Solar

Como saber se eu posso ter energia solar em casa

Como saber se eu posso ter energia solar em casa

16 de novembro de 2022 0 3 min de leitura

Como saber se eu posso ter energia solar em casa

A energia elétrica fotovoltaica tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas que querem economizar e optam por um sistema renovável de energia dentro de suas casas e negócios. Mas será que é possível ter energia solar em casa no seu caso?

Neste artigo, você vai poder conferir alguns elementos para se certificar antes de colocar o sistema de energia fotovoltaico na sua residência para poder aproveitar ao máximo suas vantagens. Continue a leitura e saiba mais.

Entenda como funciona a energia solar fotovoltaica

Antes de saber se a energia solar pode ser instalada na sua residência, é importante entender como ela funciona de fato. As placas solares instaladas no telhado servem para captar a luz do sol e armazená-la. Nela, está um inversor solar, que pega o que foi captado e converte para corrente alternada, equalizando com sua residência. 

Assim, a energia é conectada à sua casa e utilizada para ligar eletrodomésticos, aquecer água e muito mais. Caso o painel solar não seja suficiente para o consumo da casa, busca na concessionária, no método de energia elétrica tradicional, para abastecer o que for preciso.

Da mesma forma, se você usar menos energia do que gera, o que é comum em países como o Brasil, a energia solar excedente pode ser convertida em créditos que podem ser, inclusive, passados como descontos na conta de luz de outra pessoa.

Quem pode ter energia solar em casa

A energia solar é, basicamente, para todas as pessoas que buscam economia em longo prazo e uma maneira sustentável de obter energia dentro de casa. 

Incidência de sol no telhado

Quanto maior for a incidência solar em sua casa, melhor será o resultado que vai trazer, com mais e mais créditos para que você repasse e desconte de sua conta de energia. Portanto, antes de contratar o serviço de instalação de placas solares, verifique se sua casa recebe luz do sol diretamente em algum momento do dia.

Telhado em dia

As placas solares podem ser muitas, de acordo com a necessidade da família. Por isso, é extremamente importante que o telhado da casa esteja com a manutenção em dia. Essa questão é muito importante para garantir a segurança da sua família. 

Por isso, se for o caso e você estiver em dúvida, principalmente em caso de construções mais antigas, encontre um Integrador Leveros para atestar a qualidade do telhado e verificar se está tudo bem com a estrutura para receber os painéis solares.

No mais, qualquer residência está apta a receber os painéis solares. Por isso que fazem tanto sucesso! Além de práticos, o retorno sobre o investimento é conseguido em até 5 anos e a economia de energia é por muito tempo, já que as placas solares duram, em média 25 anos, se receberem a manutenção adequada.

E se você quer se informar e saber mais sobre a energia solar fotovoltaica, confira os conteúdos da Leveros sobre o assunto e se prepare para ter esse sistema em sua casa com economia e conforto!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários