Solar

Qual o melhor painel solar? Saiba como escolher!

Qual o melhor painel solar? Saiba como escolher!

19 de agosto de 2022 0 3 min de leitura

Qual o melhor painel solar? Saiba como escolher!

O painel solar é uma placa, colocada sobre uma construção ou em um terreno, com o objetivo de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Mas é claro que seu funcionamento não é tão simples quanto parece, por isso, é importante saber escolher qual o modelo ideal para o que você precisa.

Neste artigo, você poderá conferir algumas dicas para escolher o melhor painel solar e sobre como funciona a transformação dessa captação em energia solar. Continue a leitura e descubra!

Como funciona o painel solar

O painel solar é composto por células fotovoltaicas, feitas com materiais semicondutores, como o silício. Quando as placas absorvem a luz solar e os fótons atingem as células fotovoltaicas, os elétrons que ficam em volta dos átomos vão para a célula de silício, na parte em que há a falta de elétrons. Dessa forma, cria-se uma corrente elétrica, a qual se dá o nome de energia elétrica fotovoltaica.

As placas, portanto, têm a função de coletar esses fótons, por isso elas precisam ser de qualidade e ter o tamanho necessário para captar a quantidade necessária de luz solar para abastecer o espaço em questão.

Qual a melhor placa solar?

Como você já viu, o silício é uma parte importante de uma placa solar. Mas há dois tipos: o monocristalino e o policristalino. A seguir, você confere as diferenças e vantagens de cada um desses tipos.

Painel monocristalino

Este é considerado o material mais puro, já que suas células são mais uniformes, escuras e têm bordas arredondadas. As placas feitas com silício monocristalino são as que trazem resultados mais eficientes. 

Os painéis solares monocristalinos são mais resistentes, têm alta potência e uma maior vida útil, além de precisar de um espaço menor para ser instalado.

Painel policristalino

Tem um aspecto mais quadrado, sem espaços arredondados e é de cor azul. Essas placas são uma mistura feita com silício bruto, que é um processo mais rápido de produção e, consequentemente, menos custoso.

Isso faz com que o preço final para o consumidor seja mais em conta, quando comparado ao monocristalino. Por outro lado, a eficiência das placas de silício policristalino fica um pouco atrás do modelo concorrente. Em locais onde as temperaturas são mais altas, o policristalino ainda tende a ter uma durabilidade menor.

Por que escolher um painel solar

Antes de escolher um dos painéis, é importante lembrar que escolher a energia solar como fonte principal em casa tem muitos benefícios. O primeiro deles é a questão de usar uma energia limpa e sustentável, ou seja, não poluente.

As placas ainda não precisam de muita manutenção e, ainda, são muito duráveis, em média duram 25 anos, e a economia que elas geram em longo prazo realmente vale o custo inicial.

O painel solar é uma alternativa excelente para quem gosta de economia e de ajudar o meio ambiente. Basta pesquisar qual a melhor opção para sua necessidade e investir nessa ideia!

Se você estiver à procura de placas solares, na Leveros Solar há as melhores opções! Acesse o site, escolha a sua e confira no blog mais informações sobre o tema.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários