Solar

Conheça as vantagens da energia solar rural

Conheça as vantagens da energia solar rural

19 de abril de 2023 0 6 min de leitura

Conheça as vantagens da energia solar rural

Muitas pessoas já estão familiarizadas com as vantagens da energia solar. No entanto, nos contextos rurais e no agronegócio, ela pode se tornar ainda mais benéfica e lucrativa! Quer descobrir como essa fonte de energia renovável pode impulsionar o meio rural? Então, não deixe de ler este blogpost!

A Leveros Solar elaborou o conteúdo a seguir, repleto de informações sobre energia solar rural, com destaque para seus benefícios no setor agrícola. Aproveite a leitura!

O que é energia solar rural?

Assim como acontece em propriedades urbanas, a energia solar para propriedades rurais utiliza painéis fotovoltaicos para gerar eletricidade em sítios, chácaras, fazendas, minifúndios e latifúndios.

Essa iniciativa lucrativa beneficia tanto propriedades familiares quanto empresas rurais.

Como funciona a energia solar rural?

Basicamente, o sistema é o mesmo utilizado em outras áreas, onde a luz solar é capturada pelas células fotovoltaicas presentes nos painéis solares instalados em pontos estratégicos da propriedade. 

Antes de entender as particularidades da energia solar para produtor rural, é importante compreender o processo de conversão da luz solar em eletricidade e como tudo acontece: 

  1. células fotovoltaicas capturam a luz solar: os painéis são posicionados em locais estratégicos com ampla exposição solar; 
  2. conversão da luz em energia: a luz solar interage com as células fotovoltaicas e os átomos dos semicondutores criam uma corrente elétrica contínua;
  3. inversor solar: desempenha a função de converter a corrente elétrica contínua para corrente alternada, adequada para uso em equipamentos domésticos e comerciais;
  4. armazenamento e uso: é possível utilizar a energia gerada imediatamente para suprir as necessidades energéticas da propriedade, armazenar o excedente em baterias ou direcionar para o sistema de compensação energética, aproveitando em outros endereços. 

Para entender mais sobre a distribuição e venda para a concessionária ou o rateio de créditos de energia em consórcios e cooperativas, leia mais sobre a fazenda solar e como ela funciona.

Vantagens da energia solar rural no agronegócio

Vale a pena investir em energia solar rural para reduzir custos, ter uma propriedade mais sustentável, autônoma e lucrativa. Conheça os principais motivos para investir no futuro do seu agronegócio!

Economia para o bolso 

Definitivamente, a principal vantagem do uso da energia solar no agronegócio é a economia de dinheiro. Ao utilizar a energia elétrica gerada pelos painéis solares, é possível obter uma economia de energia de 50 a 100% na propriedade. 

O valor economizado varia conforme a tarifa de eletricidade, o tamanho do sistema solar e a média do consumo de energia no local. Dependendo da quantidade de painéis disponíveis, é possível suprir todas as necessidades energéticas do local, incluindo o uso de uma ampla variedade de maquinários agrícolas, sistema de iluminação, refrigeração, irrigação e outros processos automatizados.

Responsabilidade ambiental

Os recursos naturais são indispensáveis em diversos processos do agronegócio e muito se fala sobre a preservação do meio ambiente por meio de ações sustentáveis. A energia solar é amiga do meio ambiente, considerada uma fonte de energia limpa, perfeita para diminuir a emissão de carbono.

Independência no acesso à energia 

Ambientes rurais, geralmente, estão localizados em áreas remotas e nem sempre é possível contar com uma infraestrutura elétrica adequada. 

A energia solar rural garante autonomia energética para ter acesso à eletricidade sem depender do fornecimento externo, contribuindo para a manutenção das atividades agrícolas mesmo em casos de falta de energia.

Valorização da propriedade

Uma propriedade que possui energia solar é mais valorizada entre investidores e compradores do mercado imobiliário. Além de demonstrar que você investiu em um sistema que reduz custos operacionais, essa iniciativa mostra que você tem responsabilidade ambiental, algo que é visto com bons olhos e pode favorecer negócios futuros.

Aproveitamento do solo 

Um solo subutilizado ou com terras impróprias para a agricultura ou pecuária pode causar muitos prejuízos financeiros, a menos que você aproveite esse espaço para criar sua fazenda de energia solar.

O empobrecimento do solo é uma realidade no agronegócio, mas a boa notícia é que você pode montar sua fazenda solar nesse espaço, economizar dinheiro e obter todos os benefícios da energia solar.

A prática agrovoltaica, também conhecida como agrissolar, é ideal para utilizar a terra, evitar o desperdício de recursos e potencializar a geração de energia na propriedade. 

Proteção para o solo

As placas solares criam uma barreira física que evita a radiação solar excessiva, o que é essencial para restabelecer os nutrientes, regular a drenagem de solos inférteis ou fornecer sombra e condições amenas para certos tipos de cultivos. 

Essa é uma vantagem especialmente interessante para regiões que enfrentam escassez de água, pois a estrutura dos painéis solares cria uma barreira que diminui a perda de água por evaporação. 

Incentivos do governo 

O Brasil faz parte da lista de países que possuem políticas de incentivo à energia solar. Seu negócio pode prosperar ainda mais com subsídios, programas de financiamentos e até isenções fiscais destinadas a quem está disposto a investir nessa tecnologia.

Como implementar um projeto de energia solar rural?

Em suma, as etapas de implementação de energia solar na zona rural incluem:

  • avaliação de viabilidade: estimativa da demanda energética, espaço para a instalação e potencial de irradiação solar;
  • dimensionamento do sistema: com base na demanda energética e características do local, é feito o cálculo da quantidade de painéis solares, seguidores e baterias, se necessário, para suprir as necessidades do local;
  • pesquisa e orçamento: faça orçamentos com diferentes fornecedores de sistemas solares, compare o preço, a reputação e a qualidade dos equipamentos; 
  • busca por subsídios e financiamentos: procure por empréstimos, linhas de crédito ou outros programas de financiamento de energia solar para produtor rural;
  • contratação de empresa especializada: para realizar a montagem dos painéis solares, instalação dos inversores e conexão à rede elétrica;
  • implementação de sistemas de monitoramento: para acompanhar o desempenho do sistema solar e identificar possíveis falhas;
  • plano de manutenção: para limpar e inspecionar regularmente os painéis solares, garantindo sua eficiência e vida útil. 

Por fim, aprenda como escolher uma empresa de energia solar confiável para te auxiliar em todo o processo de implementação do projeto. Se você possui uma propriedade rural ou faz parte do setor agrícola, aproveite os benefícios dessa escolha inteligente! 

Para saber mais detalhes sobre como implementar a energia solar rural em sua propriedade, encontre um integrador parceiro entrando em contato com a Leveros Solar para obter orientações e suporte especializado! 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários