Solar

O que é placa solar e para que serve?

O que é placa solar e para que serve?

31 de janeiro de 2022 0 3 min de leitura

O que é placa solar e para que serve?

Placa solar, o que é e para que serve?

A placa solar gera energia limpa e renovável e praticamente acaba com a sua conta de luz. Ela é composta de células que captam luz solar, feitas de materiais semicondutores como o silício, chamadas de células fotovoltaicas. A energia gerada nesse sistema permite ser utilizada na sua casa ou empresa, diminuindo muito a sua conta de luz.

A placa solar ou painel é composta na seguinte maneira:

estrutura da placa solar

Ou seja, a placa solar ou placa fotovoltaica serve para realizar a transformação da luz em energia elétrica, as células fotovoltaicas que estão no painel transformam a luz que bate e que incide sobre o módulo (placa) em energia elétrica.

Quanto tempo dura uma placa solar fotovoltaica?

A vida útil de um sistema fotovoltaico é estimada em até 25 anos, com instalação simples e manutenção mínima durante os anos. No entanto, um painel solar de boa qualidade pode durar até 50 anos, com eficiência de 60% para a produção de energia elétrica. Dessa forma, o tempo de duração varia de acordo com os cuidados do proprietário, desde a limpeza do telhado, até regiões com maior irradiação solar, concentração de aves, entre outros.

Qual o preço do Painel Solar?

Os preços podem variar muito de acordo com local da compra, mas a média de um único painel solar de 330 Watts é de R$ 900,00.

Vantagens de adquirir painéis solares

As vantagens desta iniciativa sustentável vão muito além da diminuição dos custos com energia elétrica, ela garante também benefícios ao meio ambiente.

1. Você utilizará uma fonte de energia gratuita e sustentável: o sol.

2. Geração de energia sustentável. Não gera ruído ou poluição, além de não ter partes móveis, isso significa que se bem projetado um sistema fotovoltaico não precisará de manutenção, não gerando custos adicionais.

3. Proporciona lucro a médio e a longo prazo, inclusive ganhou uma grande vantagem econômica, pois se pagam em no máximo 6 anos e tem pelo menos 25 anos de vida útil, ou seja, por no mínimo 19 anos esse sistema só dará lucro.

4. Protege contra as oscilações de preço da rede elétrica, pois no Brasil as variações na corrente são frequentes e seu custo tende a aumentar todo ano. Ao adquirir o sistema fotovoltaico é o meio de proteger o orçamento dessa volatilidade, tanto no presente quanto no futuro.

5. Outra vantagem é a estética, os painéis embelezam a casa ou a empresa, trazendo um ar moderno e contribuem para a valorização do imóvel sem ocupar muito espaço.

6. Para pessoas que moram em locais remotos a energia solar é de longe a melhor opção, pois pode ser instalada até mesmo em pontos distantes da rede elétrica.

Sistema Solar Residencial

O cálculo para instalação do sistema fotovoltaico é o mesmo para residências, comércios e indústrias. Primeiro é usado como base o consumo de energia elétrica, depois calcula-se a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica. A diferença existente entre eles é a capacidade de geração (kWh) ou quantidade de painéis solares (kWp). Saiba como adquirir painéis solares aqui.

Leveros Solar

A Leveros Solar surgiu em 2016, como um braço do Grupo Leveros para atender melhor os parceiros integradores na distribuição de equipamentos de energia solar fotovoltaica, contando com um amplo estoque à pronta-entrega.

Entenda mais sobre a estrutura solar.

E não perca a oportunidade de ter um sistema fotovoltaico na sua casa ou empreendimento, faça um orçamento com um especialista!

Fontes:

https://www.portalsolar.com.br

https://mundoestranho.abril.com.br

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários