Solar

Como funciona a energia solar no inverno?

Como funciona a energia solar no inverno?

12 de julho de 2023 0 5 min de leitura

Como funciona a energia solar no inverno?

Com a crescente adoção da energia solar em residências, comércios e indústrias, é natural surgirem dúvidas de clientes interessados sobre o seu desempenho durante o inverno, quando os dias são mais curtos e a incidência de luz solar pode parecer menos intensa. 

Por isso, é importante entender que a energia solar é uma tecnologia versátil e confiável, capaz de se adaptar e de continuar gerando energia mesmo em dias menos ensolarados. 

Continue a leitura para descobrir as principais informações sobre a energia solar no inverno, desmistificando preocupações em relação à redução da produção na estação e destacando as estratégias utilizadas para garantir um fornecimento consistente no ano todo. 

O que é energia solar e como ela funciona?

A energia solar é uma fonte de energia renovável proveniente da luz solar. Por ser um recurso limpo e sustentável, reduz a dependência dos consumidores aos combustíveis fósseis e economiza energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

A captura da radiação do sol é feita por painéis solares formados por células fotovoltaicas.

Quando a luz solar atinge as placas solares, elas criam uma corrente contínua (CC), que é transformada em corrente alternada (CA) pelo inversor solar, usada para alimentar eletrodomésticos, sistemas de iluminação, ou ser armazenada para uso posterior. 

Diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica

Para aqueles que consideram instalar um sistema de energia solar, é importante ter em mente que há uma distinção entre as duas principais fontes de energia solar disponíveis no mercado energético. São elas: a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica.

A energia solar térmica, também conhecida como aquecimento solar ou energia fototérmica, utiliza o calor do sol para aquecer a água, o ar, e outros fluidos, sendo o calor absorvido por painéis térmicos (aquecedores solares) instalados nos telhados das propriedades. 

Já a energia solar fotovoltaica, converte a luz do sol (e não o calor do sol) em energia por meio de painéis solares, ou módulos fotovoltaicos, utilizando células que liberam elétrons. 

 

Entenda como a energia solar funciona no inverno

Você já deve ter se questionado se é possível produzir energia solar durante o inverno, um período no qual a luz do sol costuma ser menos intensa.

Como a energia solar fotovoltaica depende dos raios solares para gerar eletricidade, é compreensível pensar que nos dias frios, nublados ou chuvosos, a produção seja comprometida, mas não é isso que acontece.

A energia solar funciona normalmente no inverno, pois também existe radiação solar nas estações frias, e a eficácia da energia solar não está relacionada ao calor, mas sim à luz do sol.

O clima frio não influencia negativamente no desempenho da energia solar, na verdade, as temperaturas mais baixas podem até aprimorar o funcionamento dos painéis solares.

Assim como a maioria dos aparelhos eletrônicos, os painéis solares funcionam melhor em ambientes frescos.

Feitos de silício, um material semicondutor, eles podem perder a eficiência em condições de calor excessivo. Então, o inverno não prejudica o sistema de energia solar, e ainda consegue potencializar o rendimento das placas solares.

Se houver algum desfalque na geração de energia solar durante o inverno, o motivo está na diminuição da duração dos dias.

No inverno, as noites são maiores, resultando em menos tempo disponível para captar a luz do sol. Além disso, a angulação do sol em relação ao planeta no inverno faz com que a intensidade da luz seja mais suave na superfície terrestre.

Mas, esses fatores não representam uma ameaça ao aproveitamento da energia solar no inverno, já que são aspectos cuidadosamente considerados pela equipe técnica durante o dimensionamento e a instalação do sistema, ajustados ao clima típico de cada região.

Para contornar essas questões, podem ser utilizados dispositivos de armazenamento de energia, como baterias.

Assim, a energia solar coletada é direcionada para esses instrumentos, que são acionados em momentos em que não tem luz solar para ser captada. 

Caso a quantidade de energia ainda não seja suficiente, você também pode contar com a rede elétrica, assim como fazia antes do investimento em energia solar.

Nos dias em que o sistema produz mais do que é necessário, a energia excedente é redirecionada para a concessionária de energia e transformada em créditos que podem ser usados posteriormente, aproveitando o máximo da energia gerada mesmo com a ausência de luz.

Essa solução é valiosa para assegurar o fornecimento de energia, especialmente nas horas noturnas e em dias nublados.

A energia que não é consumida de dia é aproveitada em períodos em que o sistema solar não está operando ativamente, garantindo que não haja desperdícios e que toda a energia seja usada de forma eficaz, otimizando o aproveitamento do sistema.

Quem mora em um local onde o inverno é rigoroso, caracterizado por muitos dias chuvosos e com o céu nublado, não precisa se preocupar quanto a viabilidade da energia solar.

Mesmo nessas condições, não haverá uma redução significativa na capacidade do sistema.

A sua casa ou estabelecimento não ficarão às escuras, e nem terão a energia limitada.

Inclusive, a energia solar é uma ótima alternativa para minimizar as despesas do inverno com o maior consumo dos aparelhos de aquecimento e do chuveiro elétrico, garantindo diminuir até 95% do valor da conta de luz em comparação com a energia convencional.

A Leveros Solar é uma empresa renomada no setor de energia solar!

Simule o seu investimento e contrate um integrador parceiro para economizar e valorizar o seu imóvel.

Acompanhe o blog da Leveros e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos sabendo como a energia solar funciona em dias nublados, entre outros assuntos!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários