Solar

Investimento em energia solar: qual o retorno financeiro?

Investimento em energia solar: qual o retorno financeiro?

18 de agosto de 2023 0 7 min de leitura

Investimento em energia solar: qual o retorno financeiro?

Além de trazer um retorno significativo para questões sustentáveis e ecológicas, o investimento em energia solar também pode representar um impacto positivo para as questões financeiras. 

Para aprofundar no assunto, a Leveros preparou o conteúdo a seguir, com os principais retornos financeiros ao investir no uso de energia solar. Continue a leitura e confira os detalhes!  

Importância de investir em um sistema de energia solar 

A energia fotovoltaica oferece uma série de vantagens, com bom custo-benefício e diferenciais que desempenham papéis importantes em várias áreas.

O uso de painéis fotovoltaicos permite uma boa sustentabilidade ambiental, pois a energia solar é uma energia limpa. Isso significa que para a sua geração, não são emitidos poluentes que interferem nas condições climáticas. 

Com um investimento em energia solar, será possível reduzir a necessidade de dependência por fontes não renováveis de energia, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa, promovendo a sustentabilidade ambiental.  

Essa iniciativa também garante a independência energética, sem a necessidade de depender de fontes externas de energia. A utilização de uma energia limpa e renovável 

atua como um exemplo positivo para a sociedade no geral. 

Retornos financeiros com o investimento em energia solar

O investimento em energia solar possibilita que você tenha um retorno financeiro sólido, principalmente pensando em períodos de longo prazo. 

Com a garantia da redução ou até mesmo eliminação dos custos de eletricidade de redes convencionais, a busca pelos sistemas solares cresce significativamente. 

Economia considerável na conta de energia

Ao aproveitar da luz do sol para a geração de eletricidade, proprietários de sistemas solares irão colher economias significativas nas contas elétricas.

Com um sistema fotovoltaico, é possível eliminar a necessidade de ligação com alguma rede elétrica convencional, resultando em uma economia considerável com o passar do tempo.

Além dessa economia, você passa a ter independência com sua rede elétrica própria, sendo um benefício essencial para as áreas que possuem vulnerabilidades ou interrupções constantes no fornecimento.

Apesar do custo inicial para o investimento no sistema de energia ser um pouco elevado, a economia de energia que será acumulada com o passar dos anos, superando o valor investido.

Com o passar do tempo, será possível obter muita economia no valor da conta de energia, com descontos que podem chegar até 95% por mês. 

Retorno do investimento

Geralmente, o período de retorno do investimento, conhecido como payback, pode levar de 5 a 10 anos, considerando as condições locais e de incentivos disponíveis. 

Um painel fotovoltaico possui uma vida útil de até 25 anos, com isso, é possível afirmar que ao investir em energia solar, você terá cerca de 17 anos de energia sem custos adicionais. 

Os painéis solares devem ser instalados em pontos estratégicos, para aproveitar a incidência solar ao máximo. São comumente instalados em:

  • telhados comerciais e residenciais;
  • telhados de indústrias e espaços agrícolas;
  • ilhas solares;
  • estacionamento solar.

Valorização de imóveis 

A instalação de um sistema de energia solar em propriedades também contribui para a valorização dos imóveis a longo prazo.

Atualmente, investidores estão considerando a boa eficiência energética e a sustentabilidade oferecida pelos painéis solares instalados nas residências e ambientes comerciais.

Com isso, o investimento em uma fonte de energia limpa, como a solar, também  adiciona um diferencial notável no mercado imobiliário. A valorização do imóvel pode ocorrer de algumas formas, como:

  • redução de despesas energética: compradores buscam por imóveis autossuficientes;
  • sustentabilidade do imóvel: futuros proprietários procuram por imóveis que permitem uma rotina ecologicamente correta, sendo alinhados seus principais valores de responsabilidade ambiental;
  • bom marketing para o imóvel: com a inclusão do sistema solar, você poderá citar durante a etapa de vendas todos os benefícios ambientais e econômicos que agregam valor para o imóvel;
  • certificações sustentáveis: a energia renovável pode qualificar o imóvel para certificações, como a LEED. Essa é uma certificação que trabalha com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis. Certificações como essa aumentam a atratividade no mercado imobiliário.

Incentivos e subsídios para energia solar

Os incentivos e subsídios representam um papel importante, com o intuito de facilitar a transação para as energias renováveis.

Programas governamentais oferecem incentivos financeiros que variam conforme as regiões. Entre os benefícios estão os descontos oferecidos, reduzindo os custos iniciais do investimento em energia solar

Conheça agora alguns modelos de incentivos e subsídios disponíveis!

Financiamentos com juros baixos

É possível encontrar parcerias com certas instituições, para usufruir de programas de financiamento para a aquisição dos sistemas solares, com as taxas de juros sendo mais baixas, facilitando o investimento.

Esse financiamento envolve um empréstimo com taxas e valores acessíveis, para reduzir os custos iniciais com a implementação do sistema solar. 

Isso permite que pessoas, empresas e organizações tenham um projeto de energia solar sem um grande investimento inicial.

Entre os aspectos positivos de financiamentos com juros baixo, estão:

  • acessibilidade financeira;
  • taxas de juros acessíveis;
  • bom retorno financeiro.

Os pagamentos são feitos mensalmente, em alguns casos podem ser inferiores às despesas mensais energéticas que eram pagas antes do uso da energia solar.

Subsídios diretos

No subsídio direto, o governo oferece para o proprietário um valor fixo para cobrir custos com a instalação.

Incentivos para empresas

Há também incentivos para empresas que querem investir em energia solar, como créditos fiscais empresariais e descontos em impostos corporativos

Monitoramento de cobranças de energia elétrica

Além de trazer retornos financeiros, a instalação de um sistema solar também possibilita que os consumidores monitorem e verifiquem a precisão de todas as cobranças feitas por empresas de distribuição elétrica.

Isso é possível graças à possibilidade de checar se as faturas estão bem alinhadas com as tarifas aplicadas. 

A geração de eletricidade através dos painéis solares possibilita a comparação da quantidade de energia gerada pelo sistema, com o que é consumido por um grid elétrico. 

Caso a produção solar exceda o consumo, é possível que o valor cobrado pela empresa de energia seja maior do que o deveria apresentar na fatura. 

Sendo assim, o consumidor tem a possibilidade de identificar erros na fatura, para se assegurar que os valores cobrados estejam compatíveis com a tarifa apropriada.

Se você planeja investir em energia solar ou deseja conhecer mais informações sobre o assunto, continue no blog da Leveros e confira o conteúdo com dicas de como funciona o financiamento de energia solar

Conheça também 8 curiosidades sobre a energia solar e aproveite para falar com um integrador parceiro para saber mais detalhes sobre seu retorno financeiro! 

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários