Solar

5 dicas para economizar na conta de luz

5 dicas para economizar na conta de luz

13 de dezembro de 2022 0 3 min de leitura

5 dicas para economizar na conta de luz

Você já tomou um susto com a conta de luz? De fato, essa conta tem ficado cada dia mais cara e todos procuram meios para reduzir os gatos e, consequentemente, pagar menos pela energia elétrica.

Mas há alguns hábitos e iniciativas que você pode ter para ter uma boa redução na conta de energia. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e veja como economizar na conta de luz!

1. Substitua suas lâmpadas convencionais por LED

As lâmpadas convencionais costumam de 70% a 90% mais do que as de LED. Por isso, são partes importantes no consumo de energia e no valor alto da conta no final do mês. Além de tentar manter as lâmpadas apagadas o máximo de tempo possível, substitua todas as lâmpadas tradicionais pelas de LED e confira a diferença na próxima conta de luz.

2. Coloque cortinas nos cômodos

As cortinas são importantes barreiras para a incidência do sol, evitando que ele aqueça demais o ambiente e que você tenha que ligar o ar-condicionado mais vezes do que o necessário. Se deixar as cortinas fechadas à tarde, por exemplo, pode ser que à noite o ambiente se mantenha fresco e você não precise do equipamento.

3. Tome banhos mais curtos

Se você tem chuveiro elétrico em casa, saiba que ele é um dos responsáveis pela grande parte da sua conta de energia, pois os gastos provenientes de um banho quente e demorado podem deixar os valores nas alturas. 

Você verá uma redução significativa na sua conta de luz ao reduzir os banhos. Se você costuma tomar um banho de 20 minutos, por exemplo, tente diminuir o tempo pela metade e oriente os demais moradores da casa a fazer o mesmo.

4. Saiba escolher seu ar-condicionado

Se você for comprar um ar-condicionado, é importante saber que há modelos mais econômicos no mercado. São os chamados Inverter, que tem um mecanismo que quando atingem a temperatura estipulada, não desligam o motor, mas sim o mantém em funcionamento. Dessa forma, evita-se que o motor desligue e gaste mais energia para ligar novamente quando for necessário.

5. Reduza a energia de uma vez por toda com a energia solar

A energia solar é a forma mais eficaz de reduzir, de vez, a sua conta de energia elétrica. Por mais que o investimento inicial seja elevado, você o paga em poucos anos, já que a conta de energia elétrica fica praticamente apenas o mínimo.

A energia solar é capaz de reduzir o gasto com a conta de energia elétrica e, além disso, é uma fonte renovável, amiga do meio ambiente. Há, ainda, o fato de que se você gerar mais energia do que precisa, pode doar para alguém que more na mesma cidade, em formato de desconto na energia elétrica.

Optar pela energia fotovoltaica é uma maneira de ver sua conta de energia baixar e, de fato, fazer uma economia que vale a pena. Enquanto você pesquisa sobre esse projeto que vai mudar a forma de enxergar elétrico dentro da sua casa, entretanto, pode seguir os outros passos para economizar na conta de luz até que seus painéis sejam instalados.

Se quiser fazer uma simulação da quantidade de placas que precisaria para sua casa ou empresa, confira no simulador da Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários