Bem-Estar

Como funciona a condensadora do ar-condicionado?

05 de maio de 2016 5 2 min de leitura

Como funciona a condensadora do ar-condicionado?

Os aparelhos de ar-condicionado split possuem duas unidades: a interna, denominada evaporadora, que fica instalada dentro do ambiente e através dela que o ar refrigerado é liberado; e a unidade externa que seria a condensadora, responsável por rejeitar o calor, que se desloca até o condensador pelas tubulações, circulado pelo compressor.

A unidade condensadora é instalada em local de fácil acesso, e distância de área livre para manutenção e de interligação das tubulações de cobre entre a unidade interna (evaporador) e externa (condensador), pré-definidas no manual do fabricante do equipamento. O seu processo de funcionamento acontece da seguinte forma, o calor é retirado do ambiente interno (sala) por meio do “gás” fluido refrigerante que circula tanto na serpentina da unidade evaporadora, como na serpentina da unidade condensadora, ou seja, o “gás” fluido refrigerante “recolhe” o calor da sala e “despeja” no ambiente externo, onde é instalada a unidade condensadora.

É o mesmo princípio de funcionamento do arrefecimento de um carro, onde o radiador rejeita o calor do motor para refrigerá-lo. A diferença é que o carro utiliza água, o condensador utiliza o “gás”; o carro utiliza a bomba d´água, o condensador o compressor que circula o “gás”, que vai retirando calor  através do evaporador e volta rejeitando calor através do condensador. Na hora de escolher o local para instalar a unidade externa, é importante prestar atenção em alguns pontos.

O condensador de ar não deve ser instalador em locais confinados, com dificuldade para a troca térmica, e em locais com altas temperaturas. Cada fabricante menciona no manual de instalação a temperatura máxima de trabalho do condensador, pois se o ambiente externo está muito quente,  ex. 48°C, a condensadora não terá eficiência, as temperaturas quase se igualam, não havendo troca térmica que é o princípio básico da refrigeração.

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários