Bem-Estar

Manutenção de ar-condicionado: veja a importância e quando fazer

Manutenção de ar-condicionado: veja a importância e quando fazer

01 de setembro de 2020 0 4 min de leitura

Manutenção de ar-condicionado: veja a importância e quando fazer

Manutenção de ar-condicionado: saiba a importância

A manutenção de ar-condicionado é muito importante para assegurar o desempenho do seu equipamento. No artigo abaixo, você vai conferir como ela é feita, qual a hora de chamar um especialista e outras perguntas, para que seu aparelho esteja sempre nas melhores condições de uso.

Qual a importância da manutenção de ar-condicionado?

Muitos subestimam a manutenção em ar-condicionado, mas não sabem como ela garante a qualidade e o desempenho do aparelho ao longo dos anos. Ao realizar o procedimento, seu equipamento volta a apresentar características como economia de energia, filtragem correta e alcance eficiente da temperatura desejada.

Além disso, a manutenção evita uma série de problemas, como entupimentos, variações indesejadas de temperatura, panes elétricas e desgastes causados pelo uso sem seus devidos cuidados.

Com qual periodicidade se deve fazer a manutenção de ar-condicionado?

A recomendação dos fabricantes é de que o procedimento deve ser feito a cada semestre em escritórios ou ambientes que utilizam o aparelho constantemente. No caso da manutenção do ar-condicionado residencial ou em locais com pouco uso, o prazo pode ser de até um ano.

É importante destacar que a limpeza dos filtros deve ser feita com maior frequência. Nesse caso, a recomendação é de que seja realizada a cada semana ou quinzena, garantindo a qualidade do ar que o aparelho levará ao ambiente.

Tipos de manutenção 

São três tipos de manutenção que seu aparelho pode precisar: corretiva, preventiva e preditiva. Acompanhe:

Manutenção corretiva

É o procedimento indicado quando o aparelho apresenta falhas, desgastes ou até mesmo deixa de apresentar o mesmo desempenho que antes. Essa manutenção tem atuação corretiva, visando restaurar a qualidade e a capacidade do equipamento.

Esse tipo de manutenção é feito apenas quando o aparelho apresenta danos severos, já que o procedimento diminui a vida útil do seu ar-condicionado. Para que o equipamento apresente tais problemas, provavelmente ele não passou pelas outras manutenções ao longo do tempo ou está com a idade avançada.

Manutenção preventiva

Com o objetivo de evitar falhas e desgastes, a manutenção preventiva de ar-condicionado é a recomendada para ser feita nos equipamentos. Ela corrige defeitos antes que eles aconteçam, evitando gastos maiores com consertos ou a compra de um novo aparelho.

Um ar-condicionado, seja ele split, janela ou outro modelo, funciona de uma maneira muito parecida com a de qualquer equipamento eletrônico. E a manutenção é o que permite que o aparelho tenha sua vida útil prolongada. 

Vale lembrar que esse tipo de manutenção deve acontecer em conjunto com uma limpeza periódica, que garante o bom funcionamento do aparelho no seu cotidiano, sem entupimentos ou queda na qualidade do ar que passa por ele.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é muito próxima da preventiva, mas, nesse caso, os componentes são trocados antes que apresentem qualquer defeito e seja necessário fazer um conserto de ar-condicionado. O procedimento é feito com base em estudos que determinam o “tempo máximo entre falhas”, do inglês MTBF (Maximum Time Between Failures).

Um exemplo prático é a troca do filtro. A recomendação é que o procedimento seja feito em seis meses. Portanto, o equipamento é trocado nesse período, mesmo que não seja necessário um conserto, evitando que seu desgaste ocasione problemas maiores.

O que é PMOC

O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é uma série de documentos que estipulam os procedimentos e os parâmetros para a manutenção de sistemas de refrigeração em edifícios de uso coletivo, seja público ou particular. 

Exigida desde 2018, é uma atualização de uma lei formatada em 1988, a diferença é que a atual traz uma recomendação sobre o nível de qualidade do ar dos ambientes climatizados.

A lei regulamentou a prática de se fazer a manutenção dos sistemas de climatização, definindo regras específicas para cada situação. Com isso, se torna mais fácil fiscalizar e identificar irregularidades, caso elas existam, em um local de grande porte.

Como é feita a limpeza e a manutenção periódica Leveros

Na Leveros, você pode agendar o serviço de limpeza e manutenção periódica em até três dias úteis. São duas visitas do nosso técnico especialista, com manutenção corretiva, limpeza mecanizada e pastilha bactericida. 

Realizamos a manutenção de ar-condicionado split HW com a segurança e a credibilidade que você e sua família merecem, trazendo qualidade de vida para o seu lar. Confira nossos preços e condições de pagamento e contrate o serviço agora mesmo.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários