Solar

O que é energia fotovoltaica? Descubra!

O que é energia fotovoltaica? Descubra!

30 de setembro de 2022 0 3 min de leitura

O que é energia fotovoltaica? Descubra!

O Brasil é um país tropical e que tem boa incidência de sol, independente das estações do ano. A este fato, junta-se o interesse cada vez maior das pessoas em usar energias renováveis para ter um cotidiano mais sustentável e, claro, economizar em longo prazo. 

Surgem, então, alternativas para a obtenção de energia elétrica, mas você sabe o que é energia fotovoltaica? Ela é um dos tipos de geração de energia por meio do calor produzido pelo contato direto com o sol.

Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre esse sistema e como ele pode ser vantajoso para sua necessidade. Acompanhe!

Entenda o que é a energia solar fotovoltaica

Basicamente, a energia solar fotovoltaica é a luz do sol captada por placas, que passam por um processo de transformação em energia elétrica.

Quando sincronizadas com o sistema de distribuição de energia local, é capaz de oferecer eletricidade para o imóvel onde foi instalada.

Considerada uma fonte renovável, sustentável e limpa de energia elétrica, portanto, é amiga do meio ambiente e usa recursos que já existem, como a luz do sol, para transformar em outro recurso, no caso a energia elétrica, para que sirva aos usuários que contratam esse sistema.

A transformação da energia solar em energia elétrica se dá pelo meio fotovoltaico, ou seja, quando as partículas da luz incidem diretamente sobre os átomos que estão no painel.

Começa, então, um movimento de elétrons para criar uma corrente elétrica, que é o que será utilizado como energia dentro da sua casa, com aquecimento da água, funcionamento de eletrodomésticos, entre outros.

Benefícios da energia fotovoltaica

Quando se fala em vantagens de optar pelo sistema de energia solar, há uma lista de benefícios que favorecem seus usuários. 

Confira os principais deles:

  • redução na conta de luz: esse é um benefício que já começa a ser observado no primeiro mês, é possível economizar muito com a energia elétrica fotovoltaica. A maioria das pessoas que têm esse sistema paga somente o mínimo da concessionária que administra a energia na região, que é um valor simbólico;
  • economia em longo prazo: por mais que o sistema tenha um custo inicial, em poucos anos, somente com a economia da conta de energia, é possível pagá-lo;
  • sustentabilidade: a energia fotovoltaica é um recurso renovável, ou seja, você estará contribuindo com a natureza usando um recurso que ela já oferece, sem recorrer a outras fontes que não são sustentáveis;
  • baixa manutenção e longa vida útil: a manutenção do sistema de energia fotovoltaica é quase zero e dura muitos anos, não precisando se preocupar em trocar ou substituir nenhum item do kit;
  • valorização do seu imóvel: uma casa que já tenha instalado o sistema de energia fotovoltaica é muito mais valorizada no mercado, por já trazer um equipamento que gera energia sem altos custos na conta de luz e, ainda, é um sistema moderno e que será ainda mais usado no futuro.

Agora que você já sabe o que é energia fotovoltaica, fica fácil saber por que ela tem feito tanto sucesso no Brasil, já que só traz vantagens, mesmo em relação a outros sistemas, como o de aquecimento solar, que é responsável apenas pelo aquecimento da água de modo mais simples. 

Faça uma simulação gratuita deste investimento na sua casa agora mesmo!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários