Solar

Microinversor solar: o que e como escolher o melhor?

Microinversor solar: o que e como escolher o melhor?

29 de março de 2023 0 6 min de leitura

Microinversor solar: o que e como escolher o melhor?

Muito popular em sistemas de energia fotovoltaica, o microinversor solar é utilizado para converter a energia contínua, para corrente alternada. 

A Leveros preparou um conteúdo com detalhes sobre o microinversor solar e qual o melhor modelo para utilizar em residências e em outros locais. Continue a leitura para conhecer melhor sobre o aparelho.

O que é um microinversor solar?

Contam com funcionalidades parecidas de um inversor convencional, convertendo a energia contínua CC, gerada no módulo, transformando em corrente alternada (CA).

A principal diferença, além do tamanho reduzido, é que o microinversor é conectado atrás do painel e atende uma quantidade menor, de até 4 placas solares. O micro inversor é utilizado para sincronizar todo o sistema fotovoltaico de forma segura com a rede elétrica. 

Principais vantagens de um micro inversor solar

O microinversor solar apresentam algumas vantagens em comparação com aos inversores mais convencionais. Continue a leitura do artigo para conferir as suas principais vantagens.

Segurança

Seu sistema de operação costuma a ser em tensões mais baixas, tornando o campo elétrico mais seguro. Essa baixa tensão é fundamental para momentos de manutenções, reduzindo o risco de choque. 

Além disso, outra grande vantagem, é que em caso de algum problema como um curto, ele pode ser desligado diretamente do painel danificado, pois suas placas operam individualmente.

Monitoramento remoto preciso 

Estão se tornando uma escolha bastante popular no mercado por permitir o monitoramento individual de cada painel. Nele é fornecido todos os detalhes em relação à produção de energia, qual a sua tensão e qual será a corrente de cada painel, podendo ser acessado remotamente.

 Isso facilitará na hora de identificar problemas de forma precisa e rápida, permitindo com que as devidas ações sejam todas com eficiência e de forma prática, para caso seja necessário algum reparo ou troca.  

Otimização 

No microinversor, cada um possui o seu funcionamento de forma independente, permitindo uma otimização individual no desempenho e qualidade de cada painel. Como exemplo, caso tenha um sombreamento em parte de um painel, todos os outros irão continuar funcionando eficientemente, produzindo uma boa quantidade de energia.

Facilidade de expansão

Permite que o sistema solar seja expandido de forma rápida e segura de único painel, para vários, sem afetar no seu bom desempenho.

Fácil instalação

São populares por serem fáceis de serem instalados, por possibilitarem uma conexão direta com os painéis fotovoltaicos.

Tamanho

Como são menores, são mais fáceis de serem manuseados, mais leves, tornando o seu processo de transporte mais tranquilo. 

Garantia

O microinversor costuma ter um longo período de garantia disponibilizado pelo fabricante, e pode variar entre 10 até 25 anos. Além disso, sua vida útil também costuma ser longa e pode chegar até 30 anos.

E as desvantagens, existem? 

Apesar de contar com variadas vantagens, o micro inversor solar também apresenta algumas desvantagens que podem ser consideradas na hora da compra. 

Custo

São mais caros se forem comparados com o inversor convencional, pois como é necessário um microinversor para cada painel, o custo acaba sendo mais elevado.

Manutenções individuais

Cada micro inversor precisa ser monitorado de maneira individual, exigindo um maior esforço para manter todo o sistema em boas condições. 

Processo de instalação 

Apesar de serem fáceis de serem instalados, o processo de instalação de um microinversor pode ser considerado um pouco mais complexo. Isso ocorre, por precisarem estar localizados em telhados, e por ser uma conexão individual, acaba exigindo um maior tempo na hora da instalação. 

Lembre-se de sempre considerar as principais vantagens e desvantagens e para qual será a funcionalidade do microinversor antes de realizar a compra.

Realize algumas pesquisas antes de realizar a compra

É muito importante fazer uma pesquisa detalhada para poder comprar o melhor modelo microinversor, pois alguns fatores e itens devem ser considerados. 

Compatibilidade

O primeiro passo, é considerado um dos mais importantes, é verificar se o modelo é compatível com o painel em que ele será instalado. Opte por um modelo que permita ajustes de tensão, evitando possíveis danos. 

Eficiência

A eficiência será responsável por indicar qual será a capacidade do inversor para converter a energia solar em elétrica.

Recursos adicionais

Certifique-se que ele conta com recursos e funcionalidades, como monitoramento em tempo real e conexão Wi-Fi, permitindo que seja possível fazer ajustes quando necessário.

Garantia

Exija uma garantia de longo prazo. Dependendo do fabricante, os microinversores podem contar com garantia entre 10 a 15 anos

Avaliações dos usuários

Antes de realizar a compra, faça uma pesquisa cautelosa em busca de avaliações do produto. Procure o que estão falando sobre o micro inversor, e considere os principais pontos positivos e negativos

Suporte técnico ao cliente 

Certifique-se que o distribuidor oferece um bom serviço de suporte técnico para, em caso de dúvidas, solucionar eventuais problemas e auxílio na hora de instalação

Pesquise sobre o fabricante

Certifique-se de alguns fatores:

  • verifique se é uma empresa conhecida no mercado;
  • quanto tempo de mercado;
  • satisfação dos clientes;
  • reputação da empresa.

Como fazer a instalação correta de um microinversor?

A instalação deve ser feita de acordo com todas as normas técnicas e de segurança. Para isso, um profissional capacitado deverá realizar a instalação e realizará algumas etapas, são elas:

  • projeto e planejamento: irá identificar qual será o local adequado para a instalação do painel e micro inversor.
  • montagem dos microinversores;
  • conexão elétrica: todos os cabos serão conectados nos painéis;
  • conexão de aterramento.

Após todo o processo de instalação ser realizado, o técnico irá realizar todos os testes necessários para verificar se tudo está funcionando corretamente. Nessa etapa, será realizado todo o monitoramento de desempenho do sistema. 

Agora você já sabe tudo sobre o que é um micro inversor solar e quais são as suas funcionalidades. Para saber mais dicas sobre energia solar, continue no blog da Leveros e conheça quantos modelos de painéis solares existem.

Conheça também as principais vantagens e desvantagens da energia solar.

Portanto, você que está interessado em adquirir o sistema de energia solar para a sua casa ou para o seu estabelecimento comercial, faça uma simulação e confira as principais possibilidades!

A Leveros solar trabalha com os melhores painéis solares, ideais para quem está querendo economizar a longo prazo.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários