Solar

Você sabe o que é energia limpa? Descubra aqui!

Você sabe o que é energia limpa? Descubra aqui!

20 de outubro de 2022 0 3 min de leitura

Você sabe o que é energia limpa? Descubra aqui!

Você já ouviu falar e sabe o que é energia limpa? Esse é o termo utilizado para descrever a eletricidade proveniente de fontes renováveis, ou seja, aquela que não é fabricada pelo homem. 

A energia limpa é feita sem emissão de poluentes e nem causa impacto no meio ambiente, ou seja, é sustentável ou, como o nome já diz, renovável. Mesmo que esse assunto esteja em pauta, ainda não é um tema muito comentado no mundo todo. 

Antigamente, ainda, as pessoas não tinham acesso e também não procuravam saber sobre energia renovável por falta de conhecimento. Mas este cenário está em processo de mudança: a cada dia, mais pessoas procuram sobre como reduzir seus impactos no meio ambiente e como ajudar a preservá-lo.

Quais são os tipos de energia limpa mais comuns no Brasil?

Há várias fontes de energia renovável que podem ser usadas para conseguir energia elétrica. Desde 2012, o cenário de energia renovável vem mudando no Brasil, e a cada dia mais pessoas se importam e procuram saber como elas podem deixar seu consumo mais consciente.

A seguir, você poderá conferir algumas fontes de energia limpa que são mais comuns no país e que estão sendo cada vez mais procuradas para substituírem as energias convencionais.

Energia solar

É o tipo de energia limpa mais procurado no Brasil, seja por comércios, fazendas e residências. Esse tipo de energia visa transformar o calor do sol em uma corrente elétrica capaz de transmitir energia para a casa toda, mesmo à noite ou em dias nublados.

A energia solar fotovoltaica é, ultimamente, o que há de mais moderno, prático e sustentável, podendo ser utilizada em grandes indústrias, mas também em residências.

Ela funciona por meio de placas solares, que captam a energia do sol e trabalham para transformá-la em energia elétrica.

Energia eólica

Esse é o tipo de energia renovável que vem através da força gerada pelo vento. São hélices grandes, com duas ou três pás, colocadas no alto de uma torre e que giram com a força do vento, gerando energia. É muito usada para bombeamento de água, aquecimento, geração de eletricidade, entre outros.

Energia hídrica

É a mais usada no país, pois tem a energia criada por meio das usinas hidrelétricas que podem ser encontradas por todo o Brasil.

Aqui, a energia é gerada por turbinas enormes, localizadas nos rios brasileiros e que são movimentadas pela força das águas. Dessa forma, são liberadas conforme a necessidade.

A energia limpa é uma forma de estar conectado ao meio ambiente e respeitá-lo. Afinal, o aquecimento global e as consequências da degradação da natureza começam a dar sinais de que o mundo precisa de ajuda.

Por isso, ficar atento ao que se pode fazer para colaborar já é um grande feito e pode significar muito para as gerações futuras.

 

Se você quer fazer parte deste grupo que cada vez se preocupa mais com o meio ambiente, faça uma simulação grátis de quanto será seu investimento para ter energia solar na sua casa!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários