Solar

Como a energia solar diminui a conta de luz?

Como a energia solar diminui a conta de luz?

16 de junho de 2023 0 6 min de leitura

Como a energia solar diminui a conta de luz?

A energia solar se destaca como uma das soluções mais eficazes e ecologicamente responsáveis para a geração de eletricidade. Além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente por ser uma energia limpa, a energia solar também reduz consideravelmente a conta de luz. 

Com a leitura deste artigo, você entende como a energia solar diminui a conta de luz e por que vem se popularizando como uma opção atraente para os consumidores interessados em economizar dinheiro e energia. Boa leitura!

O que é energia solar e como funciona? 

Para entender sobre a conta de energia solar, é preciso saber o que é e como funciona a energia solar. Um sistema de energia solar atua a partir da captação da luz do sol por painéis solares formados por células fotovoltaicas que transformam a luz solar em energia.

A energia solar é uma fonte de energia renovável, que pode ser usada em residências, comércios e indústrias, representando uma alternativa mais econômica e sustentável de consumir energia, quando comparada com a energia elétrica convencional.

Quanto maior a quantidade de painéis instalados, mais energia solar é gerada. Os raios solares entram em contato com as placas solares e geram a corrente elétrica contínua (CC). 

Os aparelhos eletrônicos costumam funcionar em corrente alternada (CA), então, é necessário um inversor solar para realizar a conversão de corrente contínua para alternada e transformar a energia solar em uma energia compatível e pronta para ser utilizada.

Economia na conta de energia solar 

O investimento em energia solar apresenta uma economia de até 95% na conta de luz. O valor não chega a zerar, ou seja, quem tem energia solar paga conta de luz, mas os descontos são altos e o retorno financeiro é garantido com tanta diferença a cada mês.

Mesmo que o consumidor gaste menos energia do que os seus  painéis produzem, ainda é necessário pagar uma taxa mínima, geralmente, associada aos custos de manutenção e operação da rede elétrica, cobrados independentemente do consumo individual.

A taxa mínima é paga por estar conectado à rede elétrica, composta pelas despesas de disponibilidade da energia e pela tarifa de iluminação.

O preço varia conforme o modelo de consumo, multiplicando o valor de kWh (quilowatt-hora) pela parcela cobrada conforme a modalidade do contrato, e ainda somado com a taxa de iluminação da região.

A eletricidade produzida pela energia solar não é consumida diretamente após a sua geração. Na verdade, ela é convertida em créditos de energia, utilizados para dar os descontos na conta de luz, como parte de um esquema de compensação de energia.

Quando um sistema de energia solar gera mais eletricidade do que é consumido, a energia solar excedente é enviada de volta à rede elétrica da região, podendo ser utilizada por qualquer unidade de consumo que necessite de energia, como uma forma de empréstimo. 

A concessionária registra a quantidade de energia extra fornecida e oferece créditos correspondentes para serem abatidos na conta de luz.

Assim, a energia solar minimiza a dependência do cliente com a empresa de distribuição de energia elétrica, sendo o pagamento composto apenas por tarifas obrigatórias e pela diferença, se tiver, entre a energia consumida e a energia solar gerada.

Como funciona a conta de luz com energia solar? 

A crescente preocupação com a sustentabilidade e o aumento das tarifas de energia elétrica impulsionam a procura por fontes de energia renováveis.

Os custos com a compra e instalação de painéis solares estão cada vez mais acessíveis, representando um ótimo investimento para reduzir os gastos com a conta de luz e ter um retorno financeiro.

O dinheiro investido na energia solar é gradualmente recuperado pelo desconto na conta de energia. No entanto, é importante ter em mente que o retorno não é instantâneo, a economia é percebida ao longo do tempo, dependendo da captação de energia dos painéis solares e do valor da tarifa de energia da região que está sendo compensada.

A conta de energia elétrica após a instalação da energia solar exibe detalhadamente os dados de produção e do consumo, mostrando tanto a quantidade de kWh que a unidade injetou na rede elétrica quanto a quantidade que consumiu.

Caso o usuário não consuma toda a energia que o sistema produziu, não é preciso pagar por kWh excedente, apenas pela taxa mínima da concessionária, e a diferença será adicionada a um saldo acumulado.

Nos dados de consumo da conta, está a informação sobre a “energia injetada” na rede elétrica. Esse dado representa a quantidade de kWh gerados pelo sistema solar abatidos do gasto total mensal.

O restante dos kWh gerados é adicionado ao saldo acumulado, que é o total de kWh não descontados que o consumidor ainda possui disponível.

Caso o sistema tenha gerado mais energia do que foi consumido em um determinado mês, os créditos serão acumulados e poderão ser utilizados futuramente.

Por outro lado, se for gerada uma quantidade menor de energia do que a consumida em um mês subsequente, é possível compensar a diferença utilizando os créditos acumulados de meses anteriores.

Diminua a sua conta de luz com a ajuda da Leveros Solar

Quer ter economia na conta de luz com energia solar? Chegou a sua hora de instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empreendimento! 

A energia solar é vantajosa para todos que desejam adotar uma postura consciente em relação ao gasto de energia. Ao saber como a energia solar diminui a conta de luz, o próximo passo é investir nessa fonte de energia e promover o consumo econômico.

Por fim, para aproveitar todos os benefícios da energia solar, é essencial contar com profissionais altamente qualificados. Na Leveros Solar, uma rede de integradores parceiros está credenciada em todo o país, prontos a oferecer total confiança e proporcionar o máximo desempenho e economia em sua jornada rumo a energia limpa.

Enfim, continue informado sobre o assunto com o conteúdo sobre dicas para economizar na conta de luz aqui no blog da Leveros Solar.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários