Bem-Estar

Como funciona a condensadora do ar-condicionado?

05 de maio de 2016 5 2 min de leitura

Como funciona a condensadora do ar-condicionado?

Os aparelhos de ar-condicionado split possuem duas unidades: a interna, denominada evaporadora, que fica instalada dentro do ambiente e através dela que o ar refrigerado é liberado; e a unidade externa que seria a condensadora, responsável por rejeitar o calor, que se desloca até o condensador pelas tubulações, circulado pelo compressor.

A unidade condensadora é instalada em local de fácil acesso, e distância de área livre para manutenção e de interligação das tubulações de cobre entre a unidade interna (evaporador) e externa (condensador), pré-definidas no manual do fabricante do equipamento. O seu processo de funcionamento acontece da seguinte forma, o calor é retirado do ambiente interno (sala) por meio do “gás” fluido refrigerante que circula tanto na serpentina da unidade evaporadora, como na serpentina da unidade condensadora, ou seja, o “gás” fluido refrigerante “recolhe” o calor da sala e “despeja” no ambiente externo, onde é instalada a unidade condensadora.

É o mesmo princípio de funcionamento do arrefecimento de um carro, onde o radiador rejeita o calor do motor para refrigerá-lo. A diferença é que o carro utiliza água, o condensador utiliza o “gás”; o carro utiliza a bomba d´água, o condensador o compressor que circula o “gás”, que vai retirando calor  através do evaporador e volta rejeitando calor através do condensador. Na hora de escolher o local para instalar a unidade externa, é importante prestar atenção em alguns pontos.

O condensador de ar não deve ser instalador em locais confinados, com dificuldade para a troca térmica, e em locais com altas temperaturas. Cada fabricante menciona no manual de instalação a temperatura máxima de trabalho do condensador, pois se o ambiente externo está muito quente,  ex. 48°C, a condensadora não terá eficiência, as temperaturas quase se igualam, não havendo troca térmica que é o princípio básico da refrigeração.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários


Carlos Augusto 21 de outubro de 2017

Boa noite
É normal que a unidade condensadora fique ligando e desligando continuamente? Está sendo usado o aparelho marcando no controle 24″ e o condensador liga e desliga. Segundo o técnico não é um processo normal. Trata-se de um Midea de 9000 btu’s para um ambiente pequeno.
Agradeço a atenção.
Carlos Augusto

Carina Claro 23 de outubro de 2017

Bom dia, Carlos Augusto!

Caso seja um on/off pode até ser, precisamos saber o que é continuamente, ou seja, de quanto em quanto tempo. Se for de uma em uma hora está correto, pois o equipamento é BTU/h (hora), ou seja é normal desligar de 1 em 1 hora. Por exemplo, se for utilizado 10 horas por dia, desligará 10 vezes, parece muito, mas é o normal. Agora, se o seu equipamento for Inverter, não é normal.
O ideal é consultar um técnico especializado. Esperamos ter ajudado e qualquer dúvida estamos a sua disposição.

Leveros. Seu bem-estar em boas mãos.

Leticia 1 de março de 2018

Boa tarde, chamei um tecnico para limpar meu ar pois nao estava gelando, ele limpou(mas nao desmontou para fazer a limpeza com agua), com pincel e um liquido,encheu o gás,disse nao tinha fazamento e estava tudo ok, mas continua sem gelar. O que pode ser?

Marketing Multi-Ar 27 de março de 2018

Olá, Letícia, tudo bem?

A limpeza do aparelho de ar-condicionado é indicada periodicamente a cada 6 meses. Esse procedimento relatado no seu comentário é uma das várias formas de realizar o serviço de limpeza. No entanto, como você comentou, se o aparelho continua não funcionando normalmente, sugerimos que seja realizada uma visita técnica, a fim de analisar a programação e o funcionamento do equipamento.

Nós, da Leveros, oferecemos essa condição da Visita Técnica para analisar qual tipo de limpeza ou serviço o seu aparelho precisa. Para isso, pedimos que, por gentileza, entre em contato com o nosso departamento comercial pelo 0800 489 4888.

Desde já, obrigado pelo contato!

Priscila 22 de julho de 2019

Olá,

A condensadora do meu ar-condicionado inverter LG fica instalada quase ao lado da saída da chaminé do aquecedor a gás da minha casa! Vcs desaconselham? Corro algum perigo? É possível que o ar seja puxado para meu quarto?