Solar

Financiamento de energia solar: como funciona?

Financiamento de energia solar: como funciona?

24 de fevereiro de 2023 0 3 min de leitura

Financiamento de energia solar: como funciona?

Para quem pensa em economizar com a conta de luz, optar por energia solar é uma boa ideia para reduzir gastos e ter uma energia limpa e sustentável. Para esse investimento, é importante saber como fazer um financiamento correto para a energia solar fotovoltaica.

Quer saber como fazer o financiamento para ter energia fotovoltaica em sua casa ou estabelecimento? Continue a leitura do artigo preparado pela Leveros para mais dicas e informações!

Melhores formas de financiamento 

Muitas pessoas e empresas estão buscando gerar a sua própria energia através da energia solar. Hoje em dia, muitas residências, comércios, propriedades rurais, indústrias e outros locais estão economizando ao optar por esse sistema de energia.

Existem diversas formas de fazer o seu investimento, e uma dessas formas é através de uma linha de financiamento solar. Ele é ideal para quem está pensando a longo prazo, afinal, deixará de pagar a conta de energia por cerca de 25 anos, pois um sistema fotovoltaico dura em média esse período. 

Esse financiamento é pago entre 5 a 7 anos, com isso, quem optar pelo investimento em energia solar, terá pelo menos 18 anos de energia sem custos. A seguir, você confere as principais dicas de como obter linhas de crédito para energia solar

Faça orçamentos

O primeiro passo é solicitar um orçamento com uma empresa especializada. Depois, você deve procurar o banco de sua preferência e realizar a solicitação do financiamento para a energia solar.  

A aprovação e as condições serão definidas de acordo com resultado da análise feita pela instituição. Geralmente, os bancos oferecem bons prazos e condições para facilitar o pagamento, tornando viável a aquisição do sistema.

Atualmente, os consumidores que estão conectados à rede elétrica e que estão aptos a ingressar no segmento de geração distribuída (GD) no Brasil podem instalar um sistema fotovoltaico financiado por linhas de crédito para energia solar.

Financiamento com entrada

Permite reduzir o valor das parcelas, para que as despesas fiquem próximas ou iguais ao valor da economia mensal que terá com o sistema. Com isso, a quantia de economia de energia se iguala ao valor da parcela e evita dois gastos (parcelas + contas de energia).

Financiamento sem entrada

É uma estratégia que pode facilitar para muitos clientes, pois não é preciso desembolsar o dinheiro logo de cara. Com esse tipo de financiamento, o pagamento da parcela pode ser equivalente ao valor que seria pago na conta de luz. 

Você pode economizar com cada reajuste anual da tarifa da distribuidora, já que o seu sistema seguirá gerando o mesmo volume de energia.

Bancos e linhas para o financiamento fotovoltaico

É muito importante saber todas as opções de crédito do mercado para realizar o melhor financiamento possível. Confira agora as instituições financeiras e linhas de crédito mais utilizadas para conseguir financiar a energia solar:

  • Santander;
  • Bradesco;
  • Sicredi;
  • BNDES;
  • Sicoob;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

É importante lembrar que cada banco possui suas taxas de juros, créditos disponibilizado e prazos. O ideal é pesquisar e consultar as melhores estratégias de financiamento fotovoltaico, vale lembrar que os bancos oferecem boas condições para o pagamento. 

Quer saber se é possível ter energia solar em sua casa? Continue lendo e tire as suas principais dúvidas! 

Se você tem interesse em ter um sistema de energia solar em sua casa ou negócio, faça uma simulação de orçamento com a Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários