Solar

5 dúvidas frequentes sobre as placas solares

5 dúvidas frequentes sobre as placas solares

02 de janeiro de 2023 0 3 min de leitura

5 dúvidas frequentes sobre as placas solares

Quando se fala em energia fotovoltaica, muitas pessoas já sabem do que se trata, e têm consciência de que essa é uma escolha sustentável para o planeta, ao mesmo tempo em que é econômica e prática para se ter em casa ou na empresa. Mas muita gente ainda não sabe detalhes sobre as placas solares e outras curiosidades que ajudam a tomar a decisão por escolher esse tipo de energia renovável.

Neste artigo, você vai conferir quais são as dúvidas mais frequentes sobre o módulo solar fotovoltaico, como ele funciona e outras questões importantes para tomar sua decisão. Confira!

1. A energia solar fotovoltaica custa caro?

O custo-benefício de optar pelo sistema fotovoltaico vale muito a pena quando se pensa em médio e longo prazo. O preço inicial da instalação das placas solares se paga em até 5 anos, só com o que você deixa de gastar na sua conta de energia elétrica.

Para se ter uma ideia, a maioria das pessoas que têm esse sistema em casa, paga apenas o mínimo da conta de energia.

2. Não vou ter energia elétrica à noite ou em dias nublados?

Outra dúvida muito frequente, já que nesses horários do dia não há raios solares para serem captados pelos painéis. O sistema permite que a quantidade de energia gerada nos dias de sol seja “emprestada” para a distribuidora e, quando não há sol, sua casa vai usar proveniente da concessionária.

Mas você não pagará por isso, pois gerou um crédito durante o dia que será abatido na hora da conta do final do mês.

3. As placas solares fazem barulho?

Não. O sistema é completamente silencioso e não interfere em cada no seu sossego ou de seus vizinhos. As placas são instaladas e apenas captam a luz solar, sem precisar de funcionamento de nenhum motor ou item que possa fazer barulho.

4. Quanto tempo dura um sistema de placas solares fotovoltaico?

A garantia da maioria das empresas de instalação de módulo solar é de 25 anos, ou seja, muito tempo de energia solar funcionando sem dores de cabeça. A média, no entanto, de durabilidade do painel solar ainda gira em torno de 30 anos.

5. Corro o risco de faltar energia fotovoltaica?

Quando se faz o projeto de energia solar para a casa ou escritório, é feita uma simulação e uma conta que envolve a média do seu consumo de energia nos últimos meses.

Dessa forma, é possível saber com mais precisão quais são os gastos médios daquele ambiente e calcular a quantidade de placas solares necessárias para suprir toda a necessidade dos espaços. 

Além disso, é calculado um valor extra para eventuais instalações de um ar-condicionado, por exemplo, que pode consumir mais energia.

As placas solares são uma excelente maneira de ser amigo do meio ambiente e ainda economizar ao longo dos anos. Agora que você já sabe as principais informações sobre esse sistema fotovoltaico, que tal fazer uma simulação e verificar a quantidade de painéis necessária para sua casa ou empresa?

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários