Solar

Como instalar um sistema de energia solar até o verão?

Como instalar um sistema de energia solar até o verão?

06 de outubro de 2023 0 6 min de leitura

Como instalar um sistema de energia solar até o verão?

Instalar um sistema de energia solar requer um bom planejamento e ação cuidadosa para garantir uma instalação segura e conforme os prazos solicitados. 

Com a proximidade do verão, muitas pessoas passam a investir em sistemas e painéis fotovoltaicos, para aproveitar o máximo da incidência solar e garantir uma boa economia com a energia solar.

Pensando nisso, a Leveros preparou um artigo com detalhes importantes sobre como instalar um sistema de energia solar até o verão. Boa leitura!

Por que instalar um sistema de energia solar até o verão? 

Antes de falar sobre como instalar um sistema de energia solar, é importante que você conheça os principais benefícios de instalar o sistemas fotovoltaicos até o verão. A seguir,  conheça as principais razões que tornam o verão o período ideal para investir em energia solar.

Boa exposição solar

Durante o verão, os dias são mais longos e ensolarados, o que representa que painéis solares atuam com produção máxima de eletricidade. 

Os painéis fotovoltaicos são instalados em pontos estratégicos, para aproveitar o máximo de incidência solar, para transformar em energia elétrica. Com isso, é possível ter a capacidade total para a geração de energia, garantindo economias mensais significativas.

Redução significativa na conta de energia

Durante o verão, é comum o aumento do uso de sistemas de refrigeração para proporcionar o conforto térmico, o que, consequentemente, causa um aumento na conta de energia. Com os painéis solares, essas despesas serão reduzidas ou até mesmo eliminadas, gerando uma boa economia financeira durante esta estação do ano.

Benefícios ambientais significativos

O verão está associado a grandes picos de demanda de energia, podendo ocasionar uma queima de combustíveis fósseis prejudicial para o meio ambiente. Com a energia solar, você gera uma energia limpa e sustentável, contribuindo para a redução da queima de carbono, auxiliando na preservação do meio ambiente.

Agora que você já conhece os principais benefícios de instalar um sistema de energia solar, chegou a hora de entender como é feito o processo de instalação.

Como instalar um sistema de energia solar corretamente?

Para instalar um sistema de energia solar, é preciso se atentar a alguns detalhes e regulamentações, para garantir que todo esse processo seja feito corretamente. Conheça agora alguns passos que devem ser seguidos antes de instalar um sistema de energia solar fotovoltaica.

Avaliação de viabilidade 

Considerada uma das etapas mais importantes, na avaliação de viabilidade será possível identificar a incidência solar que recebe o local onde o painel será instalado. Além disso, será possível observar a inclinação do telhado e possíveis obstruções que impeçam o processo de captação de energia solar. 

Faça um orçamento

Neste orçamento, é necessário que você inclua todos os custos de aquisição, como:

  • painel solar fotovoltaico: é o grupo de placas solares, geralmente colocadas em telhados. As placas recebem a luz solar, e após isso, o deslocamento de elétrons gera a corrente contínua;
  • inversor fotovoltaico: o inversor fotovoltaico é utilizado para transformar a corrente contínua em corrente alternada, utilizada em residências. 

Além disso, no orçamento também será necessário incluir os custos com a instalação e as estruturas de suporte.

Obtenha as permissões necessárias

É de extrema importância verificar os principais requisitos de permissões locais, para realizar a instalação do sistema de energia solar.

As permissões e aprovações poderão variar conforme as regiões, mas algumas são mais comuns, como:

  • permissões para construção: em alguns locais, é necessário a permissão de construção para a instalação do sistema de energia solar. Isso se deve pelo fato do processo de instalação envolver telhados e outras estruturas;
  • permissões elétricas: é necessário obter permissões elétricas, para garantir que os os critérios locais sejam seguidos; 
  • aprovação da concessionária elétrica local: é necessário que a concessionária esteja ciente da instalação do sistema de energia solar. 

Em alguns casos, também será necessário a aprovação de um plano de engenharia, para garantir que nenhuma estrutura seja danificada.

Essas regulamentações variam conforme a região, e por isso, é necessário checar os requisitos locais antes de dar início ao processo de instalação de um sistema de energia solar.

Consulte a possibilidade de financiamentos e incentivos

Os financiamentos e incentivos fiscais ajudam a reduzir os custos do investimento em painéis fotovoltaicos. Muitos estados e municípios brasileiros oferecem incentivos fiscais, subsídios e programas de financiamento em energia solar. 

Nesses programas podem ser incluídos:

  • empréstimos com juros baixos;
  • desconto na instalação;
  • incentivos fiscais adicionais.

Além disso, algumas grandes instituições financeiras oferecem programas de empréstimos com boas taxas de juros e termos mais favoráveis.

Encontre um bom instalador

Para a instalação ser feita corretamente, é necessário que você busque por profissionais qualificados e experientes em sistema de energia solar fotovoltaica.

A instalação pode ser feita por empresas de energia solar que contam com instaladores bem treinados e experientes, para projetar, montar e conectar o sistema de energia em:

  • residências;
  • instalações industriais;
  • empresas de grande porte.

Antes de instalar o sistema de energia solar, é necessário realizar uma pesquisa cautelosa, para obter diferentes cotações de instaladores e verificar suas credenciais.

Na Leveros Solar, você encontra parceiros credenciados para realizar um monitoramento adequado durante o processo de instalação do seu sistema.

Quem pode ter um sistema de energia solar?

No Brasil, qualquer pessoa jurídica ou física pode ter um sistema de energia solar para a geração de energia própria, por meio dos painéis fotovoltaicos. Comumente, são instalados por:

  • governo e setor público: agências governamentais e órgãos públicos costumam instalar sistema de energia solar para cumprir metas ambientais, além de ter uma boa economia financeira;
  • proprietários de terras rurais e agrícolas: o acesso por meio de fontes de energias convencionais é mais difícil para áreas rurais e agrícolas, e com isso, proprietários adotam o sistema de energia solar para atender suas necessidades;
  • proprietários de residências: o sistema de energia solar ajuda a reduzir as contas de energia e também a valorizar o valor do imóvel.

Agora que você já sabe como instalar um sistema de energia solar até o verão, e quais suas vantagens, conte com a Leveros

Confira os conteúdos sobre os benefícios da energia solar durante o verão e como a energia solar diminui a conta de luz.

Faça uma simulação de investimento com a Leveros Solar, e descubra quanto pode economizar com a energia solar.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários