Solar

Fazenda solar: o que é e como funciona

Fazenda solar: o que é e como funciona

09 de dezembro de 2022 0 3 min de leitura

Fazenda solar: o que é e como funciona

A energia elétrica é vital para os seres humanos. Hoje, depende-se dela para tudo, praticamente. Por isso, seu consumo é cada vez maior e, portanto, também aumentam as demandas para sua geração, sem esquecer do meio ambiente e das preocupações com os recursos renováveis.

Pensando em aumentar a geração de energia justamente por este motivo, surgiram as fazendas solares, que são grandes áreas onde pode-se observar muitas placas solares que captam a luz do sol e a transformam em eletricidade. Neste artigo, você vai conhecer melhor as fazendas solares e como elas funcionam. Continue a leitura e confira!

O que é fazenda solar

As fazendas solares são também chamadas de usinas solares, ou seja, são grandes locais, normalmente que ficam entre áreas verdes, que recebem as placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica através do sol.

Por terem um grande espaço disponível, essas fazendas fotovoltaicas podem abrigar muitas placas, ou seja, gerar uma quantidade de energia importante e suficiente para atender residências e famílias em sua volta.

Como as fazendas solares distribuem a energia?

Quem não quer instalar o próprio sistema de energia solar em casa ou na empresa, pode negociar esse recurso com o proprietário da fazenda fotovoltaica. Há, basicamente, 4 maneiras de comercializar a energia produzida pelo sol nesses lugares.

Venda para a concessionária

Esse tipo de comércio acontece em grande escala, já que o investimento é grande, ultrapassando os R$ 50 milhões. A fazenda solar vende para a concessionária que administra a energia da região. Esse esquema é muito usado em países como a Alemanha.

Venda para outras pessoas

Quem tem uma fazenda solar e deseja comercializar essa energia para outras pessoas deve ser cadastrado no CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – sendo, ainda, necessário realizar um investimento que parte de mais de R$ 3,5 milhões de reais.

Consórcio

Essa é uma maneira de comercializar a energia elétrica obtida por meio de fazendas solares sem a necessidade de ter um cadastro no CCEE. Os consumidores se reúnem e é feito um rateio dos créditos de energia, mas que deve ser feita apenas por empreendedores que tenham CNPJ.

Cooperativa

Uma boa opção para quem não pode ou não quer instalar as placas de energia, mas que quer usufruir de seus benefícios, como moradores de apartamento, por exemplo. Reúnem-se, por exemplo, 20 consumidores, e eles fazem um rateio dos créditos de energia produzida pela fazenda solar.

A fazenda solar é mais do que um negócio, mas sim uma maneira de comercializar um tipo de energia limpa e ajudar quem não quer ou não pode instalar as placas solares em seu negócio ou empresa. 

Para ter uma fazenda solar, é preciso:

  • ter CNPJ ativo há mais de 1 ano, não podendo ser MEI;
  • possuir um terreno com alta incidência solar para abrigar as placas solares;
  • ter uma empresa de confiança para ajudar no processo de instalação e distribuição de energia.

As fazendas solares são um negócio do futuro, uma tendência que veio para ficar. Optar pela energia fotovoltaica, hoje, é uma decisão inteligente e, portanto, cada vez mais pessoas vão começar a se interessar por esse tipo de negócio.

Quer saber tudo sobre energia solar? No blog da Leveros tem conteúdos interessantes sobre o tema que vão deixar você muito bem informado e pronto para aproveitar os benefícios da energia solar fotovoltaica!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários