Dicas

Qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split?

Qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split?

30 de agosto de 2021 0 4 min de leitura

Qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split?

Diferença entre ar-condicionado inverter e split

Você já se perguntou qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split enquanto procurava um aparelho para sua casa? Se sim, acompanhe este artigo aqui, no blog da Leveros, para sanar suas dúvidas.

Antes de tudo, porém, precisamos deixar claro que quando falamos em inverter e split nós não estamos comparando duas coisas semelhantes. A primeira é uma tecnologia que muda o ritmo de funcionamento do motor do dispositivo, enquanto a última se trata de uma categoria de aparelhos e sua divisão em unidades.

A comparação mais certa a se fazer quando falamos em ambas as coisas não é entre uma e outra, mas entre cada uma delas e o ar-condicionado convencional. Este é aquele modelo mais antigo, que foi o primeiro a chegar no mercado brasileiro. Parece confuso? Explicaremos agora como fazer essa diferenciação.

Split versus ar-condicionado de janela

Como já dissemos, para saber qual a diferença entre ar-condicionado split e inverter é preciso entender como cada um desses modelos se compara ao aparelho convencional. Vamos, então, explorar as características de cada um deles agora.

O ar-condicionado split se diferencia do mais convencional — em geral, o “de janela” — devido à sua divisão em duas unidades. O nome dessa categoria, inclusive, vem do verbo em inglês “to split”, que significa “dividir”.

Uma das unidades é colocada do lado de fora do ambiente refrigerado e recebe o nome de “condensadora” devido ao papel que exerce no resfriamento do ar. Já a outra, chamada de “evaporadora”, é instalada dentro do cômodo e realiza a distribuição desse ar no local.

Ambas são conectadas por meio de uma tubulação de cobre que passa por dentro das paredes da casa ou estabelecimento comercial. A diferença do split para o ar-condicionado de janela é que este tem todas as peças em uma única unidade, que é instalada em um vão na parede do cômodo refrigerado.

Compressor inverter versus convencional

A outra parte da comparação para saber qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split, mas que deve ser comparada separadamente em relação ao dispositivo convencional, é a do tipo de motor.

Quando falamos em ar-condicionado inverter, estamos nos referindo ao equipamento de refrigeração que possui um motor diferente dos mais comuns. Ao contrário dos demais, ele funciona de maneira contínua e variada.

Isso significa que ele está sempre ligado, refrigerando o ambiente constantemente a um determinado nível de sensação térmica. Os benefícios do ar-condicionado com compressor inverter incluem a maior velocidade na mudança de temperatura, refrigeração mais agradável e sem grandes oscilações, além dos menores gastos.

Enquanto o compressor convencional muda de velocidade conforme atinge a temperatura desejada, além de ser ligado e desligado frequentemente, ele consome mais energia elétrica. Um ar-condicionado inverter pode ser até 60% mais econômico que os demais.

Como entender essas duas categorias?

Vimos, então, que a dúvida em relação à diferença entre ar-condicionado inverter e split tem uma resposta simples: cada modelo traz um tipo de benefício diferente, e é mais fácil defini-los em comparação aos modelos convencionais.

Enquanto você estiver pensando em como escolher ar-condicionado, é possível optar por um dispositivo que conte com ambas as tecnologias ao mesmo tempo. É comum, inclusive, que aparelhos split tenham compressores inverter, por se tratarem de opções mais inovadoras no mercado.

Ambas as categorias se complementam, cada uma trazendo um tipo de benefício diferente ao usuário. Portanto, quem deseja adquirir um ar-condicionado mais moderno, econômico e eficiente pode escolher um que seja split e inverter ao mesmo tempo.

Ao escolher um aparelho para refrigerar sua residência, além de pensar nessas duas tecnologias você pode adquirir um modelo com funções adicionais, como a do ciclo reverso, também conhecido por “quente e frio”.

Ar-condicionado split e inverter na Leveros

Em nossa loja você encontra diversas opções de ar-condicionado. Temos desde os dispositivos mais clássicos até os inovadores modelos inverter e split feitos por diferentes fabricantes.

Escolha o melhor ar-condicionado para sua casa ou ambiente comercial considerando as suas necessidades. Precisa de um aparelho que refrigere sem oscilação de temperatura? Recomendamos o inverter! Procura por uma máquina menos barulhenta? Então o split é seu amigo.

Aproveite, então, que você já sabe qual é a diferença entre ar-condicionado inverter e split quando tentamos categorizar esses equipamentos e escolha seu preferido para levar para casa. A Leveros entrega seus produtos em qualquer região do Brasil.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários