Dicas

Como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado?

Como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado?

12 de maio de 2021 0 5 min de leitura

Como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado?

Aprenda como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado

Em tempos de tanto calor e aperto nas contas, muitos se perguntam como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado de maneira mais eficiente e econômica.

Alguns podem imaginar que isso seja impossível, afinal, o aparelho é um só e precisa ficar instalado em um único lugar, certo? Por sorte, existem respostas para esse questionamento.

É possível optar por duas soluções: adquirir um ar-condicionado portátil, que possa ser movido de um lugar ao outro para refrigerar mais de um ambiente, ou optar por um aparelho multi split, que permita a instalação de evaporadoras em mais de um espaço.

As opções de acordo com a potência

Seja lá como você optar por lidar com essa questão, ambas soluções são viáveis para ter 1 ar-condicionado para 2 ambientes, tudo vai depender de escolher qual se adapta melhor ao seu caso.

A sua demanda por refrigeração também irá influenciar a escolha do melhor aparelho. Saiba que, no caso do ar-condicionado portátil, por exemplo, até os modelos mais potentes costumam ter, no máximo, 14.000 BTUs. Isso significa que eles têm menos potência que outras categorias em geral, sendo indicados para ambientes com uma área de até 23 m².

Chegamos a esse valor atribuindo uma proporção de 600 BTUs para 1 m², mas você pode conferir essa conta com nossa calculadora de BTUs. Nela, é possível inserir dados como o número de pessoas, eletrônicos e aberturas (portas e janelas) no ambiente, já que esses fatores influenciam o funcionamento do ar-condicionado.

Por outro lado, se você precisa de um aparelho com maior capacidade de refrigeração, então o ar-condicionado multi split é o mais indicado. Você pode encontrá-lo em versões de em diversas capacidades e combinações, permitindo refrigerar ambientes maiores simultaneamente.

Detalhes da solução portátil

ar portátil Leveros

Uma das grandes vantagens do aparelho portátil é a flexibilidade, pois o equipamento não exige instalação fixa em um local. Com ele, você pode ter um único ar-condicionado para dois quartos, por exemplo.

Para utilizá-lo, basta procurar um ponto no ambiente próximo a uma tomada e uma janela. Assim, você o liga na corrente elétrica e conecta o duto à abertura no local.

Esse segundo passo é importante, pois, é assim que o equipamento irá eliminar o calor para fora do ambiente refrigerado. O aparelho vem com um suporte específico para que o duto se encaixe à janela.

Nesse caso, o melhor jeito de como usar um ar-condicionado para dois ambientes é movê-lo de um lugar para outro conforme sua necessidade. Durante o dia, você pode colocar o aparelho na sala de estar ou no seu escritório, já à noite, é possível levá-lo para o quarto e resfriar o local enquanto dorme.

Refrigerando dois ambientes com o multi split

multi split Leveros

 

O ar-condicionado multi split é uma opção muito interessante para quem não tem problemas em realizar obras de instalação na residência ou procura mais potência.

Esse aparelho tem como característica principal a divisão das unidades entre externa, chamada de condensadora, e internas, conhecidas como evaporadoras. Estas últimas são responsáveis pela distribuição do ar refrigerado no ambiente e podem ser instaladas em mais de um local.

Assim, você consegue um ar-condicionado dois ambientes se optar pelo chamado bi split, por exemplo, ou até mais. Há opções de aparelhos com até 5 evaporadoras ligadas a uma única condensadora.

Caso não haja restrições para a instalação de ar-condicionado na fachada, na varanda ou do lado de fora de sua residência, essa é uma solução bastante completa de como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado.

Mais sobre a solução multi split

Portanto, se o processo de como instalar um ar-condicionado não for um problema, essa é uma solução muito recomendada não só pela potência, mas por outro detalhe: a refrigeração simultânea.

Nesse modo de como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado, como você está instalando evaporadoras em dois ambientes ou mais, é possível que as duas sejam ligadas ao mesmo tempo. A única limitação para o funcionamento é a potência da condensadora.

Se você adquiriu uma condensadora de 20.000 BTUs, por exemplo, e duas evaporadoras, então o modo de realizar a refrigeração irá variar de acordo com o uso de cada uma.

Inicialmente, pode-se ligar apenas uma das evaporadoras e concentrar boa parte da potência nela. Mais tarde, é possível ligar a segunda, pois o sistema de refrigeração será ajustado automaticamente para distribuir a capacidade de BTUs entre as duas.

Confira as opções da Leveros

Caso você tenha se interessado por um dos dois jeitos de como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado, acesse o site Leveros e encontre a solução completa.

Portáteis, split, multi split, entre outros ares-condicionados e produtos de refrigeração estão disponíveis em nossa loja. Conforto, qualidade e pagamento facilitado tudo em um só lugar.

Leia mais: Ar-condicionado gasta muita energia? 5 dicas para te ajudar a economizar

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!