Solar

O que é energia solar como ela funciona na prática?

O que é energia solar como ela funciona na prática?

20 de abril de 2021 0 4 min de leitura

O que é energia solar como ela funciona na prática?

A energia solar tem sido muito discutida e procurada por quem quer economizar e trazer alternativas mais sustentáveis para a geração de eletricidade em casa. Por isso, esse assunto deve ser propagado e é importante compreender como esse tipo de recurso funciona, quais são suas vantagens e como ele pode ajudar no dia a dia.

Neste artigo, você vai entender como o painel solar funciona, como ele gera energia elétrica através do recurso solar e tudo mais que envolve esse sistema tão inovador. Continue a leitura e acompanhe!

O que é energia solar fotovoltaica?

Saber o que é energia solar pode ser de grande auxílio para quem procura economizar nas contas de luz. Com uma alternativa como essa, torna-se possível abastecer sua residência ou seu comércio com a energia gerada pela captação de luz solar.

Assim, passa a depender menos da rede de distribuição de energia elétrica, obtendo um gasto reduzido nas contas no final do mês. Mas, é preciso ter em mente que esse novo sistema requer mudanças e um certo investimento.

Como definir a energia solar

Basicamente, é fácil entender como funciona a energia solar. A energia solar fotovoltaica é aquela que absorve a luz vinda do sol e a converte em eletricidade. 

Para que gere boa quantia de energia, é preciso que esteja em um horário de grande incidência solar no local e também que as placas recebam os raios diretamente, ou seja, que fiquem em um local aberto e sem sombras, por isso é comum que a instalação seja feita nos telhados.

Uma placa de energia solar, ou painel solar, é instalada para fazer a captação dessa luz, que, depois, será transformada em eletricidade. Essa placa possui átomos de silício que, quando entram em contato com os fótons vindos do sol, geram uma corrente elétrica a partir do deslocamento de elétrons.

Em um sistema on-grid, essa corrente gerada é convertida por um inversor solar para sua rede elétrica. Assim, você pode consumi-la no lugar da energia da distribuidora para utilizar um eletrodoméstico ou qualquer aparelho que use eletricidade.

Durante a noite (ou em dias muito nublados), quando não há maior irradiação para gerar uma corrente elétrica, sua residência voltará a usar a eletricidade fornecida pela distribuidora. Mas, se durante o dia, seus painéis solares geraram energia excedente, ela fica armazenada para o uso noturno.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Não é à toa que a procura pela energia fotovoltaica tem aumentado, já que suas vantagens superam as desvantagens. Para que você fique sabendo de tudo sobre esse sistema, abaixo, é possível conferir uma lista dos prós e contras de optar por ele.

Vantagens

  • economia a longo prazo: em poucos anos, o dinheiro investido inicialmente é pago só com a economia que você vai ter na conta de energia;
  • sustentabilidade: ajudando o meio ambiente, você contribui para um futuro melhor para as gerações que vêm a seguir, usando recursos renováveis;
  • a manutenção é mínima: a não ser que o painel sofra algum dano;
  • durabilidade: os painéis solares podem durar até 25 anos;
  • economia: redução de até 95% na conta de luz;
  • facilidade: instalação fácil e manutenção barata;
  • valoriza o imóvel: energia sustentável é um diferencial para quem compra.

Desvantagens

  • investimento inicial pode ser alto;
  • não há geração de energia à noite;
  • geração de energia depende do sol.

Quanto custa ter energia solar

A resposta para essa pergunta vai depender de alguns fatores. Normalmente, o tamanho do kit energia solar, ou seja, das placas e de tudo que é preciso para sua instalação vai depender do seu consumo e do tamanho da casa.

Em média, uma casa com gasto de energia em torno de 186 kWh pode ter o sistema de energia solar pelo valor de mais ou menos R$15 mil. Mas é importante relembrar que essa é apenas uma estimativa, dependendo também dos valores da sua cidade e da empresa contratada para realizar a instalação. 

Aqui, na Leveros, temos uma linha de serviços focada em quem procura soluções de energia solar. Faça uma simulação grátis com nossos integradores parceiros!

Compartilhe este post ;)