Solar

Entenda a diferença entre energia solar e eólica

Entenda a diferença entre energia solar e eólica

09 de junho de 2023 0 6 min de leitura

Entenda a diferença entre energia solar e eólica

A busca por fontes de energia renováveis tem se intensificado nos últimos anos, entre as mais promissoras, encontra-se a energia solar e a energia eólica. Ambas são alternativas sustentáveis em comparação aos combustíveis fósseis. 

Conheça a seguir a diferença entre energia solar e eólica, o que são e como funcionam, em uma análise das vantagens de cada uma para um futuro mais consciente. 

O que é energia solar e como funciona? 

Primeiramente, é importante entender que a energia solar é uma fonte de energia renovável, obtida a partir da luz do sol. A energia é gerada por meio de painéis solares expostos à incidência solar e transformada em eletricidade ou calor por um inversor solar para o uso residencial, comercial ou industrial. 

O funcionamento básico da energia solar é dado pela captura da luz solar por módulos fotovoltaicos compostos por células de materiais semicondutores, que conseguem transformar a luz solar em energia.

Quando os raios solares atingem a superfície do painel, as células fotovoltaicas ativam os elétrons e geram uma corrente elétrica contínua (CC).

Cada célula reúne uma pequena quantidade de energia. Assim, quanto maior for o painel solar, ou seja, quanto mais células ele tiver, mais energia solar será produzida. 

O inversor de energia solar é o dispositivo responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada (CA), usada pela maioria dos eletrodomésticos. Por isso, esse item é essencial para tornar a energia solar compatível com o padrão de eletricidade.

Outra modalidade da energia solar é a de aquecimento solar, em que a luz do sol é usada para aquecer a água e o ar.

Os condutores solares térmicos absorvem o calor do sol e transferem ao fluido para aquecer ambientes ou fornecer água quente.

O que é energia eólica e como funciona?

A energia eólica é outra fonte de energia renovável. Nesse caso, gerada pelo vento e transformada em eletricidade por turbinas eólicas. 

Esse tipo de energia funciona com a produção de eletricidade pelo gerador elétrico conectado às hélices das turbinas.

Com a captura do vento, a força do ar faz as hélices girarem, e essa energia é enviada para os geradores produzirem eletricidade.

Existem diferentes tipos de turbinas eólicas, incluindo as de eixo horizontal e as de eixo vertical.

As turbinas eólicas de eixo horizontal são mais comuns, apresentam alta eficiência e o eixo de rotação paralelo ao solo, são amplamente utilizadas em áreas agrícolas, onde as turbinas são agrupadas para aumentar a capacidade de geração.

Principais diferenças entre energia solar e eólica

Em suma, a energia solar utiliza a luz do sol para gerar eletricidade, e a energia eólica aproveita a força dos ventos, mas existem outros pontos de diferenciação, conheça os principais a seguir. 

Corrente de energia elétrica

A primeira diferença da energia solar para a energia eólica é que a energia solar é produzida em corrente contínua, e a energia eólica, em corrente alternada.

Isso significa que alguns modelos de aerogeradores podem ter conexão direta à rede elétrica, enquanto o sistema de energia solar precisa do inversor solar para possibilitar o uso da energia solar.

Tamanho da instalação

Ao comparar a energia solar e eólica, é possível perceber que a geração de energia eólica demanda por uma área maior do que a energia solar.

Os parques eólicos têm que ser em lugares amplos e, por isso, são construídos em regiões específicas, onde tem o espaço e a incidência de ventos disponíveis.

Já os painéis solares, não estão restritos a nenhum local, e podem ser instalados em qualquer superfície de contato com o sol.

Turbina eólica x painel solar

A potência de energia gerada por uma turbina eólica está relacionada à sua altura. Quanto maior a torre, maiores serão as hélices e a área de captação da energia.

Por outro lado, os painéis solares podem ser colocados no solo, sem a necessidade de estar no alto para captar a luz solar, já que a irradiação que chega ao plano já é suficiente.

Preços

Além das diferenças de captação e das estruturas, o preço é um fator de diferença entre energia solar e energia eólica, sendo importante considerar não só o custo inicial, mas o de todo processo, além do retorno financeiro.

No caso da energia solar no modo convencional, o investimento envolve a compra dos painéis fotovoltaicos, ferramentas e serviços para a instalação e funcionamento do sistema. 

Já a energia eólica, tem a limitação de que as turbinas não são instaladas em tantos locais como os painéis solares, restringindo a sua aplicação e encarecendo os serviços. 

Vantagens da energia solar e eólica

Como energias renováveis, a energia solar e eólica promovem uma série de benefícios aos consumidores, principalmente pelo aproveitamento econômico e ecologicamente correto. O investimento é compensado com o desconto de até 95% na conta de luz.

Ambas as energias demonstram a importância de optar por opções não poluentes, pois não emitem gases de efeito estufa que prejudicam a camada de ozônio.

São fontes inesgotáveis e gratuitas, representando o caminho ideal para a população mundial reduzir o gasto de energia elétrica ao longo dos próximos anos.

O destaque que torna a energia solar ainda mais vantajosa e viável do que a energia eólica é que, além de ocupar menos espaço, os investimentos estruturais necessários são menores.

Isso significa que a energia solar oferece uma relação custo-benefício mais atrativa, valoriza o imóvel com durabilidade, o que a torna favorável em muitas operações.

Invista em um sistema de energia solar com a Leveros Solar!

As energias renováveis desempenham um papel crucial na transição para uma realidade com economia de energia e cuidado ao meio ambiente.

Agora que você sabe a diferença entre energia solar e eólica, invista em qualidade de vida com o uso de energia limpa! 

Enfim, continue a leitura sobre o assunto no conteúdo com curiosidades sobre a energia solar.

A Leveros Solar é especializada em projetos de energia solar e conta com uma equipe de integradores parceiros credenciados em todo o Brasil para otimizar o seu consumo energético, converse com os especialistas e descubra o quanto você pode economizar!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários