Solar

Dicas para maximizar a eficiência energética com energia solar

Dicas para maximizar a eficiência energética com energia solar

26 de julho de 2023 0 7 min de leitura

Dicas para maximizar a eficiência energética com energia solar

É possível potencializar a eficiência energética com o uso de energia solar. Para isso, será necessário um planejamento adequado, selecionando práticas operacionais inteligentes.

Ao utilizar a energia solar, será possível ter uma série de benefícios em relação à economia de energia, sustentabilidade e o uso por uma fonte de energia renovável.

A energia solar e eficiência energética estão constantemente ligadas, e com o intuito de informar com detalhes como ter uma boa maximização da eficiência energética, a Leveros preparou um conteúdo com dicas. Tenha uma boa leitura! 

Como a energia solar pode ajudar na eficiência energética? 

O uso de energia solar auxiliará na melhora da eficiência energética de várias formas. 

Com a energia gerada através da luz solar contribui para práticas mais sustentáveis, além de contribuir na redução do consumo de energias convencionais.  

É uma fonte de energia limpa e renovável

A energia solar é conhecida por ser uma fonte que não emite gases de efeito estufa e poluentes durante a sua geração. 

Ela é uma fonte limpa, que garante uma melhoria para a qualidade do ar e para as questões de saúde pública.

Gera uma boa economia financeira

A instalação de painéis solares gerará economias significativas nas contas de luz considerando um longo prazo. 

Em indústrias onde o consumo de energia consuma a ser elevado, a adoção pelos sistemas de energia solar vem em uma crescente. 

Isso ajuda a impulsionar a transição de outras empresas da indústria a uma matriz energética sustentável. 

Entre as vantagens econômicas, está a redução no valor final da conta de energia. Ao gerar a sua própria eletricidade, será possível diminuir a dependência por uma rede elétrica convencional.

Em alguns locais, governos oferecem alguns incentivos fiscais, subsídios e programas de financiamento para a implementação do sistema de energia solar. 

Esse incentivo inicial ajudará durante o processo de instalação e pode ajudar a ter um retorno financeiro mais rápido. 

Além disso, o valor investido no painel fotovoltaico logo é reduzido, pois rapidamente as economias são notáveis na conta de energia. 

Promove a sustentabilidade na empresa

Ao aderir à utilização de sistemas de energia solar, indústrias, empresas e indivíduos vão passar uma imagem de compromisso com a sustentabilidade, gerando uma responsabilidade ambiental. 

A energia solar desempenha uma função crucial para reduzir a utilização do carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. 

Geração bem distribuída

Quando instalados em telhados de empresas e indústrias, a geração de energia será bem distribuída.

Com a eletricidade sendo produzida no próprio local, será possível reduzir as perdas de energias que podem ocorrer em transmissões mais distantes. 

Dicas para otimizar a eficiência energética com energia solar

Para aproveitar ao máximo a contribuição da energia solar para ter uma boa eficiência energética, é importante seguir alguns passos, para assim otimizar o uso de energia.

Aproveite o máximo possível da radiação solar

Os painéis solares devem ser instalados em pontos estratégicos, como em locais que tenham uma boa exposição solar, permitindo uma boa capacitação da luz solar durante o dia.  

Para uma boa exposição, os painéis devem ser instalados direcionados para o hemisfério sul ou norte, captando assim uma maior quantidade de luz solar. 

Utilize as tecnologias de ponta 

Opte por tecnologias avançadas de células solares para, de maneira estratégica, conseguir maximizar a eficiência energética e toda a produtividade dos sistemas solares.  

As células solares estão sempre passando por evoluções, e as tecnologias buscam sempre melhorias para assim tornar os sistemas solares eficazes. 

Entre as principais tecnologias de ponta de células solares estão os painéis silício monocristalinos e painéis policristalinos

Painéis monocristalinos

O painel silício monocristalino é considerado um dos mais eficientes e utilizados na indústria fotovoltaica. As suas células são fabricadas por meio de um único cristal de silício, proporcionando uma estrutura resistente para converter a luz solar em eletricidade.  

São conhecidos por sua alta eficiência de conversão, representando uma maior geração de energia, comparando com outras tecnologias utilizadas para os painéis solares. 

Além disso, os painéis monocristalinos também oferecem outros benefícios, como:

    • vida útil prolongada: costumam ter uma durabilidade de até 30 anos;
  • bom funcionamento em locais com baixa quantidade de luz;
  • otimiza o espaço: se tornam ideias para locais que possuem um espaço mais compacto;
  • impacto positivo para o meio ambiente.

Painéis policristalinos

Também são amplamente utilizados e diferentemente dos painéis monocristalinos, o policristalino é fabricado com vários cristais de silício. 

Entre suas características e vantagens estão:

  • baixo custo inicial;
  • bom desempenho em altas temperaturas;
  • vida útil longa;
  • baixo impacto ambiental:

Na hora de escolher a tecnologia de painel solar, é importante que você considere fatores como eficiência, durabilidade, custos e compatibilidade com as condições de onde ele será instalado. 

Com um bom investimento, rapidamente suas metas financeiras e sustentáveis serão alcançadas. 

Escolha inversores eficientes

A escolha por bons inversores será essencial para você conseguir maximizar a eficiência energética com êxito. 

Os inversores são responsáveis pela conversão da energia solar em eletricidade para ser utilizada em residências, indústrias, comércios e outros locais. 

No mercado, existem diferentes tipos de inversores e cada um apresenta sua característica e funcionalidade. Os mais comuns são:

  • inversor de string: também conhecidos com inversores convencionais, que convertem corrente contínua em corrente alternada, possibilitando o uso em equipamentos elétricos;
  • microinversores: são instalados individualmente em cada painel solar;
  • inversores centrais: costumam ser utilizados em sistemas de grande porte, onde várias string de painel solar, podem ser conectadas em um único inversor.

Escolher o inversor correto, para determinada função, ajudará a otimizar o rendimento do painel solar, contribuindo para a eficiência do sistema.

Realize monitoramentos e manutenções 

Com um sistema possuindo um bom monitoramento e manutenções em dia, será possível maximizar ainda mais a eficiência energética, além de garantir uma longa vida útil para o painel.

Os monitoramentos podem ser feitos de diferentes formas, com sistemas, aplicativos e plataformas online que alguns painéis disponibilizam. Assim será possível analisar e visualizar o desempenho do sistema em tempo real. 

Já em relação à manutenção, é importante que seja periodicamente realizado:

  • limpezas; 
  • inspeções visuais;
  • checagem dos inversores;
  • verificação das conexões.

Lembre-se que é importante ter um registro de todas as manutenções realizadas, pois será importante na hora da checagem do desempenho do painel ao longo de um tempo. 

Seguindo esses passos, você conseguirá maximizar a eficiência energética com o uso de energia solar. 

Se está pensando em mudar a sua placa solar, confira o conteúdo com informações sobre os cuidados necessários ao escolher uma placa solar e o que deve ser avaliado. 

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários