Solar

O que é monitoramento de energia solar e quais as vantagens?

O que é monitoramento de energia solar e quais as vantagens?

05 de abril de 2023 0 6 min de leitura

O que é monitoramento de energia solar e quais as vantagens?

A energia solar é uma fonte renovável de energia que promove benefícios econômicos e ambientais. Com a sua aplicação, surge a necessidade de otimizar o desempenho dos sistemas e fiscalizar os proveitos do investimento por meio do monitoramento de energia solar, um método fundamental para aumentar a eficiência energética.

Veja a seguir como acompanhar a geração de energia solar e conheça as principais vantagens que esse procedimento pode proporcionar aos seus praticantes.

Saiba mais sobre o monitoramento de energia solar

O monitoramento de energia solar é o processo de analisar informações coletadas sobre a produção e o consumo de energia gerado por um sistema de energia solar. Os dados são levantados por meio de dispositivos de rastreamento e programas especializados.

Esse mecanismo permite supervisionar o rendimento que o uso de energia solar está proporcionando para o local onde ela está instalada. Com o monitoramento adequado, é possível controlar o funcionamento dos sistemas, garantindo as melhores condições.

Importante tanto para os proprietários de energia solar, quanto para os técnicos e empresas especializadas no segmento, o monitoramento é essencial para detectar e notificar sobre eventuais falhas.

A percepção antecipada pode facilitar a manutenção dos problemas, evitar desperdícios e despesas desnecessárias.

Como funciona o monitoramento de energia solar?

O monitoramento de energia solar funciona através da fiscalização do comportamento da energia captada por painéis solares. 

Os registros de atividades são feitos por softwares elaborados para fornecer detalhes sobre a eficácia e a quantidade de energia produzida, o impacto positivo ao meio ambiente e a economia de dinheiro em comparação à energia elétrica.

Tudo detectado pelos aparelhos é enviado para uma plataforma digital aplicada a um suporte operacional habilitado para o monitoramento.

Assim, as pessoas conseguem monitorar e avaliar a performance das instalações solares de forma prática e online. 

Como monitorar a produção de energia solar?

Para fazer o monitoramento solar, é preciso ter, e contar com o trabalho satisfatório, de um inversor solar. Esse equipamento, crucial para a aplicação da energia solar, tem a função principal de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

A conversão provocada pelo inversor de corrente torna a corrente formada nos painéis solares em uma corrente de energia apropriada para seus aparelhos eletrônicos. Por isso, o inversor também possui uma atuação relevante no monitoramento em questão.

Ao transformar a corrente criada pelo sistema de energia solar em uma energia própria para ser utilizada, o inversor confere a segurança do procedimento e possibilita que o monitoramento seja feito de maneira correta e confiável. 

Com os avanços tecnológicos, os modelos de inversores atuais podem ser conectados à rede Wi-Fi do local.

Dessa forma, é possível ter acesso ao monitoramento à distância e a qualquer momento, pelo computador ou por um aplicativo para acompanhar a geração de energia solar baixado no smartphone.

Entenda como funciona um inversor de energia solar e quantos tipos existem.

Informações fornecidas pelo monitoramento de energia solar

As plataformas de monitoramento dão acesso a uma ampla quantidade de dados referentes à energia. É viável verificar a produtividade atual, bem como consultar registros passados para análises de desempenho e elaboração de relatórios.

Confira as principais informações que o monitoramento de energia solar pode te dar:

  • histórico de geração de energia: os dados ficam armazenados em um histórico de materiais para análise de registros passados e a longo prazo;
  • geração de energia em tempo real: acompanhamento dos dados ao vivo, com sinalização da produção atual dos painéis solares;
  • economia financeira: você pode saber quantos reais poupou com a instalação da energia solar em comparação com o sistema de energia convencional;
  • utilidade ecológica: observação dos impactos positivos da energia solar no meio ambiente, como o racionamento de CO₂ e a quantidade de árvores preservadas. 

Vantagens do monitoramento de energia solar

Monitorar energia solar é muito vantajoso para quem usa essa fonte de energia. Os benefícios começam com a identificação e resolução dos problemas antes que eles causem maiores danos e despesas excedentes com consertos e troca de peças.

O acompanhamento de produção de energia promove a prevenção de transtornos na execução do sistema e impede acidentes com a possibilidade de aviso e desligamento automático em situações de defeitos ou riscos, intensificando os ganhos econômicos.

Por meio dos dispositivos utilizados, dá para acompanhar a energia solar em tempo real e conferir diversos elementos sobre a formação de energia. Como, por exemplo, a atividade dos painéis solares, a redução no valor da conta de luz do usuário, o período de compensação do investimento, a emissão de CO₂ poupada, entre outros fatos pertinentes.

Nesse sentido, é possível conferir esses dados do sistema solar fotovoltaico durante um longo tempo, desde a instalação até anos depois.

As ferramentas de monitoramento guardam históricos dos arquivos salvos, potencializando o aproveitamento da escolha pela energia solar.

Um diferencial do monitoramento é a oportunidade de conferir se o valor da conta de luz está compatível com o gasto de energia, comparando o consumo mensal com as despesas da rede de energia, o que não é permitido com o uso da energia elétrica convencional. 

Agora que você já sabe como acompanhar a geração de energia solar e a importância do monitoramento para o controle e economia energética, aproveite os privilégios de otimizar o funcionamento da sua instalação! 

Enfim, continue no blog da Leveros Solar com a leitura do conteúdo sobre como funciona a energia solar e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

Por fim, se você ainda não possui um sistema fotovoltaico ou planeja ampliar seu arranjo, fale com um de nossos Integradores parceiros, economize até 95% na conta de energia, valorize seu imóvel e tenha retornos financeiros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários