Solar

Energia solar e aquecimento solar: quais as diferenças?

Energia solar e aquecimento solar: quais as diferenças?

29 de setembro de 2022 0 3 min de leitura

Energia solar e aquecimento solar: quais as diferenças?

O tempo passa e as informações, felizmente, chegam mais facilmente aos consumidores. Dessa forma, muitas pessoas têm se conscientizado e entendido que opções mais sustentáveis no dia a dia são uma forma de respeitar o meio ambiente e tornar os recursos mais duráveis. 

Com o passar dos anos, também, surgem novas técnicas e sistemas que se adaptam melhor às necessidades humanas, como é o caso da energia solar e do aquecimento solar.

Muitas pessoas pensam ser a mesma coisa, mas há algumas diferenças entre esses sistemas. Neste artigo, você vai conferir quais são elas!

 

As diferenças entre energia solar e aquecimento solar

Os equipamentos para a coleta dos raios solares são diferentes nesses dois sistemas, a seguir, veja como eles podem ser separados.

Aquecimento solar

A energia solar necessita de equipamentos mais simples, pois o trabalho é captar energia do sol e convertê-la em calor para a água. Para isso, são precisos:

  • boiler: equipamento normalmente feito em cobre ou polipropileno, que armazena a água e a mantém quente até seu uso;
  • coletor solar: tubos que absorvem a energia do sol e a transformam em calor;
  • bomba de circulação: é por ela que o calor passa do coletor para o boiler, sempre regulando para que não seja usada energia elétrica no processo.

Através da energia solar, por ser um equipamento mais simples, o resultado é o aquecimento da água, ou seja, apenas o aumento de sua temperatura.

É importante lembrar que se a temperatura estipulada pelo usuário não for atingida por falta de incidência de sol, a energia elétrica é automaticamente acionada.

Energia solar fotovoltaica

O sistema de geração de energia solar é mais complexo, portanto, pode trazer maiores resultados. Neste caso, eles não são só capazes de aquecer a água, mas sim de gerar energia elétrica com o calor do sol

Veja a seguir os equipamentos usados nesse sistema:

  • módulos fotovoltaicos: essas placas, instaladas normalmente no telhado da casa, possuem células fotovoltaicas, capazes de captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica, não somente no aquecimento da água. Ela pode, inclusive, ser instalada em um local que já tenha sistema de aquecimento solar;
  • inversores: eles recebem a energia elétrica captada e transformada pelos módulos e os sincroniza com o sistema da concessionária de energia, para que sejam gastos na casa em que são usados ou armazenados para uso posterior; 
  • string box: é um tipo de quadro elétrico que tem como função a prevenção de danos e surtos.

A energia solar fotovoltaica é mais completa e pode ser que os benefícios e a economia seja percebida mais facilmente, pois a diminuição na conta de energia elétrica é mais efetiva do que com o sistema de aquecimento solar.

As duas opções oferecem recursos sustentáveis para transformar a energia solar em outro tipo de energia, seja a elétrica, ou no aquecimento da água, ajudando na economia do lar e, também, na renovação dos recursos já existentes.

Se quer saber mais, entenda neste artigo como funciona a energia solar e conte com a Leveros Solar para elaborar projetos personalizados. 

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários