Curiosidades

Dia da Consciência Negra!

Dia da Consciência Negra!

20 de novembro de 2015 0 2 min de leitura

Dia da Consciência Negra!

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695, procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, e é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Foram escravizados, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.

Ao longo dos anos algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravidão. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em algumas cidades do país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município.

Nesta data são realizados congressos e reuniões, onde são discutidos a história de preconceito racial, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, e também temas como a beleza negra, moda e conquistas.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/
https://www.mundoeducacao.com/
https://www.brasilescola.com/

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários