Solar

Energia solar no verão: vale a pena investir?

Energia solar no verão: vale a pena investir?

13 de outubro de 2023 0 6 min de leitura

Energia solar no verão: vale a pena investir?

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que tem chamado cada vez mais atenção como uma opção sustentável para a geração de eletricidade. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a eficiência e retorno dessa inovação, principalmente para o verão.

Continue a leitura para explorar as questões acerca da energia solar no verão, descobrindo se realmente vale a pena investir nesse tipo de energia. Além de saber quais são as características e benefícios econômicos e ambientais para a estação mais quente. Aproveite a leitura! 

Como a energia solar funciona no verão?

No verão, a energia solar funciona a partir da combinação de fatores ideais para a sua eficiência. Durante a estação, os dias são mais longos e ensolarados, proporcionando um maior tempo de exposição das placas solares aos raios de sol. 

A incidência solar atinge ângulos favoráveis, aumentando a quantidade de luz capturada pelos painéis fotovoltaicos. Assim, na temporada que é sinônimo de sol, a energia solar se destaca como uma fonte de energia limpa e eficaz para a geração de eletricidade. 

No entanto, isso não significa que a produção de energia solar fique prejudicada em outras estações do ano. Muito pelo contrário, a conversão da energia solar é eficiente o ano inteiro, até no inverno.

Afinal, a energia solar vale a pena?

Se você quer saber se vale a pena investir em energia solar no verão, as vantagens começam na base do investimento em energia solar. Essa é uma modalidade de energia renovável, que representa uma alternativa cada vez mais atrativa e econômica no Brasil.

Com a possibilidade de produzir eletricidade por energia solar, os investidores presenciam uma redução significativa das suas despesas com energia, muitas vezes, alcançando a independência energética. É possível receber créditos e descontos em tarifas pela energia excedente, tornando um sistema de energia solar ainda mais vantajoso financeiramente.

Além da economia financeira, a energia solar caracteriza a crescente conscientização da população com um futuro comprometido com a sustentabilidade. Por ser uma fonte de energia sustentável, a energia solar apresenta menor emissão de carbono para a atmosfera em comparação com a energia convencional, gerada pela queima de combustíveis fósseis.

Vantagens de investir na energia solar para o verão

O verão oferece vantagens que vão muito além de aproveitar os dias de sol e calor. À medida que o entendimento sobre a importância da sustentabilidade aumenta, a energia solar ganha força no país, e no verão, as suas qualidades se tornam ainda mais evidentes.

Maior exposição solar

Uma das maiores vantagens do verão para a energia solar é justamente o sol, o elemento principal de todo o sistema. O verão é uma estação na qual o sol costuma aparecer com maior intensidade e frequência, aumentando a exposição dos painéis solares a ele.

Isso garante uma maior quantidade de luz solar disponível para a captação pelas placas fotovoltaicas. Os dias também são mais longos, disponibilizando mais horas para o sistema se manter ativo e produzindo eletricidade, o que se traduz em um funcionamento robusto.

Redução na conta de luz

Com a luz do sol em evidência no verão, os sistemas solares estão em máximo rendimento e costumam produzir ainda mais energia excedente, o que pode ser armazenado ou direcionado de volta para a rede elétrica para ser convertido em créditos nas contas de luz.

A economia com energia solar no verão é uma dos benefícios mais evidentes e gratificantes, chegando a até 95% de redução das despesas de eletricidade. Então, se você tem energia solar na estação mais quente do ano, usar ares-condicionados, ventiladores e refrigeradores por muito tempo não simboliza nenhuma surpresa indelicada para o seu bolso.

O excesso de energia gerada no verão pode ser utilizado nos meses menos ensolarados, com dias nublados e de chuva, assegurando uma economia contínua ao longo do ano todo.

Independência energética

Com a adoção da energia solar, é possível conquistar a independência energética. Uma das vantagens da energia solar no verão é que os sistemas tendem a produzir eletricidade em quantidades além das necessidades energéticas da propriedade. Assim, os proprietários dos imóveis conseguem acabar com a dependência da empresa de energia elétrica local. 

Essa autonomia é fundamental para garantir a segurança e proteção em situações de cortes e quedas de energia, promovendo um fornecimento confiável de eletricidade mesmo em dias com problemas de distribuição da concessionária ou de alta demanda energética.

A independência parcial ou total da rede elétrica tradicional minimiza a submissão aos aumentos de preços exagerados, oferecendo maior estabilidade, controle e previsibilidade.

Preservação ambiental

A energia solar se destaca devido à sua contribuição positiva ao meio ambiente, sendo uma fonte de energia renovável. Com a produção potencializada da energia solar no verão, a chance de ter que recorrer a energias poluentes é bem baixa, sendo um proveito ecológico.

O uso da energia solar diminui a emissão dos gases de efeito estufa, os quais são os principais impulsionadores das mudanças climáticas globais, conservando os recursos naturais.

Baixa manutenção

As instalações de energia solar requerem pouca manutenção, tornando essa tecnologia ainda mais benéfica. A flexibilidade do sistema costuma apresentar baixa necessidade de intervenções e reparos, confirmando o seu aproveitamento no verão sem preocupações.

Com um desgaste mínimo, os painéis solares precisam apenas de limpezas periódicas para remover a sujeira da superfície. Isso contribui para a confiabilidade e durabilidade dos sistemas, e economiza dinheiro, tornando a energia solar uma solução de baixo impacto.

Invista em energia solar com a Leveros Solar! 

Independente da estação, a energia solar é altamente capacitada para proporcionar a economia nas contas de luz como uma fonte de energia ecologicamente correta e produtiva. 

A Leveros Solar é uma empresa renomada pela excelência no setor energético. Aqui, você pode realizar uma avaliação personalizada do investimento em energia solar com parceiros qualificados, valorizando o seu imóvel em até 10% com uma aplicação rentável e flexível.

Não deixe de navegar pelo blog da Leveros para saber mais sobre os benefícios da energia solar no verão.

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários