Solar

Quais os cuidados com a placa solar?

Quais os cuidados com a placa solar?

09 de novembro de 2022 0 3 min de leitura

Quais os cuidados com a placa solar?

A escolha pelo sistema de energia fotovoltaica tem aumentado consideravelmente no Brasil. Afinal, a economia em longo prazo que elas trazem na conta de energia compensa muito o valor total que você paga por elas. Elas podem durar até 25 anos, mas para isso é preciso ter alguns cuidados.

Em poucos anos, você paga o investimento que fez no sistema fotovoltaico e, a partir de então, começa de fato a economizar muito. Por isso, é muito importante saber quais são os cuidados com a placa solar para que dure bastante. A seguir, você confere os principais.

Instalação adequada

O Brasil é um país tipicamente tropical, por isso a incidência de sol não é um problema. Mas mesmo assim, é importante que as placas solares sejam instaladas no ângulo adequado. Dessa forma, aproveita-se a luz natural da melhor forma e por mais tempo do dia.

Soma-se a isso o fato de que as placas instaladas de maneira inadequada podem trazer problemas no telhado, causando até desabamentos por não suportarem seu peso.

Por isso, é essencial a contratação de uma empresa de energia solar confiável, se possível, a inspeção de um engenheiro civil para entender quantos painéis solares serão necessários para cobrir o uso da casa e se o telhado suporta tal quantidade.

Portanto, para a segurança de todos que moram na casa, é essencial prestar atenção com esse detalhe já na instalação.

Limpeza periódica

A manutenção das placas solares é relativamente simples, dependendo apenas de uma limpeza feita, em média, duas vezes ao ano. A placa fotovoltaica é frágil, portanto, é preciso cautela na hora de limpar. Essa limpeza pode ser feita pelo próprio morador da casa ou por uma empresa especializada.

Caso você opte por fazer a própria limpeza das placas, é importante lembrar que o manual delas deve ser lido antes de começar, para que não escape nenhuma particularidade. Além disso, é preciso desligar o sistema.

Não se esqueça, também de mais dois detalhes:

  • equipamentos de segurança: provavelmente você terá que subir no telhado, então não deixe de usar EPI (Equipamentos de Proteção Individual);
  • horário da limpeza: prefira lavar as placas no início da manhã ou final da tarde, para evitar o risco de choque térmico.

A limpeza da placa fotovoltaica deve ser, basicamente, feita para remover a poeira, galhos que ficam presos nelas e folhas. Além disso, é preciso ficar atento a outros fatores, como obras que estejam próximas ou chuvas intensas, como as de granizo.

Por serem frágeis, os painéis fotovoltaicos podem sofrer danos com tais fatores externos, influenciando no sistema de absorção e fornecimento de energia elétrica. 

Caso haja um impacto externo que seja percebido em alguma situação, é preciso chamar a empresa que instalou as placas para uma verificação e, se necessário, substituição da placa que foi danificada.

Os cuidados com a placa solar não exigem muito trabalho do proprietário e nem manutenção periódica. Basta ficar atento a eventuais problemas e realizar a limpeza quando necessário e conforme a orientação do fabricante.

Venha saber mais sobre o sistema de energia solar e entender os motivos pelos quais ele vem fazendo tanto sucesso!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários