Solar

Descubra como participar de um consórcio de energia solar

Descubra como participar de um consórcio de energia solar

22 de setembro de 2023 0 6 min de leitura

Descubra como participar de um consórcio de energia solar

A procura por fontes de energia mais limpas e econômicas tem impulsionado cada vez mais o crescimento de fontes de energia renováveis. Por representar uma solução acessível e inteligente de usar a eletricidade, a energia solar ganha força em ambientes residenciais, comerciais e industriais, sendo uma alternativa viável para o bolso de muitos consumidores.

Uma das formas de ingressar no universo da energia sustentável é por meio do consórcio de energia solar. Estes programas proporcionam vantagens para quem planeja a aquisição de sistemas fotovoltaicos, tornando-se parte ativa da revolução energética baseada no sol. 

Neste guia completo, você entende o que é, como funciona, e quais são os passos essenciais para ingressar em um consórcio de energia solar, dando destaque aos benefícios e às considerações de embarcar nessa jornada rumo a um futuro mais consciente e econômico. Boa leitura! 

O que é consórcio de energia solar?

Consórcio é um tipo de organização entre dois ou mais indivíduos, empresas e instituições governamentais com um objetivo em comum. O consórcio de energia fotovoltaica é semelhante à modalidade de consórcio para automóveis, imóveis, máquinas e demais bens.

Então, o consórcio de energia solar se refere a um conjunto de pessoas que desejam adquirir um sistema de energia solar e acumulam recursos financeiros para realizar essa meta. A organização consiste na junção de diversos consumidores para uma instalação compartilhada, confirmando o avanço da geração de energia solar distribuída no Brasil.

O consórcio solar representa uma maneira de promover a produção e uso coletivo de uma fonte de energia renovável proveniente da luz do sol. Dessa forma, a energia solar é produzida e dividida entre todos os participantes do consórcio, e o excesso pode ser devolvido à empresa de distribuição de energia local para reduzir o custo da conta de luz.

Como funciona o consórcio de energia solar?

Constituído por um grupo de indivíduos e organizações que desejam adquirir um determinado bem ou serviço, a gestão do consórcio é feita por empresas administradoras.

No consórcio de energia solar, a finalidade é participar de um sistema fotovoltaico compartilhado. Inicialmente, os interessados devem contratar a modalidade e a empresa que atenda às suas necessidades. Em seguida, enquanto é feito o pagamento das parcelas, existem assembleias na qual as pessoas podem ser selecionadas por sorteios ou lances.

Cada membro do consórcio concorda em arcar com as contribuições financeiras por mês. O montante dessas colaborações está relacionado ao consumo e à fatura de energia de cada participante. Por isso, o administrador do consórcio oferece uma parcela de desconto sobre a conta de luz, simbolizando uma porcentagem acerca dos investimentos acumulados.

O conceito de negócio do consórcio funciona de uma forma atrativa aos clientes, uma vez que as pessoas podem dividir o pagamento da energia solar ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, conseguem aproveitar os benefícios da energia solar, como os descontos na conta de luz e a quitação progressiva, apostando o investimento no consórcio fotovoltaico.

Quais são os benefícios do consórcio de energia solar?

Entre as principais vantagens do consórcio solar, estão:

  • autonomia energética;
  • valorização do imóvel ou propriedade;
  • potencial de redução de até 95% na fatura de eletricidade;
  • defesa contra aumentos excessivos nas tarifas de energia;
  • durabilidade de até 30 anos nos sistemas;
  • baixo prejuízo ambiental à camada de ozônio.

Como participar de um consórcio de energia solar?

Cada consórcio apresenta um contrato específico. Por isso, é fundamental avaliar todas as condições antes de fechar com alguma empresa. O primeiro passo, de fato, é pesquisar quais são as empresas de confiança no mercado. Em seguida, é preciso entrar em contato com a empresa escolhida e assinar a contratação para começar a pagar as parcelas.

Além disso, garanta que a empresa contratada esteja consoante às regulamentações estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a formação de consórcios.

 Entre os modelos oferecidos, existe o consórcio com personalidade jurídica, em que o titular da unidade consumidora tem geração distribuída, e o que a titularidade é concedida à empresa que administra o consórcio, que deve apresentar o registro de consórcio no CNPJ.

Vale ressaltar que a cartilha da ANEEL que define a divisão das parcelas e a definição dos créditos excedentes é flexível. Então, confirme que todos os valores e acordos foram cuidadosamente esclarecidos e combinados quando você selecionou o seu consórcio.

 Qualquer pessoa pode solicitar a participação em um consórcio de energia solar. Para fazer isso de uma forma segura, a opção mais adequada é contar com uma empresa especializada no setor energético e sustentável, oferecendo auxílio em todos os processos.

Saiba mais com a leitura do conteúdo sobre o que fazer com a energia solar excedente.

Conheça o Consórcio Nacional de Energia Solar

Com o intuito de simplificar e fomentar o uso da energia solar no Brasil, foi fundado o Consórcio Nacional de Energia Solar. Esse projeto visa promover a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas se planejarem para contratar um sistema de energia solar com a segurança e o apoio necessário, conferindo as normas apropriadas, como uma poupança.

Semelhante a outros tipos de consórcios, no modelo nacional, ocorrem sorteios mensais, e os participantes podem usar lances para reduzir o valor das parcelas seguintes. 

Ao concluir o pagamento, o consorciado pode indicar a marca dos componentes da instalação, a capacidade em KW (quilowatt) e o fornecedor, contando que seja aprovado pelo consórcio.

Invista em economia e sustentabilidade com a Leveros Solar!

Seja no frio ou no calor, o uso de aparelhos eletrônicos pesam no bolso com as cobranças excessivas das empresas de eletricidade. Assim, a energia solar é uma excelente opção para reduzir os custos com energia elétrica, reduzindo as despesas de luz em até 95%.

Na Leveros Solar, empresa reconhecida pela alta qualidade no mercado de energia sustentável, você pode realizar uma simulação do seu investimento e contratar um integrador parceiro. Com a energia solar, a economia é certa, e ainda valoriza o seu imóvel.

Continue no blog da Leveros para ter acesso a mais conteúdos, saber como colocar energia solar em um apartamento individual e muito mais dicas e recomendações.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários