Solar

Quantos modelos de painéis solares existem?

Quantos modelos de painéis solares existem?

05 de dezembro de 2022 0 4 min de leitura

Quantos modelos de painéis solares existem?

Se você pensa em ter em sua residência ou empresa o sistema de energia solar fotovoltaico, é muito importante pesquisar sobre o tema. Optar por esse tipo de energia é uma decisão inteligente, mas como tudo que envolve um grande investimento, vale a pena consumir o máximo de informações que puder sobre o assunto.

Pensando nisso, você sabia que há diferentes tipos de painéis solares? Para saber qual é o mais adequado para sua necessidade, é importante saber a diferença entre eles e escolher o tipo que vai trazer a energia fotovoltaica para sua casa ou empresa da melhor forma possível. Continue a leitura e saiba tudo sobre os painéis solares!

Os principais tipos de painéis solares

Se você procurar por tipos de painéis solares, vai encontrar inúmeros conteúdos descrevendo painéis dos mais diversos materiais. Porém, sabe-se que hoje os principais e mais eficientes modelos são divididos entres os painéis solares monocristalinos e os policristalinos.

Para entender melhor cada um desses modelos, confira abaixo os detalhes que os diferem.

Painel solar fotovoltaico de silício policristalino

Também conhecidos como polisilício ou silício multicristalino, esses painéis existem no mercado desde os anos 80. Neste modelo, os cristais de silício são preparados através da fundição em um bloco, o que forma múltiplos cristais. Quando ele é cortado, é possível ver esse aglomerado de cristais.

Depois de fundidos, são cortados em blocos e fatiados, mas por serem uma fusão de muitos cristais e não ter tanta pureza, acabam tendo um grau de pureza mais baixo, tornando sua eficiência baixa, em torno de 14% a 20%.

Algumas vantagens do painel policristalino

  • Gera menor volume de silício residual.
  • Podem ter o valor mais em conta pelo fato de serem mais fáceis de produzir.
  • Garantia de 25 anos.

Painel solar fotovoltaico monocristalino

O silício monocristalino é o mais antigo e eficaz no segmento de painéis solares fotovoltaicos. São caracterizados por terem uma cor uniforme, o que indica que o silício usado nas placas é de alta pureza, o que garante uma eficácia muito maior do que os concorrentes, sejam eles policristalinos ou outros à venda no mercado. Outra característica dos painéis monocristalinos, são os cantos arredondados das placas.

O painel solar monocristalino é feito de um único cristal de silício extremamente puro, que é fatiado, formando lâminas que receberão o tratamento adequado e se transformarão em células fotovoltaicas. Cada uma dessas células tem 4 lados, que são cortados de forma estratégica para aproveitar ao máximo a área do painel.

Algumas vantagens do painel monocristalino

  • Maior eficiência do mercado entre todos os tipos de painel – em torno de 15% a 22%.
  • Os painéis monocristalinos ocupam menos espaços, como são mais eficientes, precisam de menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia que o policristalino geraria.
  • Garantia de 25 anos, com vida útil que pode ultrapassar os 30 anos.
  • Em condições onde a luz é escassa, podem funcionar de maneira mais eficaz do que os concorrentes.

Os painéis policristalinos e os monocristalinos são os mais usados no mercado, sendo esse último a melhor escolha para quem procura qualidade máxima quando o assunto é energia elétrica fotovoltaica. Por isso é tão importante saber sobre a energia solar, para conseguir escolher a melhor opção, que vai trazer excelente custo-benefício e muitos anos sem se preocupar com energia dentro de casa ou da empresa.

A Leveros trabalha somente com painéis solares monocristalinos, os melhores do mercado! Para fazer uma simulação de quantas placas você precisa para sua residência ou empresa, faça uma simulação e confira!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários