solar em apartamento, os painéis solares podem ser colocados em varandas, paredes do prédio, coberturas e telhados, ou em um quintal no térreo do condomínio para a geração de energia solar residencial ou comercial.

Até em locais com sombreamento ocasional, ainda ocorre a produção de energia solar, mas durante um período reduzido, resultando em menos energia gerada por dia. Por isso, é preciso avaliar o sombreamento do local para considerar a instalação dos painéis.

Então, para desfrutar ao máximo da energia solar, o ideal é que os arranjos fotovoltaicos sejam instalados em um local do condomínio que fique completamente sem sombras durante o dia, e que atenda a quantidade de energia necessária para cada consumidor. 

Geralmente, a cobertura do prédio dispõe de uma área de telhado ou laje aberta, sendo um espaço ideal para a instalação solar. Em casos de apartamentos no térreo, o quintal também pode ser adequado para a fixação do sistema de energia no solo. 

Aluguel de fazenda solar 

É possível instalar um sistema de energia solar para apartamentos em um local e utilizar em outro endereço. A falta de espaço já não é mais um problema para aqueles que moram em um apartamento e querem se beneficiar com os ganhos da energia solar. 

Uma solução acessível para economizar energia é contratar os serviços de uma fazenda solar, que são grandes áreas dedicadas exclusivamente à captação de energia fotovoltaica. 

Na fazenda solar, diversos painéis solares são instalados em série para captar a luz solar e gerar eletricidade e distribuir energia para locais com espaço reduzido para uma instalação. A energia solar alugada é transferida para a rede elétrica da concessionária local e, como resultado, traduz-se em descontos diretos na conta de luz do consumidor. 

Energia solar para apartamentos é na Leveros Solar

Quer instalar um sistema de energia solar em apartamento individual? É possível usufruir dos benefícios da energia solar e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

A energia solar se torna uma opção atrativa para todos os consumidores em busca de uma forma econômica e consciente de consumir energia. Para garantir todos os privilégios dessa fonte de energia renovável, contrate o serviço de profissionais especializados.

Na Leveros Solar, você encontra integradores parceiros credenciados por todo o território nacional para monitorar a instalação ou a expansão do seu arranjo fotovoltaico! 

Continue a leitura do conteúdo sobre energia solar em apartamentos com o texto do blog da Leveros Solar sobre o funcionamento da energia solar em condomínios.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários