Solar

Os benefícios da energia solar para o meio ambiente

Os benefícios da energia solar para o meio ambiente

19 de julho de 2023 0 7 min de leitura

Os benefícios da energia solar para o meio ambiente

O uso de energia solar vem em uma crescente considerável, e isso se deve a série de benefícios amplamente reconhecidos. 

Além das vantagens econômicas, o uso de energia solar também possui uma série de vantagens para o meio ambiente. 

A Leveros preparou um conteúdo explicando como é o funcionamento da energia solar, e com uma lista dos principais benefícios do uso de sistemas fotovoltaicos para o meio ambiente. Boa leitura! 

Como funciona o sistema de energia solar? 

Os sistemas de energia solar trabalham com componentes responsáveis em captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade utilizável. Para esse processo, são envolvidos painéis solares fotovoltaicos, inversores e sistemas de montagem.

Para a captação, os painéis fotovoltaicos devem ser instalados em telhados ou áreas em que estejam expostas à luz solar

A geração de eletricidade é feita por meio de corrente contínua, mas na maioria das vezes, os sistemas elétricos utilizam a corrente alternada. 

Para realizar a conversão da corrente contínua em alternada, é necessário a utilização de um inversor, que será responsável por transformar a energia para que ela possa ser utilizada. 

Após isso, a eletricidade gerada pelo sistema será distribuída para as redes elétricas internas como industriais, residências e empresas.

Conheça os principais benefícios da energia solar para o meio ambiente

A energia solar oferecerá uma série de benefícios significativos para o meio ambiente. Por se aproveitar da luz solar para a emissão de eletricidade, será possível reduzir consideravelmente a emissão de poluentes e gases prejudiciais para o meio ambiente como petróleo e carvão.

A Leveros preparou uma lista com 6 benefícios da utilização da energia solar para todo o meio ambiente. Continue a leitura e confira!

Energia limpa e renovável 

Por ser uma energia limpa e renovável, a energia solar é conhecida por contribuir para a redução dos gases de efeito estufa.

A energia solar consegue gerar toda a eletricidade sem necessitar da queima dos combustíveis fósseis, significando assim a não emissão de dióxido de carbono. 

Isso ajudará para a diminuição do aquecimento global, mudanças climáticas excessivas, melhorando também a qualidade da água e do ar. 

Ajuda na economia de recursos naturais

Durante o funcionamento dos painéis solares, não é necessário a utilização de recursos naturais como mineração de carvão e a extração de petróleo.  

Com isso, será possível ter uma boa preservação de ecossistemas aquáticos e terrestres, reduzindo assim um impacto das atividades humanas com a biodiversidade. 

Ajuda na redução do nível de poluição do ar

A energia solar não emite gases poluentes como o dióxido de enxofre e carbono para o ar. Essas substâncias são tóxicas e podem causar uma série de danos para a saúde como câncer e problemas respiratórios. 

Com um painel fotovoltaico, a diminuição dos poluentes contribuirá para uma melhora direta na qualidade do ar, reduzindo consideravelmente os possíveis problemas relacionados à saúde. 

Minimiza o risco de derramamento de petróleo

Ao aderir o uso de energia solar, será possível minimizar consideravelmente o risco de derramamento de óleo, reduzindo os prejuízos ambientes com a redução desse acidente. 

Com a diminuição da demanda do petróleo como fonte de energia, será reduzido à necessidade de explorar e extraí-lo, reduzindo os riscos de vazamentos na superfície ou em alto mar. 

Além disso, ao aderir ao uso de energia solar, você estará contribuindo para uma conscientização ambiental em relação aos impactos do derramamento e vazamento

Assim você contribuirá com a incentivação para a sociedade buscar fontes de energias renováveis. 

Variedade de matrizes energéticas

Com o uso da energia solar, será possível ter uma diversificação das matrizes energéticas em uma região, diminuindo assim riscos que podem ser associados a utilização de uma única rede de energia.  

Com isso, o sistema energético se torna mais resistente contra interrupções inesperadas do fornecimento de energia.

Impulsionamento para pesquisas e desenvolvimentos sustentáveis

A energia solar vem desempenhando um papel importante em relação a pesquisas e desenvolvimentos sustentáveis, contribuindo para várias áreas com ligações com energia, meio ambiente e sociedade. 

Pesquisas são feitas com o intuito de encontrar uma eficiência precisa de conversão dos painéis solares. 

Profissionais como engenheiros e cientistas trabalham com pesquisas ativas para encontrarem maneiras eficazes da conversão da luz solar em eletricidade, otimizando o aproveitamento da energia solar. 

Além disso, a energia solar também está contribuindo para o aumento de pesquisas nos sistemas de refrigeração e ventilação, alimentados por painéis solares

O intuito é encontrar o consumo ideal de energia, para assim reduzir os impactos ambientais, com a utilização de tecnologias híbridas, combinando com outras fontes renováveis.  

Vantagens econômicas e sociais da energia solar

Além dos benefícios citados para o meio ambiente, ao aderir o uso de sistemas solares, você também terá vantagens consideráveis com aspectos econômicos por longos períodos. 

Redução de gastos com conta de energia

Ao gerar a energia através da luz solar, os proprietários vão gerar sua própria energia com a instalação de painéis solares

Em poucos anos, você terá o retorno do que foi investido com uma redução considerável no valor em que era pago por energia mensalmente. 

A geração de energia solar possibilita que pessoas e empresas produzam a energia necessária para a utilização, diminuindo a dependência por redes elétricas. 

Além disso, propriedades com sistemas solares possuem um bom valor de mercado, podendo atrair compradores no futuro, que buscam por uma economia a longo prazo com energia.

Acesso a áreas restritas

A energia solar já chegou em áreas onde a rede elétrica convencional tinha um acesso muito limitado, como em zonas rurais

Com a energia solar, essa escassez diminuiu e também está evitando a necessidade da construção de extensas redes elétricas nessas áreas mais remotas.  

Fáceis de serem instaladas

Os painéis são fáceis de serem instalados, pois não existe a necessidade de grandes obras e alterações na estrutura de um local. 

Geralmente possuem projetados simplificados para a instalação em residências e comércios.

No mercado, são encontrados modelos com kits de instalação pré-montado, possuindo componentes como:

  • painéis solares;
  • inversores;
  • fiação.

Quem pode realizar a instalação de um painel solar? 

Deve ser realizadas por profissionais qualificados, como:

  • profissionais de instalação solar: empresas e técnicos;
  • profissionais da construção;
  • fabricantes e fornecedores: algumas empresas disponibilizam um pacote com serviços de instalação com profissionais preparados;

Importância de realizar monitoramento e manutenção

Para garantir o bom funcionamento do sistema solar, é importante que manutenções e monitoramentos sejam realizados regularmente.

Essa etapa pode ser realizada por sistemas de monitoramentos conectados nos painéis solares e em seus inversores. 

Já a manutenção é essencial para a realização de inspeções e limpezas mais detalhadas. 

Nesse caso, empresas especializadas em energia solar devem realizar a atividade, pois seus profissionais capacitados vão contar com o conhecimento e ferramentas necessárias para reparos.

Para mais informações sobre energia solar, continue no blog da Leveros. Você pode conferir o conteúdo sobre o que é energia solar e como é o seu funcionamento na prática.

Se está querendo reduzir os gastos com energia, leia o artigo com 5 dicas para economizar na conta de luz!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários