Solar

5 mitos sobre a energia fotovoltaica

5 mitos sobre a energia fotovoltaica

20 de dezembro de 2022 0 3 min de leitura

5 mitos sobre a energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica vem se popularizando a cada dia no Brasil e no mundo. Muito disso se deve pelos benefícios desse tipo de geração de energia, que está sendo amplamente disseminado. Felizmente, as pessoas estão aderindo a um estilo de vida mais sustentável.

Assim como tudo o que é relativamente novo no mercado, surgem dúvidas e até alguns mitos disfarçados de fatos, que podem confundir quem está à procura de informação sobre o tema. 

Quer saber quais são os mitos mais comuns acerca da energia fotovoltaica e do painel solar? Continue a leitura e confira!

1. Em dias de chuva, não há energia elétrica

Esse é um dos grandes mitos sobre a energia fotovoltaica. O painel solar tem capacidade de armazenar energia e não deixa que ela falte em sua residência, mesmo que haja consecutivos dias nublados.

Portanto, você não ficará sem energia elétrica, caso chova o dia todo, por exemplo.

2. Painel solar precisa de muita manutenção

Outro mito que é importante de ser esclarecido. O painel fotovoltaico, quando bem instalado, precisa apenas da limpeza adequada. Essa tarefa é simples e deve ser realizada duas vezes ao ano, em média. 

Portanto, a manutenção que o sistema exige para funcionar é pouca, e pode ser feita por uma equipe especializada.

3. Energia solar é cara

Foi-se o tempo em que a energia fotovoltaica tinha preços elevados. Hoje, com a tecnologia avançada e a popularização dessa energia limpa, os valores de instalação caíram significativamente.

Além disso, todo o custo que se paga na instalação é retornado ao longo de poucos anos, em troca do grande desconto que se tem na conta de energia mensal.

4. O sistema de energia solar não é muito confiável

Ao instalar painéis solares fotovoltaicos em sua casa ou em condomínios, você recebe uma garantia de 25 anos, geralmente. Isso traz uma boa segurança e transmite credibilidade.

Os painéis solares costumam funcionar muito bem por até 30 anos, sendo projetados para suportarem climas variados e até extremos, como chuva de granizo e quedas de galhos.

5. A instalação pode danificar o telhado

Quando os painéis solares são instalados, ao contrário do que diz essa informação, o telhado fica mais protegido. Os painéis evitam o contato direto com o sol, impedindo que o telhado fique seco e quebradiço. 

Quando ocorre uma chuva de granizo forte, por exemplo, os painéis resistentes continuam a proteger o telhado, que comumente é afetado por esse fenômeno.

Escolher a energia fotovoltaica como fonte principal de energia elétrica em casa ou no escritório tem muito mais vantagens

Por isso, se você tem interesse em adquirir, é essencial buscar informações de fontes confiáveis, para ter a certeza do que é mito e do que é verdade quando se trata dos painéis solares.

Se você quiser fazer uma simulação gratuita para saber quantos painéis são necessários em sua casa ou empresa, faça na Leveros Solar e conte com apoio especializado em todas as etapas!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários