Curiosidades

Novembro Azul

05 de novembro de 2015 0 2 min de leitura

 

O Novembro Azul é o mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, a fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.

Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O símbolo do movimento é o bigode e teve início com uma brincadeira de amigos em novembro de 2004 na cidade de Melbourne, na Austrália, quando um grupo de meninos decidiu usar seus bigodes numa mobilização contra o câncer de próstata e a depressão masculina. O movimento, denominado Movember (contração das palavras moustache, que significa bigode em inglês, e november, do mês de novembro), se espalhou pelo mundo.

Durante todos os trinta dias de novembro são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Não deixe que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a saúde. O mês de novembro simboliza a causa, mas é importante ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes.

Fontes:
http://www.novembroazul.com.br/
http://wp.clicrbs.com.br/novembroazul/
http://www.brasil.gov.br/
http://www.mundoeducacao.com/

Tags

Não existem tags para este post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *