Dicas

Natal e Papai Noel

24 de dezembro de 2015 0 3 min de leitura

Dia 25 de dezembro comemora-se em todo o mundo o Natal – dia do nascimento do menino Jesus de acordo com o calendário cristão. Embora a data seja um dia santificado cristão, o Natal é também é comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas decorativos são seculares.

Os costumes populares incluem a troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igrejas, decorações com árvores de Natal, pisca-piscas, presépios, guirlandas, etc.

Além disso, o Papai Noel é uma figura legendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro.  O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçada por meios publicitários como músicas, filmes e propagandas.

Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Para o Papai Noel presentear as crianças, ele conta com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.

Junto com todas estas lendas e tradições natalinas, o maior encanto do Natal está em torno da união familiar e na demonstração de carinho entre as pessoas.

Que este Natal encha nossos corações de amor e paz!

 

Fonte: Wikipédia

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários