Solar

Por que energia solar é importante?

Por que energia solar é importante?

22 de novembro de 2022 0 3 min de leitura

Por que energia solar é importante?

A energia solar, como o próprio nome já diz, é a energia gerada através do sol, gerando, assim, eletricidade que pode ser usada em empresas, propriedades rurais e residências. A vantagem que mais enche os olhos ao falar dela, em um primeiro momento, é a economia na conta de energia, já que você consegue pagar o investimento inicial em poucos anos.

Mas a importância da energia solar, sobretudo quando se fala em preservação do meio ambiente, vai muito além da economia de dinheiro. A seguir, você poderá conferir alguns dos muitos motivos pelo qual ela se faz essencial nos dias de hoje. Acompanhe!

Energia solar está em alta

Segundo dados publicados pelo site da Exame, o Brasil foi o 4º país que mais cresceu em procura de energia solar no mundo em 2021. No mesmo ano, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – declarou que mais de 110 mil sistemas de energia fotovoltaicos estão presentes no país, dando emprego para mais de 15 mil pessoas.

Por suas inúmeras vantagens, o sistema de energia fotovoltaico está sendo muito procurado por quem procura praticidade, economia e, ainda, para preservação do meio ambiente.

Mas qual a importância da energia solar?

A importância da energia solar vem, primeiramente, pelo fato de ser uma energia renovável, que preserva o meio ambiente. A transformação da luz do sol em energia elétrica é uma forma de preservar o meio ambiente, renovando uma energia e a transformando em outra, útil para o ser humano.

Redução na conta de energia

Quando se faz um projeto de energia elétrica fotovoltaica, em poucos anos o projeto se paga só com o que se economiza na conta de energia. Mesmo que ainda esteja ligado à concessionária de energia, o valor pago é mínimo e irrisório perto da conta antiga.

Por isso, esse é um dos fatores que deixa a importância da energia solar em evidência e faz com que seja muito procurado.

Pouca manutenção

Além de ser amigo do meio ambiente e trazer uma economia significativa para a residência ou empresa, os painéis solares exigem pouca manutenção, basicamente uma limpeza adequada que deve ser feita poucas vezes por ano.

Essa praticidade aliada à economia é um dos fatores que eleva a importância da energia solar e a deixa ainda mais em evidência.

Diminuição da poluição

Quando se fala que a energia solar é amiga do meio ambiente, muito é ligado aos agentes poluentes que deixam de ser emitidos, além da diminuição das taxas de carbono. Por ser uma energia limpa, é livre da emissão desses poluentes, o que transforma a energia solar em uma das mais corretas ecologicamente.

Valorização do imóvel 

Seja comercial ou residencial, na cidade ou no campo, o sistema de energia fotovoltaica ajuda a valorizar muito o imóvel.  Por ser um tipo de energia considerada nova e promissora, além de muito econômica, o local que conta com ela tende a ser muito mais valorizado.

A energia solar fotovoltaica vem, a cada dia, se tornando mais importante e se fazendo presente no dia a dia das pessoas. Por isso, é uma ótima opção para quem busca economia, praticidade e, ainda, uma fonte de energia amiga do meio ambiente e que vai valorizar seu imóvel.

Quer saber mais sobre energia solar? Acesse o blog da Leveros e confira vários artigos para ficar por dentro de tudo sobre o tema!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários