Solar

Tipos de painéis solares: escolha o melhor para o seu projeto

Tipos de painéis solares: escolha o melhor para o seu projeto

16 de fevereiro de 2024 0 7 min de leitura

Tipos de painéis solares: escolha o melhor para o seu projeto

No mercado da energia fotovoltaica, existem alguns tipos de painel solar, onde cada modelo apresenta diferentes características, sendo utilizados em diferentes aplicações. A escolha pelo tipo de painel solar depende das necessidades específicas do seu projeto.

Para te ajudar nisso, a Leveros preparou este artigo com detalhes sobre os tipos de painéis solares mais utilizados e oferece dicas sobre qual modelo investir para suprir suas necessidades. Boa leitura!

Principais tipos de painéis solares e suas características 

A adesão à energia solar vem crescendo ao longo dos anos, e para proporcionar a melhor qualidade para diferentes necessidades, é preciso escolher o painel solar ideal. Cada painel solar disponível no mercado possui características distintas quando o assunto é proporcionar energia limpa e sustentável em diferentes contextos. 

Continue a leitura e conheça os tipos mais utilizados, as vantagens de cada um e qual o melhor para cada projeto. 

Painéis Solares de Silício Policristalino

Os painéis solares de silício policristalino são uma das tecnologias mais consolidadas, amplamente utilizadas para geração de energia solar. Possui características específicas que o diferenciam em comparação com outros modelos de painéis solares.

Produzidos com células solares de silício policristalino, é conhecido por ser um material semicondutor, mais barato de produzir em comparação com o silício monocristalino. Durante a fabricação, o silício policristalino passa por um processo de fundição e, posteriormente, moldado em lingotes. 

Os lingotes são cortados em pequenas fatias, formando as células solares individuais. A textura da superfície do silício policristalino é menos uniforme que a do silício monocristalino, o que pode resultar em uma eficiência relativamente menor. 

Os painéis solares de silício policristalino apresentam uma eficiência na faixa de 14% a 20%, convertendo a energia solar incidente em eletricidade utilizável.

 

Outra característica considerável está ligada aos custos em comparação com outros tipos de painéis. Por conta disso, os painéis de silício policristalino são uma escolha popular para aplicações em larga escala e projetos solares comerciais. Além disso, também possuem outras características, como:

 

  • cor e estética: na maioria das vezes, apresentam cor azulada por conta da textura da superfície e à composição do material;
  • durabilidade e vida útil: são painéis conhecidos por terem uma longa vida útil, funcionando por 25 anos ou mais, além de oferecerem garantia por um longo período.

Painel fotovoltaico de silício monocristalino 

Conhecido por utilizar uma tecnologia mais antiga, possui uma maior eficiência na geração de energia solar. O silício monocristalino é o material base desses painéis e passa por um processo de purificação para formar um único cristal de silício, aumentando a eficiência na conversão da luz solar em eletricidade.

Os painéis de silício monocristalino são conhecidos por possuírem uma maior taxa de eficiência quando comparado a outras tecnologias de células solares, como o silício policristalino e o filme fino. Essa eficiência pode variar, mas comumente a sua faixa de eficiência é de 15% a 22%, representando uma porcentagem maior da luz solar que atinge o painel para ser convertida em eletricidade.

Além disso, os painéis de silício monocristalino apresentam um bom desempenho em condições de baixa luz. Isso significa que possuem a capacidade de gerar eletricidade mesmo em dias nublados ou com condições de luz difusa.

São aplicados em diferentes contextos, como em:

 

  • instalações residenciais;
  • projetos de grande escala;
  • zonas rurais onde o acesso para energia elétrica é escasso;
  • aplicações comerciais e industriais.

Painéis solares orgânicos (OPV)

Essa tecnologia utiliza alguns materiais orgânicos como moléculas orgânicas ou polímeros para a conversão da luz solar em eletricidade. Entre alguns benefícios dos painéis solares orgânicos, estão:

  • flexibilidade e leveza: os materiais orgânicos podem ser impressos ou depositados em substratos mais flexíveis, garantindo a criação de painéis solares leves, flexíveis e finos;
  • custo mais baixo: os processos de fabricação dos OPV são considerados menos intensivos em termos de energia e recurso, quando comparado com os painéis mais tradicionais, como o de silício. A aplicação pode ser realizada por meio de técnicas de impressão, que ajuda na redução de custos;
  • sustentabilidade: a natureza dos materiais orgânicos utilizado em OPV é consideravelmente mais amigável para o meio ambiente, podendo ser uma opção mais sustentável. 

Painéis solares de filme fino

São conhecidos por apresentarem uma solução estética e flexível, onde são utilizados materiais mais finos para a geração de eletricidade por meio da luz solar. Possuem uma eficiência que pode variar entre 7% a 13%, adequado para áreas mais extensas. 

Os painéis solares de filme fino são considerados uma opção mais econômica e possuem vida útil que pode chegar a até 15 anos

Como escolher o painel fotovoltaico correto?

Agora que você já conhece os principais tipos de painel fotovoltaico, é importante que você saiba o que considerar na hora de realizar o investimento em energia solar:

  • Primeiramente, entenda suas necessidades de energia: é importante realizar uma avaliação precisa do consumo médio de energia da sua casa ou empresa para determinar a capacidade necessária do sistema solar. Lembre-se de que é importante considerar fatores sazonais e variações no consumo.
  • Espaço disponível para a instalação: é importante avaliar qual o espaço para instalação do painel. Painéis mais eficientes, como os de silício monocristalino apresentam diferentes tamanhos para serem adaptados e instalados conforme as necessidades de cada ambiente.
  • Avalie o tipo de painel: cada painel possui diferentes características em termos de eficiência e espaço. É importante que a avaliação do painel adequado para suprir suas necessidades seja feita juntamente com um profissional capacitado. 
  • Eficiência do painel: os painéis solares apresentam diferentes níveis de eficiência na conversão de luz solar em energia.

Além desses fatores, é necessário que você considere o custo total do investimento, incluindo serviços de instalação, materiais do painéis solares, inversores e outros custos que podem estar associados. Considere encontrar um equilíbrio entre qualidade e preço, para que o custo-benefício se encaixe no seu orçamento. 

Vantagens de ter um painel solar

O investimento em um painel solar traz inúmeras vantagens em curto e longo prazo, em diferentes aspectos, tanto econômico, quanto ambiental. Entre as principais vantagens, estão:

 

  • boa economia de energia e redução no valor da conta de luz: ao gerar sua própria eletricidade, será possível reduzir ou até mesmo eliminar seus gastos e a dependência da rede elétrica convencional. Isso gera uma economia significativa na conta de luz;
  • sustentabilidade ambiental: a energia solar é uma fonte limpa e renovável. Sua geração não emite poluentes atmosféricos ou gases de efeito estufa, contribuindo para uma redução na pegada de carbono, favorecendo a sustentabilidade ambiental;
  • incentivos fiscais e subsídios: em alguns lugares, governos oferecem incentivos fiscais, subsídios e financiamentos com taxas reduzidas para incentivar o investimento em energia solar de forma mais acessível.

Além disso, o investimento em energia fotovoltaica possui outros benefícios, como:

 

  • valorização de imóvel;
  • independência energética;
  • baixa necessidade de manutenção;
  • longa vida útil e garantias;
  • redução da dependência de combustíveis fósseis.

Com a Leveros Solar, você pode simular o investimento dos melhores tipos de painéis solares. Experimente uma simulação para entender quanto poderá economizar com energia solar! 

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários