Solar

O que é energia solar e como isso pode te ajudar?

20 de abril de 2021 0 5 min de leitura

O que é energia solar?

Saber o que é energia solar é algo que pode ser de grande auxílio para quem procura economizar nas contas de luz. Com uma alternativa como essa, torna-se possível abastecer sua residência ou seu comércio com a energia gerada pela captação de luz solar.

Assim, depende-se menos da rede de distribuição de energia elétrica e tem-se um gasto reduzido nas contas no final do mês. Porém, adaptar-se a esse novo sistema requer mudanças e um certo investimento.

Então, logo abaixo, iremos explicar como funciona a energia solar, quais são as vantagens, como ela pode complementar sua geração de energia e de que maneira utilizá-la junto ao sistema de refrigeração de seu espaço.

Como definir a energia solar

Basicamente, a energia solar fotovoltaica é aquela que absorve a luz vinda do Sol e a converte em eletricidade. Para que gere energia, é preciso que esteja em um horário de grande incidência solar no local.

Uma placa de energia solar, ou painel solar, é instalada para fazer a captação dessa luz, que, depois, será transformada em eletricidade. Essa placa possui átomos de silício que, quando entram em contato com os fótons oriundos do Sol, geram uma corrente elétrica a partir do deslocamento de elétrons.

Em um sistema on-grid, essa corrente gerada é convertida por um inversor solar para sua rede elétrica. Assim, você pode consumi-la no lugar da energia da distribuidora para utilizar um eletrodoméstico ou qualquer aparelho que use eletricidade.

Durante a noite (ou em dias nublados), quando não há Sol para gerar uma corrente elétrica, sua residência voltará a usar a eletricidade fornecida pela distribuidora. Mas, se durante o dia, seus painéis solares geraram energia em excesso, ela fica armazenada para o uso noturno.

Benefícios da energia solar

Então, concluímos que conhecer o que é energia solar pode reduzir drasticamente a tarifa de luz ao final de um mês. A longo prazo, isso pode representar uma enorme economia.

Um bônus a isso é a possibilidade até de fornecer eletricidade, pois o que for gerado em excesso pelo sistema de energia solar vai para a sua distribuidora. Mas fique tranquilo: com isso, você recebe créditos de energia para utilizar quando precisar.

Além de proporcionar a economia, a energia solar é renovável, o que a torna uma opção mais ecológica de geração de eletricidade. Não se consome nenhum recurso natural para gerá-la, não há resíduos e nem há impactos físicos no meio ambiente.

Se optar por um sistema autônomo, ou off-grid, você ainda tem a vantagem do armazenamento de energia. Nesse caso, não há contato com a rede da distribuidora de eletricidade, então todo excesso de energia gerado pelos painéis é guardado em baterias para uso posterior.

Outros sistemas de energia solar

Além dos sistemas on-grid e off-grid, existem alternativas de funcionamento para o equipamento de energia fotovoltaica e o uso da energia solar. Entre esses, destacam-se o sistema híbrido e de energia solar térmica.

No modelo híbrido, os aparelhos de energia solar estão conectados à rede de fornecimento de eletricidade, mas, ao mesmo tempo, há baterias conectadas a inversores solares dos sistemas on-grid e off-grid no equipamento.

Assim, a energia solar fotovoltaica gerada pelos painéis vai para cada um dos inversores, que estão ligados ao banco de armazenamento. Dessa forma, pode-se trabalhar conectado à rede distribuidora, gerando créditos de energia, mas com a segurança das baterias caso haja uma queda no fornecimento.

Por outro lado, a energia solar térmica diz respeito ao sistema que capta o calor emitido pelo Sol. Ele é transferido para as tubulações do aparelho, aquecendo um líquido que, por sua vez, será utilizado no aquecimento da água para a residência. Isso substitui a necessidade de ter um aquecedor de água.

Utilizando a energia solar

Além de conhecer o que é energia solar, outro lado interessante sobre isso é saber de alguns usos. Tudo vai depender das necessidades de quem a adquire, se é um comprador para uso industrial ou residencial.

No caso das residências, o uso mais comum é o abastecimento da corrente elétrica. Com isso, pode-se utilizar a iluminação e os eletrodomésticos, como o ar-condicionado, consumindo a energia gerada pelos painéis solares da casa.

Para o uso industrial, uma possibilidade é movimentar turbinas por meio da energia heliotérmica, que aquece líquidos, assim como a solar térmica, mas também gera vapor d’água. É com isso que as turbinas serão movidas, possibilitando a geração de eletricidade.

Aqui, na Leveros, temos uma linha de serviços focada em quem procura soluções de energia solar. A Leveros Solar avalia o melhor projeto para cada caso e realiza a instalação de sistemas que podem levar a uma economia de até 95% na conta de energia. Simule seu ambiente e confira o que há de melhor em energia solar.

Compartilhe este post ;)