Solar

O que é medidor de energia bidirecional?

O que é medidor de energia bidirecional?

12 de agosto de 2022 0 3 min de leitura

O que é medidor de energia bidirecional?

De extrema importância para casas que possuem painel solar, o medidor de energia bidirecional realiza um papel parecido com o medidor de energia convencional, mas sua principal diferença é que além de medir o consumo da residência, ele também vai contabilizar o quanto de energia o painel fotovoltaico consumiu.

Essa contagem é fundamental para que você sinta a economia na conta de luz, pois é por meio da leitura desse medidor que a companhia elétrica fará o desconto. Se você injetou 200 kWh/mês e utilizou esse mesmo número, você não precisará efetuar o pagamento dessa conta pois já “pagou” com a energia gerada por seu painel solar.

Parece simples, mas existem algumas dúvidas iminentes quando falamos sobre o funcionamento e instalação. Continue a leitura e descubra mais sobre esse aparelho!

Como funciona? 

O medidor de energia bidirecional funciona contabilizando tanto a energia gasta pela residência quanto a energia solar gerada pelos painéis. Ao anoitecer, os painéis solares param de gerar energia, fazendo com que o imóvel consuma eletricidade da distribuidora local e o medidor faz o papel de computar quanto foi utilizado. 

Assim que amanhece e os painéis retomam suas atividades, a casa volta a consumir energia limpa e o medidor passa então a marcar o quanto de energia está sendo gerada, ao invés do quanto está sendo consumido.

Como instalar?

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a compra do aparelho deve ser feita pelo proprietário do sistema de energia fotovoltaica, mas a instalação e qualquer manutenção deverá ser realizada pela distribuidora local. Mesmo sem realizar qualquer tipo de operação no medidor, é fundamental que o proprietário do imóvel conheça seu funcionamento para ter maior consciência sobre seu consumo. 

Como ler o medidor de energia bidirecional?

Normalmente, a energia consumida pela residência será informada sob o código 003, enquanto a energia gerada pode ser visualizada sob o código 103. A partir daí, toda a contabilização de créditos e débitos é feita de maneira automática.

Por muitas vezes, o proprietário pode ter problemas ao tentar comparar os valores computados no código 103 com os registros do sistema de energia e observar uma diferença de valores. Mas calma, esse tipo de diferença é normal e acontece porque parte da energia produzida já é consumida no local, e o medidor registra somente a sobra que é injetada na rede elétrica.

É importante ressaltar que em casos excepcionais, como em viagens da família, o consumo pode ser baixíssimo, acumulando créditos junto à distribuidora. Esse acúmulo é muito benéfico para o imóvel, pois seu abatimento será feito diretamente na sua conta de luz, compensando os dias de baixa produção de eletricidade (em dias nublados e chuvosos, por exemplo). 

No entanto, esse tipo de crédito possui um prazo de validade de 60 dias, mas pode ser transferido entre imóveis de mesma titularidade que sejam atendidos pela mesma companhia.

Adquira seu painel solar com a Leveros!

Agora que já sabe como o medidor de energia bidirecional funciona, entre em contato com nossos especialistas e conheça ainda mais sobre o funcionamento e qualidade dos painéis solares Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários