Solar

6 motivos para escolher a energia solar

6 motivos para escolher a energia solar

26 de janeiro de 2024 0 6 min de leitura

6 motivos para escolher a energia solar

A energia solar é uma forma de energia limpa, renovável e abundante de gerar eletricidade a partir da luz do sol. Ela é capturada e transformada por meio de dispositivos chamados painéis solares ou fotovoltaicas e uma das principais vantagens da energia solar é a sua sustentabilidade ambiental.

Esse tipo de energia desempenha um papel crucial na busca por fontes de energia mais limpas e tem sido amplamente aceita e utilizada tanto em instalações residenciais quanto em grandes usinas de energia solar.

Isso porque, a luz do sol é uma fonte inesgotável de energia, o que significa que não esgota os recursos naturais e continua a evoluir. Continue a leitura para saber mais sobre a energia solar, que tem se tornado mais eficiente e acessível ao longo do tempo.

Por que a energia solar é boa?

A energia solar é considerada boa por diversas razões. Justamente pela sustentabilidade ambiental, ao contrário dos combustíveis fósseis, que liberam poluentes e provocam as mudanças climáticas, a energia solar não produz emissões de gases de efeito estufa.

De maneira geral, os painéis solares são compostos por materiais semicondutores que absorvem a luz solar e transformam em corrente elétrica contínua. Posteriormente, essa corrente é convertida em corrente alternada e utilizada em diversos ambientes, como:

  • residências;
  • empresas e comércios, incluindo lojas e restaurantes;
  • instalações industriais;
  • prédios governamentais;
  • áreas agrícolas e rurais que não tem acesso à rede elétrica convencional;
  • sistemas de bombeamento de água;
  • estações de carregamento de veículos elétricos e muito mais.

Dessa maneira, a energia solar proporciona uma solução sustentável para as demandas crescentes por eletricidade, garantindo a redução das emissões de carbono e preservação do meio ambiente.

Benefícios e vantagens da energia solar

A energia solar oferece uma ampla gama de benefícios e vantagens que a tornam uma opção atraente e valiosa, ainda mais quando relacionada a transição de um futuro energético mais sustentável.

Redução das contas de energia

Uma vez que os painéis solares são instalados, os consumidores têm a possibilidade de gerar sua própria energia, tornando-os menos dependentes das companhias elétricas e com potência contínua no fornecimento de energia.

Isso torna a energia solar uma opção econômica a longo prazo, especialmente quando comparadas com as fontes tradicionais, cujos preços sofrem alterações com base no mercado de combustíveis.

Ainda há o fato de que, ao usar a energia solar, o consumidor tem uma compensação em forma de créditos debitados na conta de energia, diminuindo a preocupação das bandeiras tarifárias, tornando a economia de energia em até 90%.

Preservação do meio ambiente

Por ser uma fonte de energia exclusivamente dependente do sol, que é uma fonte inesgotável, a geração de energia não produz emissões de gases de efeito estufa, não polui o ar e nem gera resíduos tóxicos, tornando-se a alternativa mais benéfica para o meio ambiente.

Instalação rápida e simples

Muitas pessoas acham que a instalação do sistema de energia solar é complicado, barulhento e de difícil manutenção, porém, os sistemas de energia solar são instalados em média em cinco dias.

A vantagem é que não há necessidade de construir uma infraestrutura para a instalação dos painéis solares, pois a instalação já é feita em cima de estruturas já existentes, como os próprios telhados das casas. O número de placas é variável, dependendo do tamanho do local e da necessidade de energia.

Outro ponto importante é que, normalmente, não são feitas grandes intervenções no imóvel e não é necessário o desligamento da energia por longos períodos.

Manutenção fácil

A manutenção dos sistemas de energia solar é muito simples e de baixo custo, em comparação com outras formas de geração de energia. Por não ter partes móveis ou motores, a manutenção se concentra principalmente na limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos.

É exigida somente em casos onde tem muita poeira e pouca chuva, já que a sujeira é um fator responsável para prejudicar a geração de energia.

Na maioria das vezes as chuvas se encarregam de limpá-los, mas mesmo assim é importante ter certeza de que não existem obstruções que podem diminuir a eficiência e durabilidade do sistema.

Valorização do seu imóvel

A medida que a demanda por fonte de energia limpa e sustentável aumenta, a energia solar se torna um padrão mais comum em imóveis no futuro.

Particularmente importante no verão, em que os dias são mais longos e a luz solar é mais intensa, resultando em uma maior quantidade de luz solar a ser capturada pelos painéis solares, aumentando a produção de energia.

Portanto, ter um sistema solar instalado é uma grande vantagem para aumentar o valor do imóvel em relação a outras propriedades que não possuem essa característica.

Sistema resistente e durável

Os módulos de sistema de energia solar conseguem funcionar adequadamente de 25 a 30 anos. No entanto, muitos painéis continuam a operar com eficiência mesmo após esse período, embora possa ocorrer uma diminuição gradual na produção de energia ao longo do tempo.

Os painéis solares são projetados para resistir às condições climáticas adversas e quanto à durabilidade. Os fabricantes oferecem garantias de desempenho que garantem que os painéis produzam uma porcentagem da capacidade original, geralmente em torno de 80%.

Como escolher energia solar?

Ao escolher um sistema de energia solar, para garantir que a instalação atenda às suas necessidades e expectativas, considere os seguintes pontos:

  • determine por qual motivo você está optado em escolher a energia solar;
  • verifique a localização e a disponibilidade de luz solar;
  • determine a quantidade de espaço disponível para instalação;
  • considere os custos de compra, instalação e manutenção, entre quaisquer demais financiamentos disponíveis;
  • escolha painéis solares de alta qualidade;
  • contrate profissionais que possam garantir a instalação segura e eficaz;
  • avalie se deseja implementar um sistema de monitoramento para acompanhar o desempenho do sistema ao longo do tempo.

Ao considerar esses fatores e avaliar cuidadosamente suas necessidades e metas, você estará melhor preparado para tomar decisões e escolher instalar um sistema de energia solar que seja adequado para a sua residência, empresa ou propriedade.

Energia solar descomplicada é com a Leveros!

A versatilidade e as características únicas da energia solar, só reforçam o quanto ela se torna uma opção cada vez mais importante em direção a um futuro mais limpo e sustentável.

Para ter acesso a todos os benefícios da energia solar, conte com a Leveros, especializada em projetos de energia solar acessíveis e rentáveis para o setor empresarial e residencial, atuando no mercado com mais de 40 anos.

Para saber mais, faça uma simulação e descubra o quanto você pode economizar com a energia solar da Leveros.

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários