Solar

Energia solar funciona em dias nublados? Saiba aqui!

Energia solar funciona em dias nublados? Saiba aqui!

12 de outubro de 2022 0 3 min de leitura

Energia solar funciona em dias nublados? Saiba aqui!

Você pensa em colocar o sistema de energia fotovoltaica em sua casa, mas sempre teve dúvida se vai faltar energia elétrica no dias nublados e sem sol? Essa é a dúvida de muita gente, já que os painéis solares servem para, justamente, captar a energia solar e transformá-la em eletricidade para você.

Mas você sabe se a energia solar funciona em dias nublados? A resposta já está adiantada neste post e é sim!

Mas é importante saber como funcionam os painéis solares e como ela faz para funcionar nos dias sem sol também. Acompanhe para saber tudo sobre energia solar!

Entenda como funciona a energia fotovoltaica

Para saber como a energia solar funciona em dias nublados, é muito importante entender como é o processo de transformação.

No sistema de energia fotovoltaica, são colocadas placas no local mais alto e que está mais em contato com o sol da casa, normalmente o telhado.

Essas placas são produzidas com material que contém células solares. Essas placas são responsáveis por captar a energia solar por meio de materiais semicondutores.

Ao absorver a luz solar, os fótons entram em contato com as células fotovoltaicas e os elétrons vão até a célula de material semicondutor, justamente na parte em que há falta de elétrons.

A partir dessa movimentação, é gerada uma corrente elétrica que é a responsável por trazer energia para sua casa, aquecer a água do chuveiro e das torneiras, se for o caso ligar aparelhos eletrônicos, entre outros.

E é por isso que é preciso escolher com cautela uma empresa de qualidade, que tenha placas feitas com bons materiais, para que sua energia possa ser captada e transformada da melhor forma possível e muitos anos de uso.

Como funciona a energia solar em dias nublados

Durante o dia, as placas de energia vão acumulando o que estão armazenando. À noite, por exemplo, ela usa o que foi armazenado durante o dia para que a água se mantenha aquecida e a energia elétrica funcionando normalmente.

Da mesma forma funciona com os dias nublados. Há um grande armazenamento nas placas solares, que permitem que a corrente elétrica seja criada mesmo sem a presença do sol.

Portanto, se ficar um ou até mais dias nublados, o sistema de energia fotovoltaica tem exatamente esse diferencial de não influenciar e nem deixar faltar energia elétrica.

Uma prova disso é que, normalmente, costuma “sobrar” energia no final do mês. Ou seja, é normal que a casa tenha, mesmo que com dias nublados, uma sobra de energia que pode se converter em créditos até para passar para outra pessoa em descontos na conta.

Isso quer dizer que suas placas de energia solar fotovoltaicas não deixarão você e sua família na mão sem energia, mesmo que passe por um período de chuvas e sem sol.

Agora que você já sabe que pode contar com a energia solar fotovoltaica em todos os dias do ano, seja nos ensolarados ou nublados, vale a pena pensar com atenção nessa solução, que é econômica e repleta de vantagens.

Faça uma simulação de quanto sua casa precisa para viver bem com a energia solar!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários