Solar

Diferença entre energia solar e energia fotovoltaica

Diferença entre energia solar e energia fotovoltaica

04 de junho de 2021 2 2 min de leitura

Diferença entre energia solar e energia fotovoltaica

Qual a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica?

Uma dúvida super comum e que tem estado cada vez mais em pauta devido ao crescimento na busca por fontes de energia renováveis é a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica. Afinal, ambas vêm do Sol, correto? Sim!

Mas, geralmente, quando falamos sobre a energia solar, a maior parte das pessoas está se referindo à energia térmica – aquela que é usada para aquecer a água -, enquanto a energia fotovoltaica é aquela em que é revertida em energia elétrica para alimentar eletrodomésticos, lâmpadas etc.

As duas partem do mesmo “princípio”, que é o de captar o calor do sol e transformá-lo em eletricidade (energia fotovoltaica) ou térmica (energia solar térmica). Esta última não tem muito segredo: é instalado um coletor solar, que transforma a radiação em calor, e um boiler, que armazena a água e a mantém quente.

Já a energia solar fotovoltaica exige um pouco mais de investimento para a instalação do sistema, que é composto por placa solar, inversor e medidor bidirecional de energia, e obrigatoriamente necessita de um projeto para instalação.

Um dos maiores benefícios oferecidos pela energia fotovoltaica é o de não te deixar suscetível aos preços praticados pelas distribuidoras da energia elétrica, ainda mais em tempos de bandeira vermelha na conta. Além disso, também podemos citar:

  • Economia na conta de energia de até 95%
  • Excelente investimento, rendendo até 5x mais que a poupança
  • Geração de energia por até 25 anos
  • Fácil manutenção
  • Produção de energia limpa e renovável

Agora que você entendeu a diferença entre a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica, já sabe que ambas podem ser super úteis para a sua casa e econômicas para seu bolso. Fale com um especialista no assunto, conte com a Leveros!

Saiba mais sobre o assunto, confira os posts que preparamos!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários