Bem-Estar

Como melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados?

Como melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados?

23 de setembro de 2020 0 5 min de leitura

Como melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados?

Melhore a qualidade do ar em ambientes fechados

Já parou para pensar quanto tempo você passa dentro de ambientes fechados? Seja em casa, no escritório ou dentro do carro, estamos grande parte do nosso dia em um local em que pouco há circulação de ar, e quase não conhecemos sobre os perigos de passar tanto tempo assim fechados. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas de como melhorar a qualidade do ar  em ambientes fechados e manter o ambiente fresco. Acompanhe para saber mais!

Importância de manter qualidade e a circulação do ar em ambientes fechados

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o ar interno tem de duas a cinco vezes mais concentração de poluentes do que o externo. Aqui, estamos falando de poluentes visíveis, como é o caso da poeira, e dos invisíveis também, por exemplo fungos. Por isso, é fundamental cuidarmos bem da qualidade do ar que respiramos! Confira alguns itens abaixo!

Evitar doenças respiratórias e alergias

Esses problemas ocorrem principalmente nos períodos de outono e inverno. Muitas pessoas acreditam que o frio é o maior causador dessas doenças, quando na verdade são os ambientes fechados, pois acumulam poluentes nos cômodos e deixam o ar carregado de bactérias.

Uma boa alternativa para não correr o risco de ter um “ataque” alérgico ou de desenvolver uma doença respiratória é manter o ar em circulação, ou seja, de tempos em tempos, abra as janelas da para que o ar externo entre e o ar interno seja retirado do ambiente.

Reduzir odores

Bichinhos de estimação, gordura, fumaça, alimentos e o próprio mofo são os principais responsáveis pelos odores na casa ou até mesmo no escritório. Em um cômodo ventilado já é difícil manter o ar livre de cheiros desagradáveis, imagina em um ambiente fechado, não é mesmo?

Como os ambientes fechados concentram odores e deixam cheiros desagradáveis, uma boa solução é a cortina de ar. Além de manter a circulação em dia, ela ajuda evitar insetos, poeira e odores ruins,

Reduzir a umidade em ambientes fechados

Vale lembrar que o nosso clima tropical, além de muitos dias ensolarados, também conta com temporadas de chuva e muita umidade relativa do ar. Pensando nisso, ambientes com pouca circulação de ar, causam umidade principalmente no período de inverno, ou quando as temperaturas baixam bruscamente.

Mas como evitar a umidade nestes locais? A melhor opção é manter a entrada de luz solar e ventilação adequada, mas se não conseguir, a alternativa é investir em um ar-condicionado Split inverter.

Esse ar-condicionado também consegue contribuir para reduzir a umidade do ambiente, pois a maioria deles tem a função de umidade, que acelera ou desacelera a desumidificação do ambiente.

Se você conta com um ar-condicionado, é de extrema importância que você deixe sempre a manutenção e limpeza dele em dia para que seu aparelho que traz bem-estar nos dias quentes, não se torne um inimigo. Manter seu aparelho higienizado é a garantia de que você e sua família estão mais seguros!

Separamos 4 dicas de como melhorar a circulação de ar em ambientes fechados:

1. Invista em um ar-condicionado potente

O ar-condicionado pode ser o seu melhor amigo nessas horas, pois mantém a temperatura do ambiente no nível ideal para o conforto dos seus familiares ou colaboradores. O seu uso deve ser priorizado principalmente em dias chuvosos ou com vento, que é justamente quando não temos condições de abrir as janelas e portas.

Dessa forma, escolha modelos que sejam capazes de renovar o ar interno, consulte sempre na descrição ou no controle remoto do aparelho.

2. Climatizadores

Além de melhorar a ventilação em ambientes fechados, muitos atuam como ventilador também, sua instalação é fácil e geralmente é feita diretamente na parede. O aparelho faz a troca de ar de forma eficiente e traz o frescor que seu espaço precisa.

3. Instale exaustores e dutos de ventilação

Os exaustores são aparelhos que foram desenvolvidos para eliminar o calor, odores e impurezas de áreas com pouca ou nenhuma ventilação. Nesse sentido, agem para manter o ar limpo e fresco, retirando o ar quente e carregado de impurezas.

Já os exaustores com dutos de ventilação, interligam os cômodos das áreas com túneis feitos de zinco e assim, uniformizam a passagem de ar, contribuindo para sua circulação livremente. E muitas pessoas já incluem o ar-condicionado no sistema, pois além de garantir a eliminação do calor, realizam a renovação do ar.

4. Abra as portas e janelas

Uma dica prática e comum é deixar portas e janelas abertas, dessa forma, ventilam as áreas e permitem a entrada da luz natural nos cômodos.

A claridade que a energia solar produz, reduz os gastos com conta de luz e evitam que os ambientes acumulem umidade.

Portanto, a corrente de ar que se forma quando abrimos portas e janelas ajudam também na prevenção de  doenças, evitar odores de ambientes muito fechados e permitir a renovação do ar.

Conte com a Leveros para cuidar do seu conforto e saúde!

Além de uma linha de produtos incríveis, temos o serviço de limpeza de ar-condicionado, seu aparelho fica limpo por mais tempo, já que são técnicos especialistas no assunto. Clique aqui e contrate já!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários