Solar

Qual a diferença entre on-grid e off-grid?

Qual a diferença entre on-grid e off-grid?

02 de novembro de 2022 0 3 min de leitura

Qual a diferença entre on-grid e off-grid?

Optar por energia solar tem sido uma atitude recorrente de muitos brasileiros. Segundo divulgado no site da Exame, o país foi, em 2021, o 4º que maior apresentou crescimento na escolha por este meio de energia renovável. Hoje, casas, usinas, indústrias e fazendas fazem uso da energia solar como principal fonte.

Mas quando se fala em energia solar, há uma dúvida ao começar as pesquisas. Muito se vê sobre on-grid e off-grid. Você sabe quais são as diferenças entre esses dois termos e o que eles significam na prática na hora da instalação desse sistema? Continue a leitura e saiba mais sobre eles!

Diferenças entre on-grid e off-grid

Esses dois termos são usados para designar tipos de energia solar. Mesmo que ambos tenham o mesmo resultado, que é a geração de energia através de placas solares, há alguns pontos e detalhes que tornam cada um deles apto para um tipo de instalação e cenário dentro de um ambiente.

Sistema on-grid

Na tradução do inglês, de onde é originado o termo, on-grid quer dizer “na rede”, ou seja, isso significa que mesmo tendo sua fonte de energia principal vinda do sol, a casa onde ele está instalado ainda fica ligada à rede elétrica convencional. 

O sistema capta o sol, transforma em energia e o que sobra é concedido para a concessionária, que oferece créditos que podem ser até repassados para outra pessoa que more na mesma cidade.

Esse sistema é útil, principalmente para imóveis que estão em áreas urbanas, porque esses créditos são uma forma de baratear a conta de energia, pois concedem descontos que podem ser usados em até 60 meses.

Sistema off-grid

E como o próprio termo já sugere, o off-grid é aquele onde não há ligação com a concessionária fornecedora de energia elétrica da cidade. O sistema de energia solar fotovoltaico, nesse caso, funciona de forma completamente autônoma, sendo muito usado em áreas rurais ou as que estão longe de lugares com rede elétrica.

No caso dos sistemas off-grid, a energia solar é produzida e depois armazenada em baterias. Isso faz com que não falte eletricidade à noite, por exemplo. Na hora de instalação, a quantidade de baterias que é colocada no local é calculada de acordo com o tempo de autonomia desejado para o local e quantidade de cargas.

Esse tipo de sistema não dá desconto na conta de energia elétrica e, por isso, é indicado para locais que não tenham o sistema elétrico por concessionária. Por outro lado, como não há conta a pagar, o sistema funciona de forma autônoma, independente de onde esteja localizada a propriedade. 

Ou seja, sem depender, de forma alguma, de outro sistema elétrico.

Qual o melhor?

Não há uma escolha melhor a ser feita, o que vale é analisar qual o cenário e optar pelo sistema que se encaixa em suas necessidades e na sua propriedade, tendo em vista a localização, se faz parte de uma concessionária de energia, entre outros aspectos.

Agora que você já sabe a diferença entre on-grid e off-grid, pode escolher melhor e analisar com mais certeza qual é o tipo ideal para você. Fato é que o sistema fotovoltaico é vantajoso em todos os aspectos e, independente da forma escolhida, trará ótimos benefícios para sua casa.

Venha saber mais sobre energia solar no blog da Leveros e fique por dentro para fazer sua melhor escolha!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários