Solar

Energia solar no Brasil: privilégios da questão climática

Energia solar no Brasil: privilégios da questão climática

01 de março de 2024 0 5 min de leitura

Energia solar no Brasil: privilégios da questão climática

Quando se fala em recursos naturais para geração de energia, eles podem ser escassos ou mesmo instáveis. Por isso, é importante investir em fontes alternativas e renováveis, como a energia solar no Brasil, cujo potencial atual de produção e distribuição está no top 10 mundial.

As medidas sustentáveis trazem diversos benefícios significativos para a economia e a sociedade brasileira, podendo gerar empregos, independência energética, inovação e muito mais. 

Vamos entender neste blogpost como a adoção da energia fotovoltaica no Brasil pode ser um privilégio, tendo em vista a questão climática no país. Boa leitura! 

Qual a situação da energia solar no Brasil?

O Brasil possui uma das maiores incidências solares do mundo, para se ter uma ideia, em capacidade energética para energia solar, o país ocupa o oitavo lugar no ranking mundial, segundo a ABENS (Associação Brasileira de Energia Solar). 

Isso quer dizer que empresas, residências, instituições de ensino e indústrias de modo geral podem se beneficiar dessa energia limpa.

A situação da energia fotovoltaica no Brasil é muito promissora, já que possui distância suficiente da linha do Equador para se beneficiar dos raios solares a maior parte do ano. 

Isso ocorre até mesmo nos estados da região sul, como o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde é possível aproveitar a geração de energia solar, mesmo nos períodos de inverno, já que a irradiação solar ainda é muito forte, quando comparada com países europeus, como a Alemanha.

Afinal: qual a importância da energia solar para o Brasil?

Os recursos em forma de energia renovável trazem várias vantagens, desde a autonomia energética nacional até impactos positivos na economia e na sociedade, como a criação de empregos e a redução dos gastos com energia.

Entenda mais sobre os benefícios da energia renovável no Brasil:

1 – Independência energética

O Brasil ainda é dependente de combustíveis fósseis importados, aumentando os custos tanto na importação quanto na distribuição, além de não serem renováveis.

Com a expansão das energias limpas e sustentáveis, podemos ver a redução dessa dependência, promovendo a autonomia e eficiência energética do país.

2 – Desenvolvimento regional

Os projetos de energia solar podem impulsionar, por exemplo, o desenvolvimento em áreas rurais e remotas. Assim, locais onde a energia não chegava, hoje, têm a possibilidade de usufruir dessa fonte para atividades rotineiras que antes dependiam de geradores movidos à combustível. 

3 – Redução dos gases de efeito estufa

Conforme a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a geração global de energia solar em 2019 evitou emissões de CO2 equivalentes a aproximadamente 2 bilhões de toneladas métricas em comparação com fontes de energia convencionais.

Além disso, a substituição de fontes de energia poluentes por energia solar contribui para a melhoria da qualidade do ar, reduzindo a emissão de poluentes atmosféricos prejudiciais,  como os óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2).

4 – Fonte renovável

O brilho solar é um recurso natural inesgotável, por isso, é uma matriz energética altamente limpa e lucrativa. Dessa forma, investir em painéis solares residenciais e até de nível industrial tem se tornado uma ótima opção para os desafios climáticos.

Dentre os desafios e intercorrências climáticas, podemos citar a seca, que pode influenciar negativamente se a dependência de recursos hídricos for maior, como as hidrelétricas.

5 – Impacto Econômico e Social

Diversos setores e vertentes da fonte de energia solar proporcionam a geração de empregos, podemos ver oportunidades desde a fabricação dos painéis e inversores, pesquisa e desenvolvimento, vendas, marketing, treinamentos e até o desenvolvimento de projetos.

Além do emprego, o impacto social pode ser visto em situações onde a energia solar proporciona o acesso à educação e saúde em regiões de difícil acesso, como em locais ribeirinhos, e nas áreas mais distantes, por exemplo, a zona rural. Assim, todos são beneficiados.

Quais os principais desafios e perspectivas futuras?

As fontes de energias mais sustentáveis, como a solar, dependem de soluções inovadoras e ambientalmente amigáveis.

No entanto, como toda jornada de transformação, a adoção da energia solar no país não está isenta de desafios, conheça-os a seguir e encontre as perspectivas futuras: 

  • Políticas Públicas: o aprimoramento de políticas públicas ainda precisa melhorar, já que o acesso a incentivos e financiamentos ainda é muito limitado, o que acaba atrasando o processo de implementação da energia renovável no país.
  • Investimento: a participação de grandes empresas e investidores no setor, pode ser  fundamental para a aceleração da instalação, já que o mercado de energia solar no Brasil tende a crescer e se tornar uma potência mundial.
  • Conscientização: o futuro da energia solar brasileira ainda depende da conscientização sobre o assunto, por isso, implementar esse conhecimento em escolas do setor público e privado e ainda trazer a pauta em comunidades urbanas e rurais pode melhorar a visibilidade do potencial solar que o Brasil possui.

Gostou do conteúdo? Entenda sobre a energia solar no verão e descubra se vale a pena investir. Continue no Blog Leveros Solar e saiba tudo sobre esse recurso energético!

Fontes:

GOV Brasil Bate Recorde em Energia Solar:
https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/brasil-bate-recorde-de-expansao-da-energia-solar-em-2023

Matéria G1 Energia Solar:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2023/05/03/energia-solar-no-brasil-uma-realidade-que-nao-para-de-crescer.ghtml

UOL:

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2023/03/21/brasil-entra-no-ranking-dos-dez-maiores-paises-com-energia-solar-do-mundo.htm#:~:text=O%20ranking%20%C3%A9%20liderado%20pela,(20%2C9%20GW).

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários