Solar

Guia completo da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD)

Guia completo da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD)

05 de maio de 2023 0 5 min de leitura

Guia completo da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD)

A Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) é um componente importante na conta de energia. Ela representa o custo associado ao uso da infraestrutura de distribuição de energia pelas concessionárias, que compreende a rede elétrica responsável por levar a eletricidade até as residências, comércios e indústrias. 

A seguir, acompanhe um guia com as principais informações sobre a TUSD, incluindo o impacto nas despesas de luz e a aplicação da taxa nos sistemas de energia solar.

O que é Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição? 

A TUSD é uma sigla que aparece nos itens cobrados da conta de luz. Se você nunca reparou, ou já viu, mas não sabe o que significa, deixe anotado que TUSD significa Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, uma taxa exigida sob a distribuição de energia.

As empresas de energia devem apresentar todas as tarifas ao consumidor. Para entender o valor que você paga e verificar a relação entre o consumo e as despesas, é recomendável conhecer os detalhes da fatura, até para considerar formas de diminuir os gastos mensais.

Na prática, a TUSD é o valor pago pela estrutura de distribuição que leva a energia até a sua instalação. Ou seja, além de pagar pelo consumo, você também paga pelo serviço das concessionárias para distribuir a energia até o consumidor final, como transformadores, postes, demais ferramentas e segmentos que formam a rede de concessão de energia.

Cálculo da TUSD 

Para fazer o cálculo da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina um valor único em R$/kWh (quilowatt-hora) a partir da menor cobrança possível. O valor deve seguir o princípio da modicidade tarifária, decretado por lei como uma proposta de serviço adequado e acessível para todos.

A tarifa de uso do sistema de transmissão cobre os custos das empresas com instalações, manutenções, transportes e equipamentos, a fim de garantir que os serviços prestados e a energia sejam entregues com um alto padrão de qualidade.

O cálculo da TUSD é realizado pela quantidade de kWh consumido por mês, considerando a multiplicação do valor da tarifa mensal por 2.000 kWh.

Diferença entre TUSD e TE 

Junto à Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, existe a Tarifa de Energia (TE), a qual é a taxa paga pelo consumo de energia. Assim como a TUSD, a sigla TE vem na conta de luz e integra o valor total do preço pago pelo uso da energia em ambientes comerciais e residenciais. 

O valor de cada uma das duas taxas vem descrito separadamente para o consumidor, sendo valores diferentes, já que a TUSD é sobre a distribuição de energia e a TE é sobre o consumo. A divisão do valor entre as tarifas foi determinada pela Aneel para demonstrar transparência ao consumidor sobre quanto está sendo cobrado pelo fornecimento e pelo consumo.

A variação da TE está relacionada diretamente com o gasto de energia. Caso haja um crescimento excessivo entre os meses, pode ser que algum aparelho esteja com o consumo acima do esperado, precisando de manutenção para regular o desempenho energético. Por isso, a Tarifa de Energia é essencial para a eficiência e economia do sistema de energia, possibilitando a identificação de falhas para evitar o desperdício de energia.

Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição para energia solar 

É fundamental ressaltar que quem possui um sistema de energia renovável, como a energia solar, também recebe a cobrança da TUSD e TE. Mas, os valores da conta de energia solar são significativamente reduzidos, podendo chegar a uma economia de até 95% em comparação à energia elétrica convencional.

Os locais que optam por uma geração própria de energia usam a eletricidade distribuída pelas empresas de energia elétrica apenas em momentos de falta de armazenamento de energia pelos painéis solares. Ainda é permitido gerar créditos de energia solar ao disponibilizar a energia excedente à distribuidora, diminuindo ainda mais a fatura. 

Além disso, quem possui energia solar extra, que não foi consumida, pode receber isenção de impostos na conta de luz e na TE. Essas vantagens tornam a aplicação em energia solar uma mais opção atrativa, econômica e sustentável para os proprietários.

Mudanças na cobrança da TUSD pela Lei de Energia Solar 

A Lei de Energia Solar passou por modificações em relação à taxação de energia. Conforme a nova lei, a energia solar excedente é enviada de volta à rede elétrica, gerando créditos para o proprietário, que serão utilizados para descontar o valor da conta de luz, sendo que 1 kWh gerado corresponde a 1 kWh descontado.

Com a mudança da lei, a TUSD será aplicada para compensar os custos das distribuidoras de energia. No entanto, os locais onde já existia o sistema de energia solar fotovoltaica antes da nova regra, continuam isentos da taxa e não serão afetados pela alteração.

Saiba mais com a leitura do conteúdo sobre o que mudou na Lei de Energia Solar.

Ainda vale a pena investir em energia solar?

Sim! Mesmo com a mudança da lei, a energia solar é um ótimo investimento financeiro. A escolha pela instalação de painéis solares traz inúmeros privilégios aos usuários.

Além da economia na conta de luz, a energia solar é uma fonte de energia limpa, que auxilia na preservação do meio ambiente e proporciona um menor gasto de eletricidade. 

Gostou do conteúdo? Volte sempre no blog da Leveros Solar para consultar as informações sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição

Aqui você também pode ampliar o seu conhecimento acerca da taxação de energia solar e muitos outros assuntos interessantes sobre energia solar. 

Se você quer instalar um sistema de energia solar, encontre um integrador Leveros e garanta os benefícios de otimizar a geração de energia com muita inovação! 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários