Solar

Conheça o kit de bombeamento solar da Leveros Solar

Conheça o kit de bombeamento solar da Leveros Solar

05 de janeiro de 2024 0 6 min de leitura

Conheça o kit de bombeamento solar da Leveros Solar

A preocupação com práticas mais sustentáveis leva as pessoas a buscarem hábitos que sejam mais gentis ao meio ambiente. 

Uma das soluções é o kit de bombeamento solar, que ajuda a transformar recursos naturais em energia, sem os impactos causados por hidrelétricas e outras fontes não renováveis.

Além de reduzir a pegada ambiental, o kit de bombeamento solar permite uma redução nas contas de energia, resultando em maior economia.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo desenvolvido pela Leveros Solar!

O que é bombeamento solar?

O bombeamento solar é uma tecnologia alimentada pela energia do sol, captada por um painel solar fotovoltaico que transforma a luz do sol em energia elétrica. 

Também é um sistema útil para bombear água, abastecer comunidades pequenas e isoladas ou irrigar plantações.

Como funciona o sistema de bombeamento solar funciona?

A principal diferença entre a bomba solar e as demais é a fonte de energia, no caso, a energia solar. A placa fotovoltaica capta os raios solares, um drive converte essa energia em eletricidade e essa energia é enviada ao controlador.

Por sua vez, o controlador aciona a bomba de água, que extrai o líquido do reservatório ou do poço e a transporta até a caixa d’água.  Com isso, a bomba é acionada, e pode ser mantida em operação durante o tempo necessário. 

Em resumo, a bomba solar não precisa de fontes de fornecimento elétrico ou baterias.

Para que serve o bombeamento solar?

O sistema de bombeamento solar traz uma série de benefícios para quem opta por ele.

Como primeiro benefício, podemos citar a economia de energia elétrica, que pode chegar a 95% em alguns casos. Por ser uma fonte renovável de energia, não causa impactos ao meio ambiente. 

Esse sistema também apresenta baixa manutenção, sendo necessárias apenas limpezas periódicas e conferências dos tubos e cabeamento. Os componentes da bomba têm uma longa vida útil, chegando a ultrapassar 25 anos.

Além de todos esses benefícios, o investimento inicial é muito curto, sendo uma solução viável para quem quer utilizar outra fonte de energia. 

Algumas regiões até promovem incentivos fiscais para quem opta pela geração de energia renovável. Para empresas que possuem campanhas de preservação ambiental, o bombeamento solar é uma excelente alternativa.

O que é o kit bomba solar?

O kit solar bombeamento de água é composto pelos equipamentos necessários para a bomba ser devidamente instalada, permitindo que o usuário obtenha todos os benefícios desse sistema. 

Composto pelos itens apresentados a seguir, esse kit solar pode apresentar variações conforme a configuração e as necessidades específicas da aplicação: 

Módulos solares fotovoltaicos (painéis solares)

As placas solares convertem a luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Essa eletricidade é usada para alimentar a bomba.

Aproveite para conhecer os modelos de painéis solares disponíveis

Controlador solar

Regula a potência fornecida pelos painéis solares para garantir uma operação eficiente e proteger a bomba contra sobrecargas elétricas.

Bomba de água

É o componente central responsável por bombear a água de uma fonte, como um poço ou reservatório, para onde ela é necessária, como um sistema de irrigação ou um reservatório de armazenamento.

Sensor de nível de água

Algumas bombas solares podem incluir sensores que monitoram o nível da água no poço ou reservatório. Isso ajuda a evitar que a bomba opere a seco, o que pode danificá-la.

Bateria (Opcional):

Algumas instalações podem incluir baterias para armazenar energia solar excedente durante períodos de luz solar abundante. Essa energia armazenada pode ser usada quando a luz solar não está disponível, permitindo que a bomba funcione durante a noite ou em dias nublados.

Tubulações e válvulas

Permitem o fluxo de água da fonte para o destino desejado, garantindo a eficiência do sistema.

Filtro

Em alguns casos, filtros podem ser incorporados ao sistema para evitar a entrada de partículas sólidas na bomba, o que poderia prejudicar seu desempenho.

Inversor (se a bomba for de corrente alternada – CA)

Converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA), se a bomba for do tipo que requer CA.

Como instalar kit de bombeamento solar?

A instalação divide-se em algumas etapas, todas importantes para o bom funcionamento do sistema:

Entendendo a instalação

O primeiro passo é ler com cuidado o manual que acompanha o kit, com atenção à colocação dos tubos e conexões para serem encaixados da maneira correta.

Instalação do módulo

Para o painel funcionar bem, deve ser instalado em uma parte que receba bastante luz do sol. De maneira geral, a face de exposição do painel fotovoltaico fica virado para o norte, mas essa indicação pode variar conforme a região. 

O importante é que esteja na angulação adequada, valor que pode ser obtido com a ajuda de um profissional experiente no projeto.

Posicionamento no telhado

Se o módulo for instalado sobre o telhado da propriedade, devem ser observadas a ventilação e a estrutura do telhado, para que o painel não solte durante uma tempestade ou em dias de maior ventania. 

Observe também se o módulo está em contato com outros metais, o que não é indicado.

Cabeamento

Se houver a necessidade de estender o cabeamento para a instalação do painel, busque por cabos adequados. Os conectores também devem estar bem colocados.

Aterramento

Um aterramento bem feito evita acidentes e é uma importante medida de segurança que deve ser adotada na instalação do painel fotovoltaico.

Instalação do drive

As bombas submersas vem com drive em seus equipamentos, que deve ficar o mais próximo possível do aparelho, muito bem fixado e protegido.

Com o kit de bombeamento solar da Leveros, você alcança o melhor em economia e eficiência, adquirindo um produto de alta qualidade, que irá atender às demandas do seu espaço.

Todos os componentes do kit têm garantia específica do fabricante, proporcionando uma longa vida útil do sistema e a tranquilidade quanto ao bom funcionamento da bomba solar.

Confira os modelos disponíveis no site da Leveros. Todos foram pensados para atender necessidades específicas de cada tipo de local, portanto, avalie bem o espaço e a quantidade de energia que deve ser produzida para identificar o mais adequado. 

Acesse cada detalhe do kit de bombeamento solar Leveros

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários