Solar

Energia solar funciona à noite? Saiba agora mesmo!

Energia solar funciona à noite? Saiba agora mesmo!

05 de outubro de 2022 0 3 min de leitura

Energia solar funciona à noite? Saiba agora mesmo!

Quando se fala em energia fotovoltaica, ainda surgem muitas dúvidas, apesar do sistema ser muito vantajoso, um dos principais questionamentos é sobre o funcionamento quando não há luz solar, ou quando está nublado, por exemplo. 

Se essa também é uma dúvida sua, continue a leitura deste artigo. A seguir, você vai entender melhor como funciona a energia solar e se ela é produzida quando o sol não está presente.

Como é o funcionamento da energia solar fotovoltaica

Esse tipo de energia é captada por meio de placas que normalmente ficam instaladas no telhado das casas, onde a incidência de raios solares deve ser direta. 

Quando os raios solares atingem essas placas, os átomos entram em contato com as células fotovoltaicas e os elétrons começam a se movimentar para gerar uma corrente elétrica, que é o que vai formar a eletricidade a que você terá em casa para usar seus equipamentos eletrônicos e aquecer a água.

E quando não tem sol? A energia solar funciona em dias nublados?

Quando há baixa incidência de sol ou nenhuma, como nos dias completamente nublados, por exemplo, as placas de energia fotovoltaicas não funcionam ou têm a captação de luz muito baixa, ou seja, a energia não é armazenada tanto quanto nos dias de sol.

Mas não é por isso que você vai deixar de ter energia elétrica em sua casa.

A energia solar que foi transformada em eletricidade não é utilizada 100% em tempo real, portanto ela fica armazenada e é liberada conforme a demanda da sua casa.

Portanto, em dias nublados, em nada será comprometido o fornecimento de energia.

Energia solar funciona à noite?

Sem a incidência do sol, as placas fotovoltaicas não têm como captar a luz e transformá-la em energia elétrica. Portanto, à noite não há funcionamento da energia solar.

Mas, da mesma forma que a energia é armazenada e usada em dias nublados, à noite acontece o mesmo. O que foi captado e não usado durante o dia, poderá ser utilizado durante o período noturno.

Não existe a possibilidade de você ficar sem seu banho quente ou sem energia por estar sem sol, a não ser que aconteça alguma falha por responsabilidade da geradora.

Mesmo que o dia tenha sido nublado, o sistema tem capacidade de armazenamento suficiente para oferecer energia durante a noite, mesmo não havendo sol durante o dia.

A energia solar residencial ou comercial não cessa, nem durante a noite, tampouco em dias nublados.

E essa é uma das inúmeras vantagens de ter esse sistema em sua casa, além da economia na conta de energia e também à longo prazo, já que ela é capaz de se pagar em poucos anos, apenas com o que você deixa de gastar na conta de luz. 

 

Agora que você sabe que pode contratar o sistema de energia solar sem correr o risco de ficar sem energia elétrica, que tal fazer gratuitamente uma simulação de investimento? Venha falar com um dos parceiros da Leveros Solar e aproveite!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários